Princípio ativo: acetato de buserelinaSuprefact
Classe terapêutica dos Antihormonios
Princípio ativo Acetato de Buserelin.

Indicações de Suprefact

Tratamento de carcinoma da próstata, quando a supressão da produção de testosterona for indicada.

Efeitos Colaterais de Suprefact

No início do tratamento com Suprefact há um aumento temporário dos hormônios sexuais, que, em geral, permanece dentro dos limites da normalidade. Este aumento inicial obtido pelo tratamento exclusivo de Suprefact provoca, em aproximadamente 10 % dos casos, uma intensificação ou incidência de ostealgia, especialmente em casos de pacientes com metástase óssea. Além disso, uma ativação passageira do tumor pode ocorrer com manifestações como dificuldade de micção, retenção urinária, estase linfática e sintomas de distúrbios neurológicos (por exemplo, fraqueza muscular nas pernas), que em casos isolados são de natureza grave. Estes sintomas podem ser evitados com utilização de um antiandrogênico. Devido à supressão dos hormônios sexuais, é de se esperar a ocorrência de ondas de calor, perda da potência e da libido e, raramente, estados depressivos. Pode ocorrer ginecomastia, porém isto é raro e geralmente indolor. A incidência destes sintomas parece corresponder a da ocorrência normal (espontânea) dos mesmos. Há relato de cefaléia transitória, trombose com embolia pulmonar. Distúrbios como náuseas, vômitos, diarréia e tontura foram observados. Em casos raros podem ocorrer reações de hipersensibilidade (ao buserelin ou ao álcool benzílico), tais como, eritema, prurido, alterações cutâneas urticariformes, exantema e dispnéia. Choque anafilático é raro, porém se ocorrer é agudo com risco de morte.

Como Usar (Posologia)

Suprefact injetável é administrado por via subcutânea. A dose é de 0,5 ml 3 vezes ao dia, durante um período de 7 dias. Esta dose é equivalente a 1,5 mg de buserelin por dia e é independente do peso corporal. Se necessário, utilizar um antiandrogênico. No 8º dia passa-se à administração de Suprefact nasal como terapia de manutenção. – Medidas de urgência: no geral recomenda-se as seguintes medidas de urgência em caso de choque anafilático: ao surgimento dos primeiros sintomas (sudorese, náusea, cianose) interromper a injeção, colocar o paciente deitado, manter as vias respiratórias livres e canular um acesso venoso. Injeção imediata de epinefrina por via intravenosa: após a diluição de 1 ml de solução de epinefrina a 1:1000 para um volume de 10 ml, injeta-se lentamente 1 ml desta solução diluída equivalente a 0,1 mg de epinefrina, ao mesmo tempo que se controla a pulsação e a pressão sangüínea (cuidado com as alterações do ritmo cardíaco). A administração de epinefrina pode ser repetida. A seguir, administrar glicocorticóides por via intravenosa (por exemplo, 250 a 1000 mg de hidrocortisona). A administração de glicocorticóides pode ser repetida. A substituição do volume sangüíneo por via intravenosa e feita a seguir (por exemplo, expansores do plasma, albumina humana, solução eletrolítica completa). Outras medidas terapêuticas: respiração artificial, inalação de oxigênio, anti-histamínicos.

Contra-Indicações de Suprefact

Não deve ser utilizado se o tumor for insensível ao tratamento hormonal, após orquiectomia, nos casos conhecidos de hipersensibilidade ao buserelin e ao álcool benzílico.

Precauções

Na 1ª semana, antes da fase de supressão da síntese de hormônios, há um período de estimulação. Pode haver exacerbação dos sintomas da doença, como manifestação de ativação temporária do tumor. Tais sintomas, geralmente, cedem espontaneamente. O tratamento não deve ser interrompido nessa 1ª fase. Tais sintomas podem ser evitados pela prescrição adicional de um antiandrogênico (por ex.: acetato de ciproterona) 5 dias antes do início do tratamento com Suprefact injetável e mantê-lo durante 3 a 4 semanas, simultaneamente à terapia com Suprefact injetável (1ª semana de tratamento) e Suprefact nasal, até se obter os níveis desejados de testosterona. Pacientes sabidamente deprimidos ou com história de ocorrência de estados depressivos devem ser tratados com Suprefact somente sob cuidadosa supervisão médica. – Interações medicamentosas: durante os testes clínicos com Suprefact, nenhuma evidência de incompatibilidade com outras drogas foi relatada.

Apresentação

Embalagem com 2 frascos-ampola de 5,5 ml.

Composição

Cada ml contém: acetato de buserelin(equivalente a 1 mg de buserelin) 1,05 mg; álcool benzílico 10 mg; veículo q.s.p. 1 ml.

Laboratório

Hoechst Marion Roussel

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Androcur, Aredia, Nolvadex, Sandostatin, Suprefact e

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Suprefact e

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *