Princípio ativo: ginkgo bilobaTanakan e Tanakan-f

TANAKAN

Extrato Seco de Ginkgo biloba (EGb 761)
Comprimido revestido – Embalagem com 30 comprimidos.

USO ADULTO

Composição: – TANAKAN e TANAKAN-F

Cada comprimido revestido contém:
Extrato Seco de Ginkgo biloba (EGb 761)…………….. 80 mg

INFORMAÇÃO AO PACIENTE:
Conservar o produto em local fresco, ao abrigo da luz e umidade.
Prazo de validade do produto é 24 meses, a contar da data de fabricação.

NÃO USE O MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.

Siga corretamente o modo de usar; não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
Tanakan F, assim como qualquer medicamento só deve ser usado durante o primeiro trimestre da gravidez sob orientação e cuidados médicos.
A ocorrência de gestação durante o uso do medicamento deve ser imediatamente comunicada ao médico.
O uso do produto durante a amamentação deve ser feito somente sob orientação e cuidados médicos.
No caso de surgirem reações desagradáveis, tais como: vertigens, náuseas e desconforto gástrico, o médico deve ser imediatamente comunicado.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Tanakan F pode ser usado em associação com outros produtos sem determinar reações adversas.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

Este produto contém como princípio ativo o Extrato de Ginkgo biloba (EGb 761), quimicamente um extrato bruto obtido mediante uma primeira operação extrativa pela acetona, objeto de vinte tratamentos consecutivos utilizando diversos solventes e reagentes destinados a purificá- los pela eliminação das substâncias inativas indesejáveis, a fim de obter um extrato concentrado em princípios ativos. Este extrato concentrado é composto por substâncias terpínicas, de pro-antocianidinas e de glicosídeos flavonídicos e caracteriza-se por possuir um conjunto de propriedades farmacológicas, traduzindo-se especificamente por:

 um aumento da irrigação tissular, graças a sua atividade:
sobre a circulação arterial:
Aumento da perfusão periférica e cerebral verificada por reografia, radiocirculografia, hiperemia provocada e outras provas funcionais modernas.
sobre a circulação capilar:
Normalização da permeabilidade capilar e reforço da resistência capilar nos edemas cíclicos idiopáticos.
sobre a circulação venosa:
Análise das curvas de reoencefalografia.

uma ativação do metabolismo energético da célula que se manifesta no homem sofrendo de insuficiência cerebral crônica, por um aumento do consumo de glicose pelo cérebro e por uma quase normalização do consumo de oxigênio.

uma diminuição do risco trombótico microcirculatório verificado pela diminuição nítida da agregação das plaquetas humanas incubadas em presença de Tanakan F.

Estas propriedades definem o campo de ação de Tanakan F: os estados de estase e de sofrimento tissular periféricos, cerebrais e otoneurológicos.

Indicações – TANAKAN e TANAKAN-F


Insuficiência cérebro- vascular e suas manifestações funcionais: vertigens, cefaléias, perda de memória, diminuição das faculdades intelectuais, transtornos da motricidade, perturbações afetivas e do caráter.
A ação terapêutica de Tanakan F foi avaliada a nível cerebral por radiocirculografia e reoencefalografia, entre outros métodos, tendo- se verificado:
 melhora da circulação sanguínea cerebral, comprovada através da radiocirculografia.
 reativação da circulação cerebral, tanto no jovem como em pessoas idosas.
 diminuição do tempo do trânsito cerebral.

Além disso, Tanakan F possui:

Efeitos reológicos
 protege contra as tromboses
 inibe o crescimento dos trombos plaquetários

Efeitos sobre o metabolismo cerebral
 melhora o consumo de glicose e aumenta a taxa de ATP
 melhora a eletrogênese cortical

Tanakan F é indicado ainda para transtornos vasculares periféricos: arteriopatias dos membros inferiores e suas complicações tróficas, transtornos vasomotores distais e comprometimento da microcirculação (enfermidade de Raynaud, acroparestesia, acroeritrocianose, fragilidade capilar).
Tanakan F diminui a velocidade do esfriamento cutâneo – medida por termometria e termografia. Nos edemas idiopáticos ortostáticos, Tanakan F obteve resultadosmuito favoráveis, tanto no aspecto clínico como no biológico.
Nos pacientes com transtornos vasculares periféricos, Tanakan F demonstra, mais do que uma melhora funcional subjetiva, uma eficácia comprovada objetivamente.
Tanakan F normaliza as alterações da permeabilidade capilar e, pela prova dos cristais líquidos, põe- se em evidência a melhora da circulação das extremidades inferiores.

Indicações Complementares: – TANAKAN e TANAKAN-F

Distúrbios neurossensoriais, de causa vascular na otorrinolaringologia e na oftalmologia.

Contra-Indicações: – TANAKAN e TANAKAN-F

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Precauções: – TANAKAN e TANAKAN-F

A segurança e eficácia da formulação em crianças ainda não foram estabelecidas; entretanto, caso seja necessário, o medicamento pode ser administrado somente sob avaliação clínica criteriosa.Embora estudos em animais por via oral nas doses de 80 e 160 mg/kg não tenham evidenciado qualquer efeito sobre a reprodução, quer se tratasse de natimortalidade ou de malformação, Tanakan F só deve ser administrado às gestantes se efetivamente necessário, devendo ser evitado durante o primeiro trimestre da gravidez.
A excreção da droga pelo leite materno é desconhecida; assim, é recomendável controle clínico quando Tanakan F for administrado durante o período de amamentação.
Administração, de preferência, antes das principais refeições.
Nos doentes que apresentam hipertensão arterial, Tanakan F é apenas um adjuvante e nunca, em caso algum, um substituto de terapêutica com drogas anti- hipertensivas.

Alterações Medicamentosas: – TANAKAN e TANAKAN-F

Tanakan F pode ser usado em associação com várias drogas, sem nenhum problema, em particular com agentes antianginosos, uricosúricos, hipoglicemiantes orais e agentes anticoagulantes. Os efeitos diretos destas drogas não foram alterados nem potencializados pela administração simultânea de Ginkgo biloba.

Reações Adversas: – TANAKAN e TANAKAN-F

Leves distúrbios gastrintestinais, dores de cabeça e reações cutâneas foram raramente observadas quando da administração de Tanakan F.

Posologia: – TANAKAN e TANAKAN-F

 Comprimido revestido (80 mg):
Em média, 1 comprimido 2 vezes ao dia, de preferência antes das principais refeições.

LABORATÓRIO

ABBOTT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *