Princípios ativos: cafeína, diidroergotamina, propifenazonaTonopan
Classe terapêutica dos Analgesicos
Princípios ativos Cafeina, Mesilato de Diidroergotamina e Propifenazona. Uso adulto. venda sob prescrição médica.

Indicações de Tonopan

No tratamento da cefaléia de origem vascular.

Efeitos Colaterais de Tonopan

Foram observados casos de náuseas, vômitos, reações de hipersensibilidade, incluindo erupções cutâneas, e sintomas do tipo anafilático.

Eventualmente podem surgir sinais de intolerância vascular: sensação de peso nas pernas , in- gurgitamento e formigamento dos dedos das mãos e dos pés, câimbra, acidentes isquêmicos e tróficos das extremidades.

O surgimento de parestesias, de fenômenos dolorosos ou de vasoconstrição ao nível das extremidades deve merecer atenção especial. O uso de TONOPAN deve ser suspenso imediatamente se surgir qualquer sinal funcional ou físico de insuficiência circulatória.

Foram observados alguns casos isolados de discrasia sangüínea com produtos contendo derivados da pirazolona.

Contra-Indicações de Tonopan

Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Afecções arteriais periféricas, arterites dos músculos inferiores, arterite cerebral, síndrome de Raynaud.

Afecções coronarianas e angina do peito.

Doenças renais e hepáticas graves.

Estados infecciosos graves.

Tireotoxicose.

Crianças.

Suspeita ou gravidez confirmada.

Aleitamento.

Precauções

TONOPAN deve ser reservado para o tratamento de estados dolorosos agudos. Não se destina a tratamento prolongado.

Apresentação

Embalagem com 16 drágeas.

Composição

Cada drágea contém:
Propifenazona 125 mg
Mesilato de diidroergotamina 0,5 mg
Cafeína 40 mg

Dosagem Excessiva

Os sintomas de uma dosagem excessiva incluem: dor abdominal, náusea, vômito; sonolência, excitação, convulsões; dormência ou formigamento das extremidades; taquicardia; dificuldade respiratória; coma.

O tratamento é sintomático. sempre que possível, deve-se realizar lavagem gástrica.

Em caso de ergotismo vascular confirmado, deve-se instituir tratamento de urgência: perfusão de heparina associada a um vasodilatador. pode ser necessário o emprego de corticóides.

Farmacocinética

Diidroergotamina: após administração oral, a diidroergotamina é absorvida em cerca de 30%. Sua absorção é rápida (10-20 minutos) e as concentrações plasmáticas máximas são atingidas após 1 hora. A substância tem um efeito de primeira passagem no fígado elevado (97%). A biodisponibilidade da substância inalterada é de cerca de 1%. O metabólito 8-hidroxi que se forma após administração oral de diidroergotamina atinge 5-7% da dose administrada e possui no homem a mesma atividade da substância original. A disponibilidade da substância ativa é, desta forma, da ordem de 6-8%.

A diidroergotamina se liga em 93% às proteínas plasmáticas e tem um volume de distribuição de cerca de 31 l/kg. O clearance é da ordem de 2 l/min. A eliminação do plasma é bifásica com uma fase alfa de 1 ½ hora e uma fase beta de 15 horas. A via principal de excreção é através da bile nas fezes. A excreção urinária da substância original e metabólitos atinge cerca de 3%.

Propifenazona: a concentração plasmática máxima é atingida em 1 a 3 horas. A meia-vida de eliminação é de 1 a 1,5 hora. Cerca de 0,6% do medicamento inalterado é excretado na urina.

Cafeína: é absorvida rápida e quase que completamente; é extensamente metabolizada. Os metabólitos são excretados principalmente na urina. A meia-vida de eliminação plasmática é de cerca de 3,5 horas, com 35% de ligação a proteínas.

Interações

O uso concomitante de eritromicina, josamicina ou troleandomicina e TONOPAN não é recomendado em vista da possível interação entre esses antibióticos e a diidroergotamina por via oral, aumentando o risco de ocorrência de acidentes vasculares isquêmicos.

Posologia e Modo de Administração

As drágeas devem ser ingeridas com líquido, sem serem mastigadas.

Adultos: 1 ou 2 drágeas por vez .

Dose diária máxima: 6 drágeas.

Propriedades

TONOPAN é uma associação analgésica especialmente formulada para aliviar as cefaléias vasculares. Sua ação é caracterizada por um aumento de tônus dos vasos sanguíneos cranianos (diidroergotamina) e um aumento do limiar da sensibilidade dolorosa (propifenazona).

Laboratório

Novartis Biociências S.A.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

A.a.s., Acetofen, Actiprofen, Algifen, Algizolin

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Analgex, Antigripine, Antitermin, Benegrip, Cafergot

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *