Princípio ativo: levotiroxina sódica

Tiroidin

levotiroxina sódica

FORMA FARMACÊUTICAE APRESENTAÇÕES

Comprimido 100mcg: Embalagens contendo30 e450comprimidos. Embalagem Hospitalar

USOADULTOE PEDIÁTRICO

USO ORAL

COMPOSIÇÃO

Cada comprimido contém:

levotiroxina sódica……………………….100 mcg

excipientes q.s.p……………………….1 comprimido

(lactose, celulose microcristalina, croscarmelose sódica e estearato de magnésio).

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

-Tiroidin atua como suplemento hormonal em pacientes comhipotireoidismo. -Conservar em temperatura ambiente (15° a 30° C). Proteger da luz e umidade.

– Prazo de validade: VIDE CARTUCHO. Não use medicamento com o prazo de validade vencido; poderá ocorrer diminuição significativa do seu efeito terapêutico.

– "Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término". "Informe seu médico se está amamentando".

– "Siga a orientação do seu médico respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento". Os comprimidos de Tiroidin devem ser ingeridos com o estômago vazio (1 hora antes ou 2 horas após o café da manhã ou ingestão de alimento), afim de aumentar suaabsorção.

– Para as crianças com dificuldades de ingerir os comprimidos, estes devem ser triturados e dissolvidos em pequena quantidade de água. Esta suspensão pode ser administrada em colher ou conta-gotas. Os comprimidos triturados podem também ser administrados com pequenas quantidades de alimentos (cereais, sucos, etc). A suspensão preparada não pode ser guardada parauso posterior.

– O procedimento estabelecido pelo médico deve ser seguido corretamente, pois onãocumprimento pode ocasionar falhas naobtençãodos resultados.

– "Não interrompero tratamento sem oconhecimentodo seu médico".

– "Informe seu médico a ocorrência de reações desagradáveis, tais como: sinais de hipertireoidismo como taquicardia, insônia, excitabilidade, cefaléia, elevação datemperatura, sudorese, emagrecimentorápidoe diarréia".

-"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORADO ALCANCE DASCRIANÇAS".

– O uso concomitante à levotiroxina pode reduzir a ação dos hipoglicemiantes orais e da insulina. A colestiramina e contraceptivos orais reduzem a ação da levotiroxina. A levotiroxina potencializa os efeitos das anfetaminas, anticoagulantes orais, antidepressivos, digitálicos, efedrina, adrenalina e metilfenidato. O ácido acetilsalicílico e a fenitoína aumentam oefeitoda levotiroxina.

– Tiroidin é contra-indicado em casos de hipersensibilidade aos componentes da fórmula, infarto do miocárdio recente, tireotoxicosenão-tratadae insuficiência supra-renal descompensada.

– "Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante otratamento".

– "NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA

SAÚDE".

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Os hormônios tireoidianos mais importantes são a levotiroxina (T4) e a triiodotironina (T3). A absorção da levotiroxina é variável, girando em torno de 50% a 80% das doses administradas. Esta variação de absorção é dependente de vários fatores, tais como: veículos utilizados em sua preparação, conteúdo intestinal, flora intestinal e fatores dietéticos. O principal efeito dos hormônios tireoidianos exógenos é o aumento do índice metabólico dos tecidos. Os hormônios tireoidianos também estão relacionados com o crescimento e a diferenciação dos tecidos. Nos jovens em estado de deficiência, existe um atraso de crescimento e uma imaturação esquelética, e em outros sistemas ocorre principalmente uma falha de ossificação das epífises e do desenvolvimento do Sistema Nervoso Central (SNC). A administração de Tiroidin produz aumento doconsumo tissular deoxigênio, aumento dometabolismobasal, aumentodo ritmocardíaco.

INDICAÇÕES

Terapia de reposição ou suplementação hormonal em pacientes com hipotireoidismo de qualquer etiologia, circunstâncias associadas ou não aum quadro dehipotireoidismo, onde sedeseja suprimir o TSH hipofisário.

CONTRA-INDICAÇÕES

HIPERSENSIBILIDADE AOS COMPONENTES DA FÓRMULA, INFARTO DO MIOCÁRDIO RECENTE, TIREOTOXICOSE NÃO-TRATADAE INSUFICIÊNCIASUPRA-RENAL DESCOMPENSADA.

PRECAUÇÕES

Deve-se ter cautela em pacientes portadores de hipertensão arterial, insuficiência supra-renal, anorexia acompanhada dedesnutrição, tuberculosee diabetes.

Gravidez e lactação: a levotiroxina atravessa a barreira placentária em quantidade limitada, mas seu uso na prática médica não mostrou efeitos adversos no feto. Assim, o tratamento com Tiroidin não precisa ser modificado durante a gravidez. A quantidade de levotiroxina excretada no leite materno é mínima e não está associada a nenhum efeito colateral.

INTERAÇÕESMEDICAMENTOSAS

O uso concomitante à levotiroxina pode reduzir a ação dos hipoglicemiantes orais e da insulina. A colestiramina e contraceptivos orais reduzem a ação da levotiroxina. A levotiroxina potencializa os efeitos das anfetaminas, anticoagulantes orais, antidepressivos, digitálicos, efedrina, adrenalina e metilfenidato. O ácido acetilsalicílico e a fenitoína aumentam oefeitodalevotiroxina.

Interações com alimentos: os alimentos podem interferir com a absorção da levotiroxina. Assim, recomenda-se a administração deTiroidin com o estômago vazio (1 hora antes ou 2 horas após o café da manhã ou ingestão de alimento).

REAÇÕES ADVERSAS

Agravamento de cardiopatia, taquicardia, insônia, excitabilidade, cefaléia, elevação da temperatura, sudorese, emagrecimento rápidoe diarréia.

POSOLOGIA

Varia de acordo com o grau de hipotireoidismo, a idade do paciente e a tolerabilidade individual. A fim de se adaptar a posologia, é recomendável antes de iniciar o tratamento, efetuar as dosagens radioimunológicas do T3, T4 e TSH. A posologia deverá ser estabelecida progressivamente, com prudência, sobretudo em portadores de hipotireoidismo há muitotempo.

Dose inicial:50 mcg/dia, aumentando-se 25 mcg a cada 2 ou 3 semanas até que o efeito desejado seja alcançado. Em pacientes com hipotireoidismo de longa data, particularmente com suspeita de alterações cardiovasculares, a dose inicial deveráser ainda mais baixa (25 mcg/dia).

Manutenção: recomenda-se 75 a 125 mcg diários sendo que alguns pacientes, com mal absorção podem necessitar de até

200 mcg/dia. A maioria dos pacientes não exige doses superiores a 150 mcg/dia. A falta de resposta às doses de 200

mcg/dia sugere má absorção, não obediência ao tratamento ou erro de diagnóstico. Recomenda-se a administração em

tomada únicadiáriapela manhã, em jejum, pois apresença dealimentos altera aabsorção deTiroidin.

No recém-nascido: a posologia inicial deverá ser de 5 a 6 mcg/kg/dia em função da dosagem dos hormônios circulantes. Na

criança, a posologia deve ser estabelecida em função dos resultados das dosagens hormonais e em geral é de 3

mcg/kg/dia.

SUPERDOSE

No adulto, a superdose manifesta-se por tireotoxicose. Na criança, além da tireotoxicose, uma superdose prolongada pode dar origem a uma precocidade da maturação óssea e até mesmo, durante os primeiros meses de vida, a uma craniossinostose prematura. O tratamento poderá ser realizado por meio da administração de medicamentos capazes de antagonizar os efeitos centrais eperiféricos dos hormônios. Na ingestão agudade grandes doses de levotiroxina devem-se utilizar medidas visandoreduzir suaabsorção, melhorar ahidrataçãoe combater os sintomas.

PACIENTESIDOSOS

Nos idosos (acima de 60 anos), aintegridade do sistemacardiovascular pode estar comprometida. Por isso, neste paciente aterapia com Tiroidin deve ser iniciadacom doses baixas, comopor exemplo, 25-50mcg/dia.

Reg. M.S. n° 1.0465.0255 Farm. Responsável: Dr. Marco Aurélio Limirio G. Filho – CRF-GO n° 3.524 N° do lote, data de fabricação e prazo de validade: VIDE CARTUCHO

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Prezado Cliente:

Você acaba de receber um produto Neo Química.

Em caso de alguma dúvida quanto ao produto, lote, data de fabricação,

ligue para nosso SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Laboratório Neo Química Com. e Ind. Ltda.

VPR 1 – Quadra 2-A- Módulo 4 – DAIA – Anápolis – GO – CEP 75132-020

www.neoquimica.com.br 719^00102 C.N.P.J.: 29.785.870/0001-03 – Indústria Brasileira 3007193 – 05/2008

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *