Princípio ativo: cloridrato de epinastinaTalerc
Classe terapêutica dos Antihistaminicos
Princípio ativo Cloridrato de Epinastina. Uso adulto.

Indicações de Talerc

Profilaxia e tratamento sintomático da rinite alérgica e de patologias dermatológicas alérgicas com prurido, tais como urticária e eczemas/dermatites.

Efeitos Colaterais de Talerc

Ocasionalmente relataram-se sonolência, cefaléia, fadiga, secura na boca, tontura e desconforto gastrintestinal; em estudos controlados com placebo não se registrou um aumento na incidência de tais reações adversas com o uso de epinastina.

Como Usar (Posologia)

Patologias dermatológicas alérgicas: Adultos: 10 a 20 mg, uma vez ao dia. A dose deve ser ajustada individualmente, de acordo com a gravidade dos sintomas. Rinite alérgica: Adultos: 20 mg, uma vez ao dia. Ainda não foi estabelecida uma posologia para crianças, de modo que o uso do produto fica restrito a adultos.

Contra-Indicações de Talerc

TALERC é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida à epinastina e/ou aos excipientes da sua fórmula. Desconhecem-se, até o momento, outras contra-indicações ao produto.

Precauções

Em estudos específicos, TALERC, usado em doses terapêuticas, não prejudicou a capacidade de dirigir veículos. Mesmo assim, os pacientes devem ser advertidos para ser cautelosos quando forem dirigir veículos ou operar máquinas.

Modo de Uso (Posologia) de Talerc

Patologias dermatológicas alérgicas: Adultos: 10 a 20 mg, uma vez ao dia. A dose deve ser ajustada individualmente, de acordo com a gravidade dos sintomas. Rinite alérgica: Adultos: 20 mg, uma vez ao dia. Ainda não foi estabelecida uma posologia para crianças, de modo que o uso do produto fica restrito a adultos.

Atenção

Este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas realizadas tenham indicado eficácia e segurança quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ainda não descritas ou conhecidas. Em caso de suspeita de reação adversa, o médico responsável deve ser notificado.

BOEHRINGER INGELHEIM do Brasil Química e Farmacêutica Ltda.

Composição

Cada comprimido revestido de 10 mg contém: Cloridrato de epinastina, 10 mg. Excipientes: Lactose, amido de milho, polivinilpirrolidona K25, ácido silícico ligeiramente anidro, estearato de magnésio, hidroxipropilmetilcelulose 2910, eudragit NE 30 D, macrogol 6000, talco, óxido de titânio, silicone. Cada comprimido revestido de 20 mg contém: Cloridrato de epinastina, 20 mg. Excipientes: Lactose, amido de milho, polivinilpirrolidona K25, ácido silícico ligeiramente anidro, estearato de magnésio, hidroxipropilmetilcelulose 2910, eudragit NE 30 D, macrogol 6000, talco, óxido de titânio, silicone.

Forma Farmacêutica e Apresentações

Comprimidos revestidos de 10 mg: Embalagens com 10 e 30 comprimidos. Comprimidos revestidos de 20 mg: Embalagem com 10 comprimidos.

Gravidez e Lactação

Não foi estabelecida a segurança do uso de TALERC em mulheres gestantes. Por este motivo, não é recomendado o uso do produto durante a gravidez. De acordo com dados pré-clínicos, TALERC passa para o leite materno, não devendo ser usado, assim, por mulheres que estejam amamentando.

Informações Técnicas

TALERC é um agente antialérgico. Apresenta nítida atividade bloqueadora dos receptores H 1, antagonizando, assim, os efeitos da histamina. Além disso, possui uma ação inibidora sobre a liberação de histamina e de SRS-A (substância de reação lenta da anafilaxia), um efeito antagonista sobre outros mediadores químicos, tais como leucotrienos C4, PAF (fator ativador de plaquetas) e serotonina. Os efeitos antiinflamatórios e antialérgicos foram claramente demonstrados nos estudos pré-clínicos. A epinastina passa a barreira hematoencefálica apenas em grau muito limitado, sendo assim praticamente isenta de efeitos sobre o sistema nervoso central. Em estudos clínicos demonstrou-se a utilidade de TALERC, administrado em dose única diária, na rinite alérgica e nas patologias dermatológicas pruriginosas. Após administração oral, as concentrações plasmáticas máximas são obtidas após 1,7 a 3,2 horas. A meia-vida de eliminação plasmática é de 7 a 13 horas. A biodisponibilidade do cloridrato de epinastina, após absorção pelo trato gastrintestinal, é de 40% aproximadamente; não existe importante efeito de primeira passagem hepática. A ligação protéica é de aproximadamente 64%. Existe uma relação linear entre concentrações plasmáticas e doses administradas. De uma dose oral radioativa, em média 25,4% foram eliminados pela urina e 70,4%, pelas fezes. A substância foi eliminada predominantemente de forma inalterada. A parcela de metabólitos foi pequena. O clearance renal foi elevado,com 518,7 ± 83,8 ml/min.

Interações Medicamentosas

De acordo com estudos pré-clínicos, não é provável que TALERC potencialize o efeito sedativo de hipnóticos, anti-histamínicos ou álcool. Entretanto não existem experiências clínicas com o uso concomitante de tais substâncias. Ao contrário de outros anti-histamínicos não-sedativos, a epinastina é eliminada predominantemente sob a forma não-metabolizada. Conseqüentemente, não é de se esperar uma interferência de TALERC no metabolismo de fármacos cuja eliminação é dependente do citocromo P-450, como, por exemplo, cetoconazol ou eritromicina.

Observação

Desconhecem-se restrições ou precauções especiais para o uso do produto em pacientes com idade superior a 65 anos.

Superdosagem

Não são conhecidos casos de superdosagem com TALERC. Como ocorre com outros antagonistas H 1 não pode ser excluída a possibilidade de uma superdose prolongar o intervalo QT C, com potencial subseqüente para geração de arritmias. Embora isto não tenha sido reportado em associação com TALERC, deve ser instituída a monitorização do ECG em caso de superdosagem. Tratamento: Lavagem gástrica e/ou diurese forçada, além de medidas sintomáticas.

Laboratório

Boehringer Ingelheim

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Agasten, Alergitrat, Asdron, Asmalergin, Asmax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *