Princípio ativo: alcatrão mineralTheratar
Laboratório
Theraskin
Apresentação de Theratar
Embalagem contendo bisnaga com 80 g Cada grama de Theratar gel contém: Alcatrão de Hulha (soluçao USP 75mg) (equivalente a 17,5 mg de ALCATRÃO DE HULHA)
Theratar – Indicações
Afecções dermatológicas que respondem à terapia com Theratar gel: dermatite seborréica, dermatite atópica, caspa, eczemas em geral e psoríase. Theratar gel é indicado como coadjuvante na fototerapia da psoríase, eczema ou dermatites esfoliativas. Seus efeitos terapêuticos não são tão imediatos quanto aos dos corticosteróides tópicos, mas a remissão atingida é mais duradoura. Theratar gel pode ser usado em áreas de pele fina, intertriginosas, em terapias prolongadas ou fases de manutenção e sob curativos oclusivos.
Contra-indicações de Theratar
Theratar gel é contra-indicado em pacientes com histórico de hipersensibilidade ao alcatrão de hulha, e para o tratamento de psoríase pustulosa e eritrodérmica.
Reações adversas / Efeitos colaterais de Theratar
Raras: dermatite de contacto, foliculite. Pouco frequentes : ardor.
Theratar – Posologia
Uso adulto e pediátrico (crianças maiores de dois anos de idade): aplicar uma camada de Theratar gel suficiente para cobrir a área afetada e massagear, suavemente, até total absorção. Fazer a aplicação duas vezes ao dia, ou de acordo com a recomendação médica. Pode ocorrer ardor passageiro logo após aplicação.
Theratar – Informações
O mecanismo de ação do alcatrão de hulha não está totalmente elucidado. Inibe a síntese de DNA das células epidérmicas originando efeito queratoplástico. Possui também ação antisséptica, antiinflamatória, antipruriginosa, antiparasitária, antifúngica, bactericida e antiacantótica. Foi relatada ainda uma ação vasoconstritora.