Princípio ativo: cimetidinaUlcinax

Indicações de Ulcinax

Tratamento dos distúrbios do trato gastrintestinal superior: úlcera duodenal aguda, úlcera de boca anastomótica e pós-cirúrgica, úlcera péptica e esofagite. No controle de condições hipersecretórias patológicas: mastocitose sistêmica, adenomas endócrinos, síndrome pós-operatória de intestino curto e hipersecreção idiopática. Prevenção da úlcera de estresse, controle das hemorragias pépticas, prevenção de recidivas das úlceras gástricas e duodenais e tratamento dos sintomas de condições dispépticas relacionadas ou não com a alimentação.

Efeitos Colaterais de Ulcinax

As mais comumente relatadas são: diarréia leve e transitória, cansaço, tonteiras e erupções cutâneas; alguns pacientes podem apresentar ginecomastia e galactorréia; foram descritos casos de redução da contagem leucocitária (agranulocitose e leucopenia) e anemia aplástica; elevação das transaminases séricas e da creatinina plasmática podem ocorrer e desaparecem após a suspensão do medicamento.

Como Usar (Posologia)

Úlcera duodenal: 800 mg ao dia em dose única à noite, ou 2 de 400 mg cada manhã e à noite. Úlcera gástrica benigna: 400 mg pela manhã e à noite ou 3 doses de 200 mg cada, às refeições e à noite. Esofagite péptica: de 800 a 1600 mg ao dia em doses fracionadas a critério médico. Distúrbios patológicos de hipersecreção: 200 mg, 3 vezes ao dia às refeições e 400 mg à noite (1000 mg/dia). Acidez gástrica: 200 mg até 4 vezes ao dia. Outras posologias devem ser ajustadas pelo médico de acordo com a indicação e o quadro clínico do paciente. Para pacientes portadores de insuficiência renal a dose deve ser reduzida. – Superdosagem: nestes casos podem ocorrer crises convulsivas. Recomenda-se indução de vômitos e lavagem gástrica bem como as terapias sintomáticas e de suporte.

Contra-Indicações de Ulcinax

Durante a gravidez e lactação.

Precauções

O tratamento de portadores de insuficiência renal requer diminuição da dose. O uso de Ulcinax pode favorecer o desenvolvimento bacteriano intragástrico pela diminuição da acidez gástrica. Antes da prescrição de Ulcinax para o tratamento de úlcera gástrica é necessário excluir sua malignidade. Ulcinax pode afetar a hematimetria, recomendando-se para tratamentos prolongados e em pacientes idosos (acima de 65 anos) o acompanhamento através de testes laboratoriais específicos. – Interações medicamentosas: para o uso concomitante com anticoagulantes do tipo warfarina, recomenda-se rígida vigilância do tempo de protrombina; com fenitoína e teofilina é necessário um ajuste posológico; reduz o clearance intravenoso do propranolol e de outros betabloqueadores; potencializa a ação hipotensora da nifedipina.

Apresentação

Caixa com 20 comprimidos.

Composição

Cada comprimido contém: cimetidina 200 mg ou400 mg. Excipientes: amido, celulose microcristalina, povidona, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, sílica precipitada amorfa.

Laboratório

Lab. Neo Quím. Com. e Ind. Ltda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *