Princípios ativos: anfotericina b, cloridrato de tetraciclina
Tericin AT
cloridrato de tetraciclina + anfotericina B
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES
Creme vaginal – bisnaga de 45g acompanhada de 10 aplicadores descartáveis de 4g.
USO ADULTO / USO VAGINAL
Creme Vaginal – Cada 4g de creme contém:
cloridrato de tetraciclina………………………….100 mg
anfotericina B……………………………….50 mg
Excipientes: base neutra hidrossolúvel, álcool cetílico, óleo mineral, metilparabeno, propilparabeno, hidróxido de sódio, vitamina E, metabissulfito de sódio, água de osmose e EDTA tetrassódico.
TERICIN AT contém em sua fórmula tetraciclina e anfotericina B, associação eficaz no tratamento das vulvovaginites e colpites de etiologia única e mista causadas por bactérias, fungos ou Trichomonas.
TERICIN AT é um creme amarelo que pode apresentar pontos acastanhados.
CUIDADOS NA CONSERVAÇÃO: O medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.
Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação.
Verifique a data de fabricação no cartucho. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
GRAVIDEZ E LACTAÇÃO: Apesar do produto ser de ação tópica e não apresentar ação sistêmica, TERICIN AT deve ser administrado com extrema cautela durante a gravidez, sobretudo se a gestante for portadora de insuficiência renal. Deve-se evitar o uso do TERICIN AT na fase de desenvolvimento da dentição, que corresponde ao último trimestre de gravidez e ao período de lactação, já que a tetraciclina, um dos princípios ativos da formulação, pode afetar a coloração dos dentes do neonato. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando.
CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
MODO DE USAR (Aplicador preenchido):
1. Rasgue o envelope.
2. Retire a tampa e coloque o êmbolo na extremidade oposta.
3. Coloque o aplicador até o fundo da vagina e empurre o êmbolo até o final.
4. Despreze o aplicador e guarde o êmbolo até o final do tratamento.
MODO DE USAR (Bisnaga + aplicadores):
1. Retire a tampa da bisnaga e adapte o aplicador.
2. Aperte a base da bisnaga com os dedos, de maneira a forçar a entrada do creme no aplicador, até que o êmbolo tenha atingido a trava.
3. Retire o aplicador e feche novamente a bisnaga.
4. Coloque o aplicador até o fundo da vagina e empurre o êmbolo até o final.
5. Os aplicadores devem ser desprezados após cada aplicação.
INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO: A interrupção de qualquer tratamento médico pode prejudicar a cura da doença.
NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO.
REAÇÕES ADVERSAS: As reações adversas mais comuns são: ardor e prurido local. Informe seu médico o aparecimento de reações adversas.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS: O uso concomitante de TERICIN AT com álcool e/ou alimentos não afeta a atuação do produto. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
CARACTERÍSTICAS: A anfotericina B contida no TERICIN AT, possui atividade efetiva contra a Candida albicans e tem sido amplamente usada sob a forma tópica no tratamento de candidíase genital.
A anfotericina B possui também ação profilática, agindo contra a excessiva proliferação de candida, causada pela alteração da flora vaginal pela tetraciclina. Verificou-se que Trichomonas e bactérias vivem em perfeita simbiose. Algumas pacientes portadoras de Trichomonasapresentam exacerbação da sintomatologia depois que tal associação se manifesta. A utilização do glicogênio das paredes vaginais por Trichomonas e a consequente elevação do pH vaginal, estimula a invasão bacteriana.
A ação principal da tetraciclina é de eliminar as bactérias que favorecem a proliferação dos Trichomonas, rompendo o ciclo simbiótico.
Tanto a tetraciclina, como a anfotericina B, não são absorvidas, não apresentando, portanto, ação sistêmica.
INDICAÇÕES: TERICIN AT é indicado no tratamento de vulvovaginites e colpites causadas por fungos, bactérias e/ou Trichomonas ou quando não houver condição de identificar o agente etiológico. É indicado, também, na pós-cauterização do colo uterino e na prevenção de infecções, acelerando, deste modo, o processo de cicatrização. As vulvovaginites e colpites mais comuns são causadas por Trichomonas vaginalis e Candida albicans. A candidíase genital ocorre com maior frequência durante a gestação e após terapêutica antibiótica ou corticoterápica. Sua ocorrência tem sido relatada com crescente frequência em mulheres submetidas ao tratamento oral com agentes específicos contra Trichomonas e durante o uso de anticoncepcionais orais. Outros fatores que aumentam a susceptibilidade à candidíase vaginal são o Diabetes mellifus, perturbações endócrinas, distúrbios nutritivos e debilidade.
CONTRAINDICAÇÕES: O medicamento é contraindicado em eventuais reações de sensibilidade à qualquer dos componentes da fórmula.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS: Não se tem informação sob qualquer tipo de interação medicamentosa.
REAÇÕES ADVERSAS/COLATERAIS E ALTERAÇÕES DE EXAMES LABORATORIAIS: TERICIN AT praticamente não apresenta toxicidade, porém, da mesma forma que qualquer outro produto para aplicação vaginal, poderá eventualmente produzir sensação de ardor ou prurido local em pacientes hipersensíveis. Se tais sintomas ocorrerem, o tratamento poderá ser interrompido. Não há relatos de alterações de exames laboratoriais com uso de TERICIN AT.
POSOLOGIA: O tratamento é realizado através da utilização de 1 aplicador (4 g) durante um período de 7 a 10 dias. Sugere-se que a aplicação seja realizada no período noturno, antes de dormir. As aplicações de TERICIN AT deverão ser feitas no período entre as menstruações, porém não interrompa o tratamento caso ela ocorra. Em casos mais graves deve-se prolongar o tratamento por 14 dias. Aconselha-se utilizar um protetor de roupas íntimas para evitar manchas. O contato de TERICIN AT com roupas pode manchá-las. Dependendo do tipo de material, estas manchas podem não ser removidas somente em uma lavagem.
SUPERDOSAGEM: Até o momento não se tem relatos de casos de administração de doses elevadas do produto. Entretanto, tendo-se em vista o fato deste medicamento apresentar ação tópica, fica claro que casos de superdose são de difícil ocorrência. Em casos de irritação local ou contato com os olhos, lave-os com água corrente.
PACIENTES IDOSOS: Não existe nenhuma recomendação especial para o uso de TERICIN AT em pacientes idosas.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DE RECEITA N° DO LOTE, DATA DE FABRICAÇÃO E PRAZO DE VALIDADE: VIDE CARTUCHO
M.S.1.1861.0026 Farm. Resp.: Dra. Amanda Públio Lee – CRF-SP n° 37.152
Registrado por: Ativus Farmacêutica Ltda
Rua Emílio Mallet, 317 Sala 1005 Tatuapé
CEP: 03320-000 São Paulo-SP CNPJ: 64.088.172/0001-41
Fabricado por: Ativus Farmacêutica Ltda
Rua Fonte Mécia, 2.050 Caixa Postal 489 CEP: 13273-900 Valinhos-SP CNPJ: 64.088.172/0003-03 Indústria Brasileira Comercializado por: Arese Pharma Distr. de Med. Ltda-ME.
Rua José Leal Fontoura, 332 Sala 1 Centro CEP: 83414-190 Colombo-PR CNPJ: 14.812.380/0001-73 SAC: 0800 770 79 70