Princípio ativo: tiabendazolThiaben

Laboratório

Uci

Referência

Thiaben® tiabendazol

Apresentação de Thiaben

compr. 500 mg cx. c/ 6 un. Susp. oral fr. c/ 40 ml 50mg/ml.

Thiaben – Indicações

Thiaben é indicado no tratamento da estrongiloidíase, da larva migrans cutânea e visceral (toxocaríase).

Contra-indicações de Thiaben

Em casos de hipersensibilidade ao tiabendazol ou a qualquer componente da fórmula.

Advertências

O tratamento de infestações mistas, incluindo o Ascaris lumbricoides, não é recomendado, desde que o tiabendazol pode causar a migração do verme para outras partes do organismo. Durante o tratamento com o tiabendazol, os reflexos do paciente podem ser diminuídos. Por isso, é necessária cautela na condução de veículos, na operação de máquinas e outras atividades que requerem atenção. A administração do tiabendazol deve ser cautelosa em pacientes com disfunção hepática ou renal. Não é necessária a administração de laxativos antes ou após a utilização de Thiaben®. Durante o tratamento com o tiabendazol não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas, devido a potencialização dos efeitos do álcool. A presença de sacarose na formulação de Thiaben® SUSPENSÃO deve ser considerada na administração do medicamento a pacientes diabéticos (200 mg de açúcar/ mL). Diagnósticos clínicos e laboratoriais específicos devem ser realizados para a identificação do parasita e conseqüente escolha correta do fármaco para uma terapêutica eficaz da parasitose. O paciente deve ser instruído sobre os métodos de profilaxia da parasitose, como condições básicas de higiene pessoal e ambiental.

Uso na gravidez de Thiaben

Gravidez e lactação: não foram realizados estudos clínicos em mulheres grávidas com a utilização do tiabendazol. O medicamento não deve ser administrado durante a gestação, somente sob estrito acompanhamento médico, quando os benefícios para a mãe justificarem o potencial de risco para o feto. Não há relatos sobre a eliminação do tiabendazol no leite materno. A administração deve ser cautelosa e sob orientação médica se o tiabendazol for utilizado durante a lactação.

Interações medicamentosas de Thiaben

Durante o tratamento com Thiaben® não devem ser ingeridas bebidas alcoólicas.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Thiaben

Thiaben é um fármaco bem tolerado, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Geralmente, os efeitos adversos são leves e transitórios não causando a suspensão da terapia. Os efeitos adversos freqüentemente observados são náuseas, vômitos, diarréia, sonolência, vertigens, cefaléia, anorexia, xerostomia. Ocasionalmente, podem ocorrer febre, exantema, eritema multiforme (incluindo síndrome de Stevens-Johnson). Raras vezes foram relatados casos de zumbido, distúrbios visuais, leucopenia, angioedema, cristalúria, colestase intra-hepática. Devido a metabolização do tiabendazol, alguns pacientes podem eliminar a urina com um odor semelhante ao que ocorre após a ingestão de aspargos.

Thiaben – Posologia

A posologia-padrão recomendada de Thiaben, para adultos e crianças, é de 50 mg de tiabendazol/ kg de peso corpóreo/ dia, dividida em duas tomadas; estando a duração do tratamento dependente do tipo e intensidade da parasitose e do quadro clínico do paciente. A dose recomendada de Thiaben é a seguinte: ThiabenComprimido: Estrongiloidíase Infestação não-disseminada: 1 comprimido para cada 10 quilos de peso corpóreo. A dose total deve ser dividida e administrada em 2 vezes ao dia (a cada 12 horas), durante 2 dias. Infestação disseminada: 1 comprimido para cada 10 quilos de peso corpóreo. A dose total deve ser dividida e administrada em 2 vezes ao dia (a cada 12 horas), durante, no mínimo, 5 dias. Larva migrans cutânea: 1 comprimido para cada 10 quilos de peso corpóreo. A dose total deve ser dividida e administrada em 2 vezes ao dia (a cada 12 horas), durante 2 dias. Se as lesões persistirem, repetir a mesma administração após 2 dias o término da primeira. Larva migrans visceral(toxocaríase):1 comprimido para cada 10 quilos de peso corpóreo. A dose total deve ser dividida e administrada em 2 vezes ao dia (a cada 12 horas), durante 7 dias. ThiabenSuspensão Estrongiloidíase: Infestação não-disseminada: 1 ml da suspensão para cada 1 quilo de peso corpóreo. A dose total deve ser dividida e administrada em 2 vezes ao dia (a cada 12 horas), durante 2 dias. Infestação disseminada:1 ml da suspensão para cada 1 quilo de peso corpóreo. A dose total deve ser dividida e administrada em 2 vezes ao dia (a cada 12 horas), durante, no mínimo, 5 dias. Larva migrans cutânea:1 ml da suspensão para cada 1 quilo de peso corpóreo. A dose total deve ser dividida e administrada em 2 vezes ao dia (a cada 12 horas), durante 2 dias. Se as lesões persistirem, repetir a mesma administração após 2 dias o término da primeira. Larva migrans visceral(toxocaríase):1 ml da suspensão para cada 1 quilo de peso corpóreo. A dose total deve ser dividida e administrada em 2 vezes ao dia (a cada 12 horas), durante 7 dias. A dose máxima diária não deve exceder a 3g (6 comprimidos ou 60 ml da suspensão) de tiabendazol, independente do peso corpóreo. A posologia de tiabendazol para crianças com menos de 13 quilos de peso corporal não está estabelecida. Não é necessária a administração de laxantes ou purgantes antes ou após a administração de Thiaben.

Superdosagem

Os sintomas de intoxicação estão associados a distúrbios visuais e alterações psíquicas. O tratamento consiste na realização de medidas usuais de esvaziamento gástrico e de controle dos sintomas. Em caso de superdose procure orientação médica imediatamente.

Características farmacológicas

Características do fármaco O tiabendazol, derivado benzimidazólico, apresenta atividade anti-helmíntica de amplo espectro, atingindo principalmente as parasitoses causadas por Strongyloides stercoralis, Ancylostoma braziliense, A. caninum, Toxocara canis e T. cati. Age inibindo a enzima fumarato redutase mitocondrial e interfere na polimerização dos microtúbulos do parasita. Após a administração oral, o tiabendazol é rapidamente absorvido pelo trato gastrintestinal, atingindo concentração sérica máxima em 1 a 2 horas. A meia-vida do tiabendazol é de, aproximadamente, 70 minutos. Apresenta biotransformação hepática, sendo metabolizado quase completamente a 5- hidroxitiabendazol, o qual é conjugado a glicuronídio ou sulfato e eliminado principalmente pela urina e, 5%, pelas fezes.

Resultados de eficácia

Thiaben® é um medicamento com ação vermífuga utilizado no tratamento da estrongiloidíase e da Larva migrans (bicho geográfico).

Modo de usar

Thiaben® COMPRIMIDO deve ser ingerido durante às refeições, com o auxílio de água. Agite bem o frasco de Thiaben® SUSPENSÃO antes da administração. Para a utilização posológica correta, as doses de Thiaben® SUSPENSÃO devem ser administradas utilizando-se o copo-medida contido na embalagem do produto. O copo-medida possui indicações visuais de doses, as quais devem ser seguidas de acordo com a prescrição médica.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Devem seguir a mesma posologia indicada para adultos.

Armazenagem

Thiaben® deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 a 30o C), protegido da luz e umidade, na sua embalagem original até o término de seu uso.

Thiaben – Informações

O tiabendazol, derivado benzimidazólico, apresenta atividade anti-helmíntica de amplo espectro, atingindo principalmente as parasitoses causadas por Strongyloides stercoralis, Ancylostoma brasilienses, A. caninum, Toxocara canis e T. cati. Age inibindo a enzima fumarato redutase mitocondrial e interfere na polimerização dos microtúbulos do parasita.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA Lote, Fabricação e Validade: Vide Cartucho. Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 191291 Farmacêutica Responsável: Dra. Dirce de Paula Zanetti. CRF-SP no 7758 Thiaben® comprimido 500 mg: Registro MS nº 1.0550.0037.001-8 Thiaben® suspensão oral 50 mg/mL: Registro MS nº 1.0550.0037.002-6 UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA Rua do Cruzeiro, 374 São Bernardo do Campo SP CNPJ 48.396.378/0001-82 Indústria Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *