Princípios ativos: furosemida, reserpinaTerbolan
Classe terapêutica dos Antihipertensivos
Princípios ativos Furosemida e Reserpina.
Indicações de Terbolan
Tratamento da hipertensão arterial sistêmica.
Efeitos Colaterais de Terbolan
Raramente podem ocorrer distúrbios gastrintestinais do tipo náuseas, vômito, diarréia bem como reações alérgicas cutâneas (rash). Em casos excepcionais pode-se observar tontura ou vertigens, especialmente quando em posição ortostática ou no ato de levantar-se, que podem ser conseqüentes a redução da pressão arterial e/ou a perda excessiva de líquidos. Aumentos transitórios da creatininemia e do ácido úrico são possíveis, o que pode favorecer a ocorrência de gota úrica em pacientes predispostos. Os efeitos colaterais atribuíveis à reserpina, tais como: sensação de cansaço, congestão nasal e depressão raramente são observados. Em casos muitos raros podem ocorrer úlcera péptica. Outras reações adversas mais graves conseqüentes ao uso de reserpina, tais como: ginecomastia, diminuição da libido, impotência e discinesias são observados quando utilizadas doses de reserpina muito superiores àquela presente na terapia usual por Terbolan/Terbolan 60. Como conseqüência da utilização de Terbolan/Terbolan 60 outras reações adversas podem ser observadas, tais como, hipocalcemia e nefrocalcitose (em crianças prematuras), em função da deposição de sais de cálcio a nível de tecido renal. Em casos raros, pode ocorrer diminuição das células sangüíneas (série branca, vermelha e plaquetas).
Como Usar (Posologia)
Terbolan: a dose inicial recomendada é de 1 comprimido 3 vezes ao dia. Em casos graves a critério médico esta pode ser aumentada para 1 comprimido 4 vezes ao dia ou 2 comprimidos 2 vezes ao dia. Como dose de manutenção em tratamentos prolongados, recomenda-se 1 comprimido 2 vezes ao dia, embora em alguns casos esta possa ser diminuída ainda mais, a critério médico. Terbolan 60: a dose inicial recomendada é de 1 comprimido ao dia. Como dose de manutenção recomenda-se a administração de 1 comprimido em dias alternados ou 2 vezes por semana, a critério médico. É recomendável a administração de Terbolan/Terbolan 60 junto com as refeições. Observações especiais: o tratamento da hipertensão sistêmica deve ser contínuo e sob supervisão médica permanente. Como Terbolan/Terbolan 60 causa algumas vezes aumento do volume urinário, é recomendável que o paciente não tome sua última dose do dia após as 15 horas, para que seja evitada a micção no período de repouso noturno.
Contra-Indicações de Terbolan
Insuficiência renal com anúria, coma hepático, hipopotassemia e hiponatremia, hipotensão, hipovolemia, hipersensibilidade conhecida às sufonamidas ou à reserpina, estados depressivos antecedentes de úlcera péptica.
Precauções
Terbolan/Terbolan 60 passam para o leite materno, desta forma caso o uso deste medicamento seja extremamente necessário durante o período de amamentação, esta deve ser suspensa. Pacientes diabéticos controlados devem ter a glicemia periodicamente monitorizada para evitar o descontrole do tratamento. – Interações medicamentosas: o uso concomitante de glicosídeos cardíacos pode levar a uma diminuição do débito cardíaco e, em casos de hipopotessemia, a sensibilidade do músculo a estes medicamentos pode estar aumentada. A efedrina e os antidiabéticos orais podem ter seus efeitos atenuados com o uso concomitante de Terbolan/Terbolan 60. Por outro lado, outras drogas como salicilatos, lítio, antiarrítmicos (quinidina), relaxantes musculares tipo curare e depressores do sistema nervoso central podem ter seus efeitos potencializados. A administração concomitante de levodopa aumenta o risco de ocorrência de discinesias e o uso simultâneo de corticosteróides pode potencializar a hipopotassemia. O uso concomitante de Terbolan/Terbolan 60 e antibióticos nefrotóxicos e, ou ototóxicos (como os aminoglicosídeos, por exemplo), especialmente se utilizados em altas doses, por período prolongado e por via parenteral pode provocar aumento de sua toxicidade. Antiinflamatórios, não hormonais (indometacina) podem reduzir o efeito da furosemida.
Apresentação
Embalagens com 20 comprimidos.
Composição
Cada comprimido contém: furosemida 15 mg,reserpina 0,1 mg.
Laboratório
Hoechst Marion Roussel
Remédios da mesma Classe Terapêutica
Adalat, Adalat Oros, Aldazida 50, Aldomet, Amiretic
Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo
Diurana, Diurex, Diurisa, Diurit, Furosemida (genérico)