Princípio ativo: flurbiprofeno

Targus

flurbiprofeno

Forma farmacêutica e apresentação

Targus®LAT Adesivo transdérmico: embalagem contendo 2 envelopes com 5 adesivos transdérmicos cada e 1 bandagem elástica de contenção.

USO ADULTO

Composição

Cada adesivo transdérmico contém:

flurbiprofeno…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..40 mg

Excipientes: ácido tartárico, água, carboximetilcelulose sódica, caulim pesado, glicerol, miristato de isopropila, óleo de hortelã-pimenta, poliacrilato sódico, polissorbato 80, sorbitan sesquioleato, corante: dióxido de titânio. O adesivo ainda contém trama de poliéster e filme de polipropileno.

INFORMAÇÃO AO PACIENTE

Ação esperada do medicamento: Targus®LAT (flurbiprofeno) é um medicamento que apresenta propriedades analgésicas e antiinflamatórias, indicado para o tratamento de dores musculares, inflamações das articulações, contusão, distensão muscular e entorse.

Cuidados de armazenamento: este medicamento deve ser guardado dentro da embalagem original, em temperatura abaixo de 25°C. O envelope contendo os adesivos deve ser lacrado depois de aberto.

Prazo de validade: ao adquirir medicamentos confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto. NUNCA USE MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.

Gravidez e lactação: informe imediatamente ao médico se estiver amamentando ou se houver suspeita de gravidez durante ou após o uso do medicamento.

Cuidados de administração: Targus®LAT (flurbiprofeno) é somente para uso externo. A área afetada deve ser limpa antes de aplicar o adesivo transdérmico. A película protetora do adesivo deve ser removida friccionando-se entre os dedos uma de suas extremidades, e o lado aderente aplicado sobre a pele. Sendo a região selecionada uma articulação móvel, p. ex. cotovelo, é conveniente utilizar a bandagem elástica de contenção para manter o adesivo no local desejado.

SIGA A ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO.

Interrupção do tratamento: NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.

Reações adversas: INFORME AO MÉDICO O APARECIMENTO DE REAÇÕES DESAGRADÁVEIS. Podem ocorrer: prurido, vermelhidão e sensações anormais no local de aplicação.

Contra-indicações: alergia ao flurbiprofeno ou a outros componentes da fórmula.

Targus®LAT (flurbiprofeno) não deve ser usado em pacientes que tenham apresentado reações alérgicas após uso de ácido acetilsalicílico ou outros antiinflamatórios. Está contra-indicado em pacientes com úlcera péptica ativa, hemorragia gastrintestinal ou colite ulcerativa. Não deve ser aplicado sobre pele lesada, sensível ou com sinais de infecções.

Precauções: informe sempre ao médico sobre possíveis doenças cardíacas, renais, hepáticas ou outras que esteja apresentando, para receber uma orientação cuidadosa.

INFORMAR AO MÉDICO SOBRE QUALQUER MEDICAMENTO QUE ESTEJA TOMANDO, ANTES DO INÍCIO OU DURANTE O TRATAMENTO COM TARGUS®LAT (FLURBIPROFENO).

Não deve ser utilizado durante a gravidez e amamentação.

NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Siga corretamente o modo de usar; não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. INFORMAÇÕES TÉCNICAS Características químicas e farmacológicas

O flurbiprofeno é um agente antiinflamatório não esteroidal (AINES), derivado do ácido propiônico, bem conhecido com importantes propriedades analgésica, antiinflamatória e antipirética. É um inibidor da síntese da prostaglandina, sendo este o ponto mais importante para seus principais efeitos farmacológicos.

Indicações

Tratamento local de diversas condições do sistema músculo-esquelético que requeiram medicamento com atividade antiinflamatória e/ou analgésica, tais como: algia intercostal, dorsalgia, lombalgia, tendinite, bursite, tenossinovite, periartrite, entorse, distensão, contusão, artrite e artrose.

Contra-indicações

HIPERSENSIBILIDADE PRÉVIA AO FLURBIPROFENO OU A OUTROS COMPONENTES DA FÓRMULA, ÁCIDO ACETILSALICÍLICO OU OUTRO AINES; ANTECEDENTES DE REAÇÕES ANAFILÁTICAS OU DE ANGIOEDEMA; PACIENTES PORTADORES DE ÚLCERA PÉPTICA EM ATIVIDADE, HEMORRAGIA GASTRINTESTINAL OU COLITE ULCERATIVA. NÃO APLICAR TARGUS®LAT (FLURBIPROFENO) SOBRE

PELE LESADA OU SENSÍVEL, TAMPOUCO EM REGIÕES COM DERMATOSES OU INFECÇÕES.

Advertências e Precauções

IDADE: A SEGURANÇA E A EFICÁCIA EM CRIANÇAS NÃO FOI ESTABELECIDA ATÉ O MOMENTO.

GERAIS: TARGUS®LAT (FLURBIPROFENO) DEVE SER USADO COM CAUTELA EM PACIENTES COM HIPERSENSIBILIDADE AOS AINES.

O PERFIL DAS REAÇÕES ADVERSAS DOS AINES, POR VIA SISTÊMICA, DEVE SER CONSIDERADO QUANDO FOR AVALIADA A

RELAÇÃO RISCO-BENEFÍCIO PARA O INÍCIO DO TRATAMENTO COM TARGUS®LAT (FLURBIPROFENO) EM PACIENTES COM ÚLCERA

PÉPTICA ATIVA E/OU HEMORRAGIA GASTRINTESTINAL, COLITE ULCERATIVA, INSUFICIÊNCIA RENAL, INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA DESCOMPENSADA OU HIPERTENSÃO ARTERIAL. OS NÍVEIS SÉRICOS DE FLURBIPROFENO ALCANÇADOS COM OS ADESIVOS TRANSDÉRMICOS SÃO MAIS BAIXOS DO QUE COM A ADMINISTRAÇÃO SISTÊMICA. EMBORA A POSSIBILIDADE DE EFEITOS COLATERAIS SISTÊMICOS NÃO POSSA SER COMPLETAMENTE EXCLUÍDA, É IMPROVÁVEL QUE A SUA OCORRÊNCIA ESTEJA RELACIONADA AOS NÍVEIS SÉRICOS.

TARGUS®LAT (FLURBIPROFENO) DEVE SER USADO COM CAUTELA EM PACIENTES COM TENDÊNCIA À HEMORRAGIA, POIS O FLURBIPROFENO, QUANDO ADMINISTRADO POR VIA SISTÊMICA, PODE PROLONGAR O TEMPO DE SANGRAMENTO. TARGUS®LAT (FLURBIPROFENO) DEVE SER USADO COM CAUTELA EM PACIENTES COM HISTÓRICO DE ASMA BRÔNQUICA, POIS FOI RELATADA A OCORRÊNCIA DE BRONCOESPASMO.

SE OCORRER IRRITAÇÃO LOCAL PERSISTENTE, O TRATAMENTO COM TARGUS®LAT (FLURBIPROFENO) DEVE SER DESCONTINUADO. GRAVIDEZ E LACTAÇÃO: A SEGURANÇA DE TARGUS®LAT (FLURBIPROFENO) DURANTE A GRAVIDEZ E LACTAÇÃO AINDA NÃO FOI ESTABELECIDA. O USO EM PACIENTES GRÁVIDAS OU AMAMENTANDO SÓ DEVE SER CONSIDERADO QUANDO O BENEFÍCIO FOR MAIOR QUE O POTENCIAL DE RISCO. CASO O FLURBIPROFENO SEJA USADO NO COMEÇO DA GRAVIDEZ DEVE-SE ADMINISTRAR A MENOR POSOLOGIA. DURANTE O TERCEIRO SEMESTRE DE GRAVIDEZ, O USO REGULAR DE AGENTES ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAIS PODE ATRASAR E PROLONGAR O TRABALHO DE PARTO, PODENDO, AINDA, PROVOCAR O FECHAMENTO PREMATURO DOS CANAIS ARTERIAIS DO FETO NO ÚTERO E CAUSAR UMA POSSÍVEL PERSISTÊNCIA DA HIPERTENSÃO PULMONAR NO RECÉM NASCIDO. O USO DE TARGUS®LAT (FLURBIPROFENO) NÃO É RECOMENDADO PARA MULHERES QUE ESTEJAM AMAMENTANDO, POIS UMA PEQUENA FRAÇÃO DO FLURBIPROFENO É ELIMINADA ATRAVÉS DO LEITE MATERNO.

Interações medicamentosas

Não são conhecidas interações do flurbiprofeno por via tópica.

A resposta a diuréticos e a inibidores da enzima de conversão (ECA) pode ocasionalmente ser reduzida pelo flurbiprofeno administrado por via oral. A interferência com a ação de anticoagulantes também foi relatada. Os estudos não foram conclusivos para demonstrar interação entre o flurbiprofeno sistêmico, tolbutamida e antiácidos. A administração concomitante de flurbiprofeno e ácido acetilsalicílico não é recomendada devido a potencialização dos efeitos adversos. Agentes antiinflamatórios não esteroidais (AINES) podem aumentar os níveis de digoxina no plasma. O quadro clínico e a creatinina sérica devem ser monitorados cuidadosamente quando AINES e ciclosporina são administrados concomitantemente.

Interferência com Testes de Laboratório: não há grandes evidências de que o flurbiprofeno interfira com testes padrão de laboratório. Reações adversas

A INCIDÊNCIA DE EFEITOS COLATERAIS É MUITO BAIXA E AS REAÇÕES RARAMENTE SÃO GRAVES. ENTRETANTO, QUALQUER UM DOS EFEITOS COLATERAIS RELATADOS NA ADMINISTRAÇÃO POR VIA ORAL DOS AINES PODE OCORRER. ESTA HIPÓTESE ENTRETANTO É POUCO PROVÁVEL, POIS OS NÍVEIS SÉRICOS DE FLURBIPROFENO POR VIA TÓPICA SÃO MUITO MAIS BAIXOS DO QUE POR ADMINISTRAÇÃO SISTÊMICA. AS REAÇÕES LOCAIS MAIS COMUNS SÃO: PRURIDO, ERITEMA E PARESTESIA.

Posologia

Targus®LAT (flurbiprofeno) é somente para uso externo. A área afetada deve ser limpa antes de aplicar o adesivo transdérmico. A película protetora do adesivo deve ser removida friccionando-se entre os dedos uma de suas extremidades, e o lado aderente aplicado sobre a pele. Sendo a região selecionada uma articulação móvel, p. ex. cotovelo, é conveniente utilizar a bandagem elástica de contenção para manter o adesivo no local desejado.

Somente deve ser usado um adesivo transdérmico de cada vez, em um único local. O adesivo deve ser substituído a cada 12 horas.

Superdosagem

A ocorrência de superdosagem é improvável devido à natureza da formulação. Uso em idosos

Não há recomendações especiais para pacientes idosos.

ABBOTT CENTEH

Centiol Interativo EET^J.kLI.H.I

www.übbottbrasil.f om.br

N° do lote, data de fabricação e validade: vide rótulo e cartucho.

MS: 1.0553.0324

Farm. Resp: Fabio Bussinger da Silva – CRF-RJ n° 9277

Fabricado por: Lead Chemical Company Ltd. 77-3 Himata, Toyama Ken, Japão

Importado e distribuído por: Abbott Laboratórios do Brasil Ltda.

Estrada dos Bandeirantes, 2400 Rio de Janeiro – RJ CNPJ: 56.998.701/0012-79

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *