Princípio ativo: timololTimolol 0,25% e 0,5%
Composição – TIMOLOL
cada ml da solução 0,25% e 0,5% contémrespectivamente: maleato de timolol 3,42 mg e 6,83 mg (equivalente a timolol base 2,5 mg e 5,0 mg); veículo q.s.p. 1 ml. Veículo basicamente constituído de fosfato de sódio monobásico, fosfato de sódio dibásico, cloreto de sódio, edetato dissódico e cloreto de benzalcônio.
Posologia e Administração – TIMOLOL
iniciar o tratamento com 1 gota do colírio a 0,25% em cada olho afetado, 2 vezes por dia. Se não for obtida uma resposta satisfatória, a dose pode ser aumentada para 1 gota do colírio a 0,5% em cada olho afetado, 2 vezes por dia. Ocasionalmente, em alguns pacientes, a aplicação do colírio a 0,5% no esquema de 1 gota diária pode ser suficiente para o controle da pressão intra- ocular. Havendo necessidade, pode ser instituída terapia concomitante com mióticos, epinefrina ou inibidores da anidrase carbônica.
Precauções – TIMOLOL
utilizar com cautela nos pacientes com notórias contra- indicações ao uso sistêmico de bloqueadores dos receptores beta-adrenérgicos, em especial indivíduos asmáticos ou com afecções cardíacas graves. Não foi estabelecida a segurança do uso durante a gravidez e em crianças. O uso de Timolol nestes casos, a critério médico, requer que o benefício esperado seja confrontado com os possíveis riscos. Utilizar com cautela em pacientes com hipoglicemia espontânea ou pacientes diabéticos sob tratamento com insulina ou agentes hipoglicêmicos, uma vez que pode ocorrer mascaramento dos sinais e sintomas de hipoglicemia aguda. Igualmente, os pacientes portadores de problemas de tiróide ou miastenia grave devem utilizar o produto sob acompanhamento médico.
Reações adversas – TIMOLOL
Timolol é geralmente bem tolerado. Foram observados, com pouca frequência, ardência leve e passageira, leve lacrimejamento, turvação visual e, mais raramente, cefaléia.
Contra-Indicações – TIMOLOL
hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Pacientes portadores ou com história de asma brônquica ou doença pulmonar obstrutiva grave. Bradicardia sinusal, bloqueio atrioventricular de segundo e terceiro graus, choque cardiogênico e pacientes propensos à falência cardíaca.
Indicações – TIMOLOL
redução da pressão intra- ocular elevada em pacientes portadores de hipertensão ocular ou glaucoma crônico de ângulo aberto. Na crise hipertensiva do glaucoma de ângulo fechado. Nos glaucomas secundários, como: glaucomas facogênicos, ciclite de Fuchs, crises glaucomatociclíticas e glaucomas secundários associados a uveítes.
Apresentação – TIMOLOL
frasco plástico conta- gotas, hermeticamente fechado e estéril, com 5 ml.
LABORATÓRIO
ALLERGAN