Princípio ativo: omeprazolUlconar
Indicações de Ulconar
Úlcera duodenal, úlcera gástrica, esofagite de refluxo, síndrome de Zollinger-Ellison.
Efeitos Colaterais de Ulconar
Ulconar é bem tolerado. Raramente, e em geral de forma leve e transitória, ocorreram casos de náuseas, cefaléia, obstipação, flatulência, cólicas abdominais, fraqueza, vertigem e erupções cutâneas. – Interações medicamentosas: o omeprazol pode prolongar o tempo de eliminação do diazepam, da warfarina e da fenitoína, que são drogas metabolizadas por oxidação hepática. Os pacientes sob tratamento com warfarina ou fenitoína devem ser monitorizados, podendo ser necessária uma redução na dose destas drogas. Não foram observadas interações com propranolol ou teofilina, mas podem ocorrer interação medicamentosa com outras drogas que também sejam metabolizadas através do sistema enzimático citocromo P450. Não foi observada interação do omeprazol com antiácidos.
Como Usar (Posologia)
Úlcera duodenal, úlcera gástrica e esofagite de refluxo: 1 cápsula (20 mg) por via oral, antes do café da manhã. Nos pacientes com úlcera duodenal o alívio dos sintomas é rápido e a cicatrização ocorre no prazo de 2 semanas, na maioria dos casos. Em alguns pacientes, pode ser necessário um período adicional de 2 semanas para completa cicatrização. Nos pacientes com úlcera gástrica ou esofagite de refluxo, o alívio dos sintomas é rápido e a cicatrização ocorre no prazo de 4 semanas, na maioria dos casos. Em alguns pacientes, pode ser necessário um período adicional de até 4 semanas para que ocorra a cicatrização. Nos pacientes refratários a outros medicamentos, recomenda-se a dose diária de 40 mg, uma vez por dia, por um período de 4 semanas para aqueles com úlcera duodenal e de 8 semanas para os casos de úlcera gástrica ou esofagite de refluxo. Na síndrome de Zollinger-Ellison, recomenda-se a dose inicial de 60 mg, uma vez por dia, que deverá ser ajustada individualmente e por um período de tempo que será determinado pela evolução clínica do paciente. Mais de 90% dos pacientes, incluindo casos graves ou com resposta inadequada a outros tratamentos, foram efetivamente controlados com doses entre 20 mg e 120 mg diários. Doses acima de 80 mg diários devem ser divididas em duas tomadas. Não se recomenda tratamentos prolongados por mais de 8 semanas, exceto nos casos de síndrome de Zollinger-Ellison e sob acompanhamento médico rigoroso (avaliação endoscópica e/ou radiográfica do estômago do paciente a intervalos regulares). Não é necessário o ajuste de dose para idosos ou pacientes com função hepática ou renal comprometidas. Não há experiência do uso de omeprazol em crianças. Superdosagem: não há informações disponíveis sobre os efeitos de doses excessivas em seres humanos, e não há recomendações específicas para os casos de superdosagem. Doses únicas orais de até 160 mg têm sido bem toleradas.
Contra-Indicações de Ulconar
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Precauções
No caso de úlcera gástrica, a possibilidade de malignidade da lesão deve ser precocemente afastada, uma vez que o tratamento com Ulconar pode aliviar os sintomas e retardar o diagnóstico desta patologia. Embora os estudos em animais de laboratório não tenham evidenciado toxicidade fetal ou efeitos teratogênicos, não se recomenda o uso durante a gravidez e a lactação, a menos que o produto seja considerado indispensável pelo médico assistente.
Apresentação
Embalagens contendo 7 cápsulas.
Composição
Omeprazol 20 mg, excipiente q.s.p. 1 cápsula.Excipiente constituído de lactose, manitol, etilcelulose, amidoglicolato de sódio, acetoftalato de celulose e poloxâmero 188.
Laboratório
Allergan Prods. Farms. Ltda.