Princípio ativo: cloridrato de tetraciclina

Antibióticos – Receituário simples em duas vias

Tetracina

Cloridrato de Tetraciclina

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES

Cápsulas: Apresentado em caixas com 25 strips de 4 unidades.

COMPOSIÇÃO_

Cápsulas:

Cada cápsula contém:

Cloridrato de Tetraciclina…………….500 mg

Excipiente ( Talco, Estearato de Magnésio e Croscarmelose sódica)…….1 cápsula

INFORMAÇÕES AO PACIENTE_

? Ação esperada do medicamento: Antibacteriano.

? Conservar o produto em recipiente bem fechado, ao abrigo do calor excessivo, luz e umidade.

? Prazo de validade: 48 meses para cápsula , após a data de fabricação (vide rótulo ou cartucho).

? Nenhum medicamento deverá ser administrado após o término do seu prazo de validade.

? Deve-se evitar a ingestão simultânea de laticínios (leite, queijo, etc), antiácidos, laxativos, ou produtos contendo ferro, se for preciso tomar antiácido, este deve ser ingerido três horas depois da Tetraciclina.

? As cápsulas devem ser tomadas com estômago vazio, pelo menos uma hora antes ou duas horas depois das refeições, com um copo cheio (240 ml) de água.

? Informar ao médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

? Informe seu médico se estiver amamentando.

? A Tetraciclina não deve ser usada durante o período de gravidez e lactação.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

INFORMAÇÕES TÉCNICA_

As Tetraciclinas são bacteriostáticos de amplo espectro que atuam por inibição da síntese de proteínas, bloqueando a união de TRNA (RNA de transferência) ao complexo ribossômico 30 S dos microrganis-mos sensíveis. Não inibem a síntese da parede celular bacteriana.

Absorvem-se por via oral entre 75% a 77% da dose. Distribuem-se com facilidade pela maioria dos líquidos do organismo (bile, sinovial, ascítico e pleural) atravessam a placenta. A meia-vida normal é de 6 a 11 horas e podem levar 2 a 3 dias para alcançar concentrações terapêuticas de Tetraciclinas. Eliminam-se de forma inalterada por via renal, fecal e também se excretam no leite materno. Sua união com proteínas é baixa e moderada.

INDICAÇÕES_

No tratamento das infecções causadas por germes sensíveis a Tetraciclina. Actinomicose, infecções do trato geniturinário causadas por N.gonorrhoeae, faringite, pneumonia, otite média aguda e sinusite causada por H. influenzae, infecções da pele e tecidos moles causados por" S. aureua, sífilis, uretrite não gonocócica, infecções do trato urinário causadas por Klebsella e Escherichia coli.

PRECAUÇÕES_

O uso de antibióticos pode provocar o aparecimento de organismos não sensíveis,devendo o paciente ficar sob observação constante e no caso de aparecimento de nova infecção, medidas apropriadas deverão ser tomadas pelo médico.

A Tetraciclina pode provocar o aparecimento de complexos estáveis de cálcio nos tecidos ósseo em formação, todavia, nenhum efeito nocivo tem sido observado no ser humano. Algumas vezes, a Tetraciclina

pode provocar a descoloração dos

dentes (último trimestre da gravidez, período neonatal e infância). Tal efeito é observado pelo uso prolongado da droga, mas pode também ser observado em tratamentos de curta duração. As Tetraciclinas sistêmicas podem contribuir para o desenvolvimento de candidíases orais. Gravidez e Lactação:

As Tetraciclinas atravessam a barreira placentária, e não se recomenda seu uso durante a segunda metade da gravidez pois causam descoloração permanente dos dentes, hipoplasia do esmalte e inibição do crescimento ósseo do feto. Não se recomenda seu uso durante o período de lactação devido às reações adversas que poderão produzir no lactente por se excretarem no leite materno.

Pacientes idosos:

Não existem advertências ou recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos. Devendo levar em consideração o estado geral do paciente e as precauções relativas ao medicamento.

CONTRA INDICAÇÕES_

Nos indivíduos hipersensíveis a Tetraciclina. Gravidez, lactação, crianças menores de 8 anos. A relação risco/benefício deve ser avaliada na presença de diabete insípida, disfunção hepática e renal.

REAÇÕES ADVERSAS:_

Descoloração permanente dos dentes em lactentes ou crianças.

Cãimbras com gastrite, descoloração ou escurecimento da língua, diarréia, aumento de fotossensibilidade cutânea, inflamação da boca ou língua, náuseas ou vômitos.

INTERAÇÕES:_

O uso simultâneo com antiácidos pode resultar em uma redução da absorção das tetraciclinas orais. A associação com metoxiflurano pode aumentar o potencial de nefrotoxicidade. Não se recomenda o uso combinado com penicilinas.

O uso simultâneo com o bicarbonato de sódio pode produzir redução da absorção das tetraciclinas orais.

POSOLOGIA_

Adultos: 250 mg a 500 mg a cada 6 horas ou 500 mg a 1 g a cada 12 horas. Dose máxima até 4 g/ dia.

SUPERDOSAGEM:_

A ingestão acidental de doses excessivas de Tetraciclina pode levar a distúrbios gastrintestinais. Porém seu tratamento deve ser ambulatorial.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Registro no M.S. n° 1.0577.0052

Número do lote, data de fabricação e validade: vide cartucho. Farm. responsável: Dra. Elaine C.M.Pessôa – CRF-SP n° 14.059

BUNKER

BUNKER INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA

Rua: Aníbal dos Anjos Carvalho, 212 Cidade Dutra São Paulo – SP – Fone: (11) 5666-0266 C.N.P.J. 47.100.862/0001-50

Serviço de Atendimento ao Cliente: SAC 0800.142110

INDÚSTRIA BRASILEIRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *