Princípios ativos: hipericina, hypericum perforatumTriativ
Medicamento Fitoterápico
Triativ Hypericum perforatum L.
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Comprimidos Revestidos de 300 mg – – Triativ
caixa com 30 comprimidos revestidos. USO ADULTO – COMPOSIÇÃO Comprimidos Revestidos de 300 mg – cada comprimido revestido contém: Extrato Seco de Hypericum perforatum L. a 0,3% de hipericina 300 mg Excipiente: Dióxido de Silício, Cellactose, Estearato de Magnésio, Gluconato amido sódico, Talco BL 1 magnesita, Polietilenoglicol 6000, Dióxido de Titânio, Copolímero ácido metacrílico, Corante, Acetona, Água destilada. Nomenclatura botânica e parte da planta utilizada: Hypericum perforatum L. (Hypericaceae), partes superiores.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE – Triativ
TRIATIV (Extrato seco de Hypericum perforatum L.) é um medicamento fitoterápico à base da planta Hypericum perforatum L da família das Hypericaceae. As partes das plantas utilizadas são as partes superiores, principalmente as flores que são secas e reunidas durante a época de floração onde encontramos a substância Hipericina, uma das responsáveis pela ação antidepressiva. Cuidados na Conservação: O medicamento deve ser conservado ao abrigo da luz, calor e umidade, em temperatura entre 15 e 30°C. Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação. Verifique a data de fabricação no cartucho. Não utilize medicamentos com o prazo de validade vencido. Gravidez e Lactação: Sabe- se que o uso de Hypericum perforatum L poderá inibir a secreção da prolactina, porém não existem dados disponíveis a respeito dessa inibição. Informe seu médico da ocorrência da gravidez, na vigência do tratamento, ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Cuidados na Administração: – Triativ
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO.
Reações Adversas: – Triativ
TRIATIV (Extrato seco de Hypericum perforatum L.) é bem tolerado em relação aos antidepressivos tricíclicos e aqueles que impedem a recaptação da serotonina. Raramente pacientes mais sensíveis podem apresentar irritações gastrintestinais, reações alérgicas, agitação e aumento da sensibilidade à luz. Informe o seu médico do aparecimento de quaisquer reações desagradáveis. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS Ingestão Concomitante com outras substâncias: TRIATIV (Extrato seco de Hypericum perforatum L.) não deve ser usado em associação com substâncias que inibem a monoamino oxidase (MAO) e que estão presentes em alguns medicamentos antidepressivos. Em estudos farmacológicos o extrato de Hypericum perforatum L. não demonstrou interação com o álcool. A interação com alimentos ricos em tiramina não foi considerada nos estudos realizados. – Contra-indicações:
Não existem dados disponíveis a respeito da gravidez e lactação, porém sabe- se que o extrato de Hypericum perforatum L. poderá inibir a secreção de prolactina, logo seu uso nestas situações está contra-indicado. Em animais, foi observado aumento da fotossensibilidade. Estudos em cultura de queratinócitos demonstraram que as doses terapêuticas de Hypericum perforatum L. são aproximadamente 30 a 50 vezes abaixo do nível de fototoxicidade. Informar a seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS – Triativ
TRIATIV (Extrato seco de Hypericum perforatum L.) possui em sua formulação o Hypericum perforatum L., um arbusto perene pertencente à família das Hypericaceae, que atinge altura entre 30 e 40 cm. A parte da planta utilizada para extração de seus compostos ativos (tais como as naftodiantronas (hipericina e pseudohipericina), flavonóides (quercetina, quercitrina e amentoflavona), hiperforina, adhiperforina, óleo essencial e xantonas) são as partes superiores, principalmente as flores que são secas e reunidas durante a época de floração. O mecanismo de ação do TRIATIV (Extrato seco de Hypericum perforatum L.) se faz pela inibição da monoamino oxidase (MAO) e da catecol- o-metiltransferase (COMT), devido à presença dos Xantonas, Hiperforina e Quercetina, além de inibição da recaptação de Serotonina. Em trabalhos clínicos, o uso de extrato de Hipérico mostrou ter uma ação semelhante aos antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina. Seu efeito sedativo se deve a presença de 2-metil-butenol.
FARMACOCINÉTICA: – Triativ
Após doses de 300 mg de Hipérico, as concentrações do pico plasmático foram observadas, com a hipericina depois de 2 a 2,6 horas e com a Pseudohipericina entre 0,4 a 0,6 horas. Os picos das concentrações de Hipericina e Pseudohipericina são, respectivamente, 1,5 e 2,7ng/ml. A meia- vida de eliminação da pseudohipericina é de 16,3 a 22,8 horas.
Indicações – Triativ
• Depressões leves e moderadas • Estados de Agitação • Distúrbios do sono
Contra-indicações: – Triativ
TRIATIV (Extrato seco de Hypericum perforatum L.) está contra- indicado em casos de hipersensibilidade a quaisquer componentes do produto. Não existem dados disponíveis a respeito da gravidez e lactação, porém sabe-se que o extrato de Hypericum perforatum L. poderá inibir a secreção de prolactina, logo seu uso nestas situações, está contra-indicado. Em animais, foi observado aumento da fotossensibilidade. Estudos em cultura de queratinócitos demonstraram que as doses terapêuticas de Hypericum perforatum L. são aproximadamente 30 a 50 vezes abaixo do nível de fototoxicidade.
Precauções – Triativ
Pacientes com quadros de depressão endógena grave, que apresentam idéias suicidas, associadas a sintomas depressivos ou psicóticos; devem ser criteriosamente avaliados antes do início do tratamento com TRIATIV (Extrato seco de Hypericum perforatum L.).
Interações medicamentosas – Triativ
TRIATIV (Extrato seco de Hypericum perforatum L.) não deve ser usado em associação com substâncias que inibem a monoamino oxidase (MAO) e que estão presentes em alguns medicamentos antidepressivos. Em estudos farmacológicos o extrato de Hypericum perforatum L. não demonstrou interação com o álcool. A interação com alimentos ricos em tiramina não foi considerada nos estudos realizados.
Reações adversas: – Triativ
TRIATIV (Extrato seco de Hypericum perforatum L.) é bem tolerado, quando comparado aos antidepressivos tricíclicos e aqueles que impedem a recaptação da serotonina. Raramente pacientes mais sensíveis podem apresentar irritações gastrintestinais, reações alérgicas, agitação e aumento da sensibilidade à luz. Durante a utilização de TRIATIV (Extrato seco de Hypericum perforatum L.) é recomendável evitar exposição prolongada ao sol porque a hipericina pode provocar reação de fotossensibilidade, principalmente, em pacientes com pele sensível, quando expostas à intensa radiação UV. Em animais, foi observado aumento da fotossensibilidade. Estudos em cultura de queratinócitos demonstraram que as doses terapêuticas de Hypericum perforatum L. são aproximadamente 30 a 50 vezes abaixo do nível de fototoxicidade.
Posologia – Triativ
A dose recomendada é de 1 a 3 comprimidos ao dia ou a critério médico. SUPERDOSE: Doses agudas de 5000mg/kg e crônicas de 900 e 2700mg/kg, em animais, foram bem toleradas; em casos de ingestão, acidental ou não, de altas doses de TRIATIV (Extrato seco de Hypericum perforatum L), aconselha- se o esvaziamento gástrico e medidas de suporte. Advertências e recomendações para pacientes com idade superior a 65 anos: Até o momento, não existem relatos de reações adversas em pacientes acima de 65 anos. ATENÇÃO: Este é um medicamento novo e embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança, quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis, ainda não descritas ou conhecidas. Em caso suspeito de reações adversas imprevisíveis, o médico responsável deve ser notificado. VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
LABORATÓRIO
ATIVUS