Princípio ativo: salbutamolSulfato de Salbutamol

Composição – SULFATO DE SALBUTAMOL

xarope: cada colher das de chá (5 ml) contém:salbutamol (sulfato) 2,0 mg. Excipientes: ácido cítrico, citrato de sódio, glicerina bidestilada, parabenos, açúcar, álcool etílico, corante vermelho, essência de framboesa, água purificada. Cada comprimido contém: salbutamol (sulfato) 2,0 ou 4,0 mg. Excipientes: celulose microcristalina, amido de milho, lactose, metabissulfito de sódio, sílica precipitada amorfa, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, corante amarelo (comprimido de 2,0 mg) e corante rosa (comprimido de 4,0 mg).

Posologia e Administração – SULFATO DE SALBUTAMOL

adultos: 2 colheres de chá (10 ml) 3 a 4 vezes ao dia. Crianças de 2 a 5 anos: 1/2 colher de chá (2,5 ml) 3 vezes ao dia. Crianças de 6 a 12 anos: 1 colher de chá (5 ml) 3 vezes ao dia. Crianças acima de 12 anos: 1 a 2 colheres de chá (5 a 10 ml) 3 vezes ao dia. Comprimidos: adultos: de 2 a 4 mg, 3 a 4 vezes ao dia. Crianças: de 1 a 2 mg, 3 a 4 vezes ao dia. Estas doses podem ser alteradas a critério médico, especialmente em pacientes muito sensíveis ou idosos. – Superdosagem: a superdosagem com Salbutamol deve ser tratada pela lavagem gástrica e, se conveniente, administrando-se um betabloqueador adrenérgico cardiosseletivo.

Precauções – SULFATO DE SALBUTAMOL

Salbutamol deve ser administrado com precauções a pacientes portadores de tireotoxicose. Não é aconselhável a sua administração no primeiro trimestre de gravidez. O uso em idosos (acima de 65 anos) requer acompanhamento médico. Interações medicamentosas: as preparações orais de salbutamol e os agentes betabloqueadores, como o propranolol, não devem ser prescritas concomitantemente.

Reações adversas – SULFATO DE SALBUTAMOL

o único efeito colateral com Salbutamol oral é um tremor na musculatura esquelética, que ocorre em alguns pacientes e que afeta principalmente as mãos. Este efeito está relacionado com a dose, sendo comum a todos os estimulantes beta- adrenérgicos. Um pequeno número de pacientes queixa-se de tensão. Isto deve-se também aos efeitos sobre a musculatura esquelética e não a uma estimulação direta do sistema central. Com doses de Salbutamol maiores que as recomendadas ou em pacientes que são sensíveis aos estimulantes beta-adrenérgicos, pode ocorrer uma vasodilatação periférica e, em consequência, um aumento compensatório da frequência cardíaca.

Contra-Indicações – SULFATO DE SALBUTAMOL

quando houver ameaça de aborto durante o primeiro ou segundo trimestre da gravidez. As preparações orais de salbutamol e os agentes betabloqueadores, como o propranolol, não devem, usualmente, serem prescritos concomitantemente.

Indicações – SULFATO DE SALBUTAMOL

alívio do broncospasmo na asma brônquica de qualquer tipo, bronquite crônica e enfisema pulmonar.

Apresentação – SULFATO DE SALBUTAMOL

xarope: caixa com vidro de 100 ml. Caixa com 20 comprimidos.

LABORATÓRIO

NEO QUIMICA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *