Princípios ativos: tinidazol, tioconazolTravogyn
Tioconazol + Tinidazol
– FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES
– FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES
Creme vaginal – caixa com 7 aplicadores descartáveis pré-envasados de 5 g. USO ADULTO
– COMPOSIÇÃO
Creme Vaginal: Cada 5 g de creme contém: Tioconazol 100 mg Tinidazol 150 mg Veículo: Base Neutra Hidrossolúvel, Álcool Cetílico, Metilparabeno, Propilparabeno, Água Destilada, Cloreto de Benzalcônio e Propilenoglicol.
– INFORMAÇÕES AO PACIENTE
TRAVOGYN (Tioconazol / Tinidazol) é efetivo para o tratamento de afecções causadas por diversos microrganismos causadores de infecções vaginais, entre eles: Candida , Trichomonas e Gardnerella . Cuidados na Conservação: O medicamento deve ser conservado ao abrigo do calor excessivo, da umidade, da luz e em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C ). Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação. Verifique o prazo de validade no cartucho Não utilize medicamentos com o prazo de validade vencido. Conduta na gravidez e lactação: TRAVOGYN (Tioconazol / Tinidazol) é contra-indicado no primeiro trimestre de gravidez e durante a lactação. Durante o segundo e terceiro trimestre de gravidez, o mesmo só poderá ser administrado exclusivamente a critério médico. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se estiver amamentando.
– CUIDADOS NA ADMINISTRAÇÃO:
TRAVOGYN (Tioconazol / Tinidazol) deve ser aplicado profundamente na vagina, de preferência fora do período menstrual, de acordo com as instruções de uso. Os componentes da fórmula podem ser incompatíveis com preservativos de látex e/ou diafragmas, portanto deve-se evitar a utilização concomitante destes. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Modo de Usar 1. Rasgue o envelope. 2. Retire a tampa e coloque o êmbolo na extremidade oposta. 3. Coloque o aplicador até o fundo da vagina e empurre o êmbolo até o final. 4. Despreze o aplicador e guarde o êmbolo até o final do tratamento.
– REAÇÕES ADVERSAS:
Apesar da associação Tioconazol / Tinidazol ser muito bem tolerada, as reações mais comumente relatadas são: reações alérgicas, vermelhidão ou prurido local e queimação urinária. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Uso concomitante com outras substâncias: Durante o tratamento e após 3 dias de seu término, deve-se suprimir o consumo de bebidas alcóolicas.
– CONTRA-INDICAÇÕES:
TRAVOGYN (Tinidazol / Tioconazol) está contra-indicado para gestantes no primeiro trimestre de gravidez, lactantes e crianças. Informar seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE
– INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O Tioconazol é um derivado do imidazol, com ação fungistática-fungicida contra algumas bactérias. Seu mecanismo de ação é duplo, já que em baixas concentrações desenvolve um efeito fungistático que se relaciona com a inibição da biosíntese do ergosterol, o que gera a desorganização da membrana celular e a alteração de seu funcionamento. Em troca, em concentrações elevadas, atua como um potente fungicida por ação direta sobre a parede celular. O Tioconazol é um agente antifúngico sintético de amplo espectro que “in vitro” apresenta ação fungicida contra leveduras e dermatófitos e tem atividade contra : Trichomonas vaginalis , Gardnerella vaginalis , Bacteroides sp e algumas bactérias Gram-positivas, incluindo Staphylococcus e Streptococcus sp. É eficiente, também contra Candida albicans e C. Glabrata . O Tinidazol é ativo contra protozoários e contra bactérias anaeróbias obrigatórias. A atividade antiprotozoária inclui Trichomonas vaginalis , Entamoeba histolytica e Giardia lamblia . É eficiente, também, contra Gardnerella vaginalis e a maioria das bactérias anaeróbias como : Bacteroides fragilis , Bacteroides melaminogenicus , Bacteroides sp, Clostridium sp, Eubacterium sp, Peptostreptococcus sp e Veillonella sp.
– Farmacocinética:
O Tinidazol apresenta uma concentração plasmática de aproximadamente 40 mg/ml, que é obtida após 2 horas de administração de uma dose simples de 2 g. A meia-vida de eliminação é de 12 à 14 horas. Distribui-se amplamente, encontrando-se concentrações similares à plasmática na bile, leite materno, líquido cefalorraquidiano, saliva e outros tecidos. Atravessa a barreira placentária. A absorção sistêmica do Tioconazol é insignificante por via tópica ou intravaginal. A sua absorção dérmica é muito baixa, dado que o pico de concentração plasmática é alcançado após 12 horas. Os níveis séricos são inferiores à 5 – 14 µg/ml com o creme vaginal. Com relação ao Tinidazol, a droga sem alterações e seus metabólitos se excretam pela urina e, em menor quantidade, pelas fezes. Para o Tioconazol, a quantidade total de metabólitos reconhecidos na urina ( 3%) e fezes ( 17% ) é escassa.
– Indicações:
TRAVOGYN (Tioconazol / Tinidazol) é indicado no tratamento de vulvovaginites causadas por Candida, Trichomonas e Gardnerella, isoladas ou mistas.
– Contra-indicações:
TRAVOGYN (Tioconazol / Tinidazol) é contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade a agentes antimicrobianos imidazólicos ou a quaisquer componentes da fórmula. Com relação ao Tinidazol, está contra-indicado, para pacientes com discrasia sangüínea; doenças do SNC; durante os primeiros trimestres de gravidez e nutrizes durante o período neonatal.
– Interações medicamentosas:
A ingestão de bebidas alcóolicas é incompatível com o uso de medicamentos contendo Tinidazol, visto que o mesmo exibe um efeito semelhante ao dissulfiram ( inibidor da aldeído-desidrogenase ), dando lugar a reações como náuseas, vômitos, cólicas abdominais e rubor.
– Reações adversas:
Os efeitos adversos mais comuns são reações alérgicas e sensação de queimação local. Outros efeitos relatados foram: “rush” cutâneo; urticária; prurido; corrimento; eritema; queimação urinária; edema dos membros inferiores e irritação local. Efeitos adversos relativos ao Tinidazol podem ocorrer, tais como : gastrintestinais, neurológicos, leucopenia e neutropenia transitórias. Assim sendo, recomenda-se a contagem de leucócitos total e diferencial antes e após o tratamento prolongado. Na ocorrência de distúrbios neurológicos o tratamento deverá ser descontinuado. Outros efeitos adversos raramente observados são cefaléia, cansaço e urina escura.
Posologia – TRAVOGYN
O creme vaginal deve ser aplicado à noite, antes de dormir, durante 7 dias consecutivos ou durante 3 dias consecutivos, com aplicações de duas vezes ao dia. As aplicações devem ser feitas fora do período menstrual. Para a realização das aplicações deve-se utilizar corretamente os aplicadores descartáveis pré-envasados, como explicado nas instruções de uso. – Superdosagem: Até o momento, não foram relatados casos de superdosagem com creme vaginal de Tioconazol / Tinidazol. Advertência e Recomendações para Pacientes com Idade Superior a 65 Anos: Em idosos, não há necessidade do ajuste de dosagem visto que as doses terapêuticas são ajustadas individualmente. VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
TRAVOGYN – Laboratório
ATIVUS Rua Fonte Mécia, 2050 – São Pedro Valinhos/SP – CEP: 13270-000 Tel: (19) 3849 8600 Site: http://www.ativus.com.br/