Princípio ativo: tamoxifenoTecnotax
Classe terapêutica dos Antihormonios
Princípio ativo Tamoxifeno.

Indicações de Tecnotax

Antiestrogênico no tratamento do carcinoma mamário avançado.

Efeitos Colaterais de Tecnotax

As mais comuns são atribuídas ao efeito antiestrogênico do tamoxifeno: ondas de calor, sangramento vaginal, prurido vulvar, como também náuseas e vômitos. Eventualmente observa-se sintomatologia gastroduodenal ou retenção de líquidos. No início do tratamento ocorre trombocitopenia ou leucopenia transitória e de pequena intensidade: um pequeno percentual de pacientes com metástase óssea pode apresentar uma hipercalcemia de grau variável que, se for severa, poderá necessitar da interrupção do tamoxifeno e a administração de corticosteróide e mitramicina. Embora tenha sido verificado alguns casos de tromboembolismo, não se acredita que estes tenham sido provocados pelo tamoxifeno. Também foram descritos edema periférico, anorexia, depressão, tontura, sensação de desmaio e cefaléia.

Como Usar (Posologia)

Recomenda-se iniciar o tratamento com 20 mg (10 mg, 2 vezes ao dia). Se não ocorrer resposta satisfatória dentro de 1 mês, deve-se aumentar a dose para 40 mg em dose única. Dose máxima que poderá ser utilizada: 80 mg/dia divididos em duas tomadas. – Superdosagem: no caso de ingestão acidental ou voluntária de excesso do produto o tratamento é sintomático.

Contra-Indicações de Tecnotax

Gravidez.

Precauções

As superdoses extremas podem provocar efeitos estrogênicos tal como ocorre em animais de experimentação. Do mesmo modo, na espécie humana, as doses terapêuticas em certas ocasiões poderiam produzir ação estrogênica em alguns locais, como a vagina. Em mulheres pré-menopausa, é necessário descartar a existência de gravidez antes do início do tratamento, visto que o tamoxifeno está contra-indicado durante a gestação. Com doses elevadas, apesar de raro, ocorreram casos de transtornos visuais, alterações na córnea e/ou retina que necessitaram de interrupção da medicação. Deve ser usado cautelosamente em pacientes com leucopenia e trombocitopenia preexistentes. Recomenda-se a realização de hemograma completo periodicamente.

Apresentação

Caixa com 30 comprimidos de 10 e 20 mg.

Composição

Cada comprimido de 10 mg contém: citrato detamoxifeno (equivalente a 10 mg de tamoxifeno base) 15,2 mg; excipiente q.s.p. 1 comprimido. Cada comprimido de 20 mg contém: citrato de tamoxifeno (equivalente a 20 mg de tamoxifeno base) 30,4 mg, excipiente q.s.p. 1 comprimido.

Laboratório

Zodiac Prods. Farms. S.A.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Androcur, Aredia, Nolvadex, Sandostatin, Suprefact

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Bioxifeno, Nolvadex, Tamoxifen, Tamoxifeno, Tamoxin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *