Princípios ativos: oxitetraciclina, polimixina b
Terramicina Pomada Tópica
Composição – TERRAMICINA Pomada Tópica
cada grama de contém cloridrato deoxitetraciclina e sulfato de polimixina B equivalente a 30 mg de oxitetraciclina base e 10.000 U de polimixina B. Excipientes utilizados: petrolato branco e petrolato líquido.
Posologia e Administração – TERRAMICINA Pomada Tópica
o contato da pomada com as áreas infectadas deve ser contínuo, podendo a duração do tratamento variar de alguns dias até várias semanas, dependendo da natureza e gravidade da infecção. Uma vez que os organismos causadores podem reaparecer se a terapia for interrompida muito cedo, o tratamento deve prolongar- se até a cura completa das lesões. Terramicina com Polimixina B deve ser utilizada apenas topicamente, da seguinte forma: após cuidadosa e completa limpeza das áreas afetadas, aplicar a pomada diretamente nas áreas afetadas, usando-se uma gaze esterilizada. Repetir este procedimento pelo menos 2 ou 3 vezes ao dia. – Superdosagem: não têm sido relatados casos de superdosagem com o uso de oxitetraciclina tópica.
Precauções – TERRAMICINA Pomada Tópica
assim como outros antibióticos, o uso da oxitetraciclina pode resultar no desenvolvimento de organismos não susceptíveis, incluindo fungos. É essencial a observação constante do paciente para esta possibilidade. Caso novas infecções devidas às bactérias não susceptíveis ou fungos surjam durante o tratamento, medidas apropriadas devem ser tomadas. A aplicação tópica de Terramicina com Polimixina B deve ser complementada com terapia sistêmica no caso de infecções cutâneas graves ou que possam tornar- se sistêmicas. Gravidez: não há estudos controlados disponíveis com o uso de tetraciclinas tópicas em mulheres grávidas. O uso de tetraciclinas sistêmicas em mulheres grávidas tem resultado no retardamento do desenvolvimento do esqueleto e no crescimento ósseo nos fetos. No entanto, as tetraciclinas tópicas devem ser usadas durante a gravidez somente quando os possíveis benefícios superarem os potenciais riscos. Lactação: não se sabe se as tetraciclinas aplicadas topicamente são encontradas no leite materno. As tetracilcinas são encontradas no leite materno após administração sistêmica. Devido ao potencial de reações adversas sérias em lactentes, deve-se decidir entre a descontinuação da amamentação ou do medicamento, considerando a importância do medicamento para a mãe. Uso em crianças: administração sistêmica de tetraciclinas durante o desenvolvimento dos dentes (metade final da gravidez, infância e crianças até 8 anos) pode causar descoloração permanente dos dentes, assim como retardo no desenvolvimento do esqueleto. Hipoplasia do esmalte dos dentes tem sido relatado. Embora estes efeitos sejam improváveis de ocorrer após aplicação tópica de tetraciclinas devido a baixas doses utilizadas, a possibilidade de ocorrência destes efeitos deve ser considerada. Efeitos na habilidade de dirigir ou operar máquinas: não é esperado que preparações tópicas de oxitetraciclina apresentem influência na habilidade de dirigir ou operar máquinas.
Reações adversas – TERRAMICINA Pomada Tópica
oxitetraciclina é um antibiótico de baixa toxicidade. Reações alérgicas, incluindo dermatite de contato, devidas à hipersensibilidade à droga têm sido relatadas. Caso tais reações ocorram, o tratamento deverá ser interrompido.
Contra-Indicações – TERRAMICINA Pomada Tópica
casos de hipersensibilidade às tetraciclinas, à polimixina B ou a quaisquer dos componentes da fórmula. O produto é contra- indicado para uso oftálmico.
Indicações – TERRAMICINA Pomada Tópica
profilaxia e tratamento tópico das infecções cutâneas localizadas causadas por microorganismos susceptíveis.
Apresentação – TERRAMICINA Pomada Tópica
embalagens com 15 gramas.
LABORATÓRIO
PFIZER