Princípio ativo: tropicamida

Tropinom®

tropicamida

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Solução oftálmica – Caixa com frasco contendo 5 ml.

USO ADULTO

USO OFTÁLMICO

COMPOSIÇÃO

Cada ml da solução oftálmica contém:

tropicamida……10 mg

Veículo: cloreto de benzalcônio, cloreto de sódio, água purificada estéril.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

?A ação esperada do produto é promover a midríase e a cicloplegia.

? Conserve o produto na embalagem original, em temperatura ambiente (15 a 30oC).

? Desde que sejam observados os cuidados de armazenamento o produto apresenta prazo de validade de 36 meses. Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.

? INFORME SEU MÉDICO A OCORRÊNCIA DE GRAVIDEZ NA VIGÊNCIA DO TRATAMENTO OU APÓS O SEU TÉRMINO.

? INFORME O MÉDICO SE ESTÁ AMAMENTANDO.

? SIGA A ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO.

? NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.

?Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como: aumento da pressão intra-ocular, reações psicóticas e distúrbios do comportamento, colapso cardiorrespiratório, ardor passageiro, boca seca, visão borrada, fotofobia com ou sem ceratite, taquicardia, cefaléia, estimulações parassimpáticas ou reações alérgicas.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

? O produto está contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e em pacientes sob suspeita ou acometidos de glaucoma de ângulo fechado. Pode ocorrer contaminação da solução se a ponta do gotejador tocar qualquer superfície. O uso do mesmo frasco por mais de uma pessoa pode contribuir para a propagação da infecção.

O cloreto de benzalcônio, conservante utilizado na formulação do produto, pode ser absorvido por lentes de contato gelatinosas. Portanto, o produto não deve ser administrado quando essas lentes estiverem sendo utilizadas. As lentes devem ser removidas antes da aplicação das gotas e só devem ser recolocadas 15 minutos depois.

?INFORME SEU MÉDICO SOBRE QUALQUER MEDICAMENTO QUE ESTEJA USANDO, ANTES DO INÍCIO, OU DURANTE O TRATAMENTO.

? NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

CARACTERÍSTICAS:

A tropicamida é um agente anticolinérgico que bloqueia as respostas do músculo do esfíncter da íris e o músculo que acomoda o corpo ciliar ao estímulo por parte da acetilcolina. A solução de tropicamida a 1% produz: dilatação da pupila (midríase) e paralisia da acomodação (cicloplegia). O início da ação é rápido, atingindo o efeito máximo dentro de 20 a 40 minutos. A duração da ação é curta na cicloplegia (residual), de 2 a 6 horas e na midríase (residual), aproximadamente 7 horas.

INDICAÇÕES

Midriático-cicloplégico.

CONTRA-INDICAÇÕES

O produto é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula em pacientes sob suspeita ou acometidos de glaucoma de ângulo fechado.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS

Gerais: deve-se tomar cuidado quando a pressão intra-ocular é alta ou desconhecida e quando a câmara anterior é rasa. Os midriáticos e cicloplégicos devem ser usados com muita cautela em pessoas idosas, ou em outras de qualquer idade, que tenham potencial para um aumento na pressão intra-ocular. Deve-se proceder a um exame do ângulo da câmara anterior a fim de evitar uma crise de glaucoma de ângulo fechado. Deve-se também comprimir o saco lacrimal por um minuto logo após a instilação para evitar uma absorção sistêmica excessiva.

O cloreto de benzalcônio, conservante utilizado na formulação do produto, pode ser absorvido por lentes de contato gelatinosas. Portanto, o produto não deve ser administrado quando essas lentes estiverem sendo utilizadas. As lentes devem ser removidas antes da aplicação das gotas e só devem ser recolocadas 15 minutos depois.

O produto é indicado unicamente para uso tópico, não devendo ser injetado.

Gravidez: não foram realizados estudos em humanos e em animais.

Amamentação: não foram documentados problemas em humanos.

Pediatria: a susceptibilidade aumentada da tropicamida e fármacos similares (como a atropina) foi relatada em crianças, crianças pequenas e crianças com cabelos loiros, olhos azuis, síndrome de Down, paralisia espástica ou dano cerebral, portanto, a tropicamida deve ser usada com muita cautela nesses pacientes. Este pode causar reações psicóticas, distúrbios comportamentais e colapso cardiorrespiratório, especialmente em crianças.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

– cisaprida: o uso concomitante com agente anticolinérgico pode reduzir a motilidade gastrintestinal induzida pela cisaprida.

– procainamida: a co-administração com tropicamida pode resultar em efeitos antivagais aditivos na condução nodal atrioventricular.

– proparacaína: foi relatado efeitos midriáticos e ciclopégicos prolongados da pré-instilação de proparacaína.

INTERFERÊNCIA EM EXAMES LABORATORIAIS

Não se conhecem informações sobre a interferência do produto em exames laboratoriais.

REAÇÕES ADVERSAS/COLATERAIS

Aumento da pressão intra-ocular. Reações psicóticas e distúrbios do comportamento, colapso cardiorrespiratório em crianças foram relatados com o uso de drogas desta classe. Outros sintomas como: ardor passageiro, boca seca, visão borrada, fotofobia com ou sem ceratite, taquicardia, cefaléia, estimulações parassimpáticas ou reações alérgicas, também podem ocorrer.

POSOLOGIA

Instilar 1 ou 2 gotas de TROpinom®.

Decorridos 5 minutos, instilar mais 1 ou 2 gotas. Se o paciente não for atendido nos 20-30 minutos decorridos da primeira instilação, deve ser instilada 1 gota adicional, a fim de prolongar os efeitos cicloplégico e midriático.

SUPERDOSAGEM

Devem ser instituídas medidas básicas de suporte. Tratamento específico: a fisostigmina é usada como antídoto nos efeitos sistêmicos deste medicamento.

PACIENTES IDOSOS

Os pacientes idosos são mais susceptíveis aos efeitos da tropicamida e fármacos similares (como a atropina), levando ao aumento potencial de efeitos adversos sistêmicos; além disso, os pacientes idosos podem apresentar predisposição não-diagnosticada a glaucoma de ângulo fechado, portanto, a tropicamida deve ser usada com cautela nesses pacientes.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Número do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho.

Registro MS – 1.0497.1270 Farm. Resp.: Ishii Massayuki CRF-SP no 4863

GENOM – Divisão de Medicamentos Oftálmicos da

UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA

NACIONAL S/A.

Rua Cel. Luiz Tenório de Brito, 90 – Embu-

Guaçu – SP

CEP 06900-000 SAC 0800 11 1559

CNPJ 60.665.981/0001-18 – Indústria Brasileira

EE 022763 D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *