Princípio ativo: fenoprofenoTrandor
Classe terapêutica dos Analgesicos
Princípio ativo Fenoprofeno.
Indicações de Trandor
Tratamento da dor leve a moderada. É também indicado para o alívio dos sinais e sintomas da gripe, afecções das vias respiratórias superiores, bem como de dores localizadas e fraturas, feridas cirúrgicas, episiotomias e cólicas uterinas.
Efeitos Colaterais de Trandor
Durante os estudos em curto prazo para analgesia, a incidência de reações adversas foi notavelmente inferior à observada nos estudos em longo prazo. A incidência de efeitos colaterais tem sido rara e, quando ocorre, está relacionada com o trato gastrintestinal, como dispepsia, constipação, náusea e vômitos. A incidência e gravidade dos efeitos colaterais relatados têm sido menores do que as observadas com o uso do ácido acetilsalicílico. O desconforto abdominal, ocasionalmente experimentado por alguns pacientes, foi eliminado pela administração conjunta de antiácidos ou pela administração da droga juntamente com alimentos.
Como Usar (Posologia)
Para dor leve a moderada, sugere-se uma dose de 200 mg a cada 4 a 6 horas, segundo a necessidade. A dose de fenoprofeno cálcico deve ser ajustada às necessidades do paciente, e pode ser aumentada ou diminuída de acordo com a intensidade dos sintomas. A utilização do produto deve ser por período curto e a dose total diária não deve exceder 3200 mg. Se ocorrerem reações gastrintestinais, o fenoprofeno cálcico deve ser administrado com alimento ou leite. – Superdosagem: sinais e sintomas: os sintomas de superdosagem aparecem em várias horas e geralmente envolvem os sistemas nervoso central e gastrintestinal. Os sintomas incluem dispepsia, náusea, vômitos, dor abdominal, tontura, dor de cabeça, ataxia, zumbido, tremor, sonolência e confusão. Em raras ocasiões podem ocorrer hiperpirexia, taquicardia, hipotensão e insuficiência renal aguda. Tratamento: no tratamento da superdosagem, é preciso ter em mente a possibilidade de superdose por múltiplas drogas, interação com outras drogas e farmacocinética pouco usual no paciente. Proteja as vias respiratórias do paciente mantendo ventilação e perfusão. Controlar meticulosamente e manter dentro de limites aceitáveis os sinais vitais, os gases sangüíneos, os eletrólitos do soro, etc. A absorção das drogas no aparelho gastrintestinal pode diminuir com a administração de carvão ativado que, em muitos casos, é mais eficaz do que o vômito ou as lavagens gástricas; pense na possibilidade de usar carvão ativado ao invés de esvaziamento gástrico. A administração de doses repetidas de carvão ativado durante certo tempo pode aumentar a eliminação de algumas drogas que tenham sido absorvidas. Proteger as vias respiratórias do paciente quando empregar o esvaziamento gástrico ou o carvão ativado. A alcalinização da urina, a diurese forçada, a diálise peritoneal, a hemodiálise e a hemoperfusão com carvão ativado não aceleram a eliminação sistêmica da droga.
Contra-Indicações de Trandor
Pacientes que demonstraram hipersensibilidade a esta droga, história de úlcera gastrintestinal e sangramento intestinal ou gástrico. A droga não deve ser administrada a pacientes com antecedentes de insuficiência hepática ou renal significativa. Devido à possibilidade de sensibilidade cruzada com ácido acetilsalicílico e com outros antiinflamatórios não esteróides, o fenoprofeno cálcico não deverá ser administrado a pacientes nos quais essas drogas produzam sintomas de asma, rinites ou urticárias. Advertências: Trandor se tomado em doses elevadas e por tempo prolongado, pode causar reações adversas gastrintestinais e causar, embora raramente, sangramento gastrintestinal grave, levando à hospitalização e até mesmo a resultados fatais.
Precauções
Não deve ser usado durante a gestação e em crianças, desde que sua segurança não foi ainda estabelecida sob essas condições.
Apresentação
Blister de 10 cápsulas em caixas com 10 e 100 cápsulas.
Composição
Cada cápsula contém: fenoprofeno cálcico,equivalente a 200 mg de fenoprofeno (0,826 mmol), excipiente q.s.p. 1 cápsula.
Laboratório
Eli Lilly do Brasil Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica
A.a.s., Acetofen, Actiprofen, Algifen, Algizolin