Princípios ativos: bacitracina, neomicina

Antibióticos – Receituário simples em duas vias

Sulfato de Neomicina + Bacitracina

SULFATO DE NEOMICINA+
BACITRACINA

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO – SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA

Pomada dermatológica: bisnaga com 15 g ou 50 g.

USO PEDIÁTRICO OU ADULTO

COMPOSIÇÃO – SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA

Cada grama da pomada contém:
Sulfato de neomicina    5 mg
Bacitracina     250 UI
Excipientes  q.s.p.    1 g
(álcool cetílico, lanolina anidra, óleo mineral, polisorbato e vaselina sólida branca)

INFORMAÇÕES AO PACIENTE – SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA

Ação esperada do medicamento: Antiinfeccioso de uso tópico.
Cuidados de armazenamento: Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC). Proteger da luz.
Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho). Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
Gravidez e lactação: Informe seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.
Cuidados de administração: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre a frequência de aplicação e a duração do tratamento. Não aplicar sobre os olhos. Antes de aplicar o produto, lavar a região afetada com água e sabão, secando cuidadosamente o local. Depois da aplicação, pode- se cobrir a área tratada com gaze.
Interrupção do tratamento: Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas: Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: prurido, vermelhidão, inchaço ou qualquer irritação local não existente antes do uso do produto; ou caso ocorra qualquer diminuição da audição.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Utilização concomitante com outras substâncias: Evitar o uso simultâneo de aminoglicosídeos, cefalosporinas, anfotericina B, ciclosporina, metoxiflurano ou diuréticos de alça.

Contra- indicações e Precauções: Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. O produto não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula ou fármacos afins.
Não utilizar o produto sobre feridas profundas, queimaduras graves ou extensas áreas lesadas, exceto sob prescrição médica.

NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER    PERIGOSO PARA A SAÚDE.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS – SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA

A Bacitracina é um antibiótico polipeptídeo de ação bactericida, interferindo na síntese da parede celular, sendo ativa contra a maioria dos germes Gram- positivos e alguns cocos Gram-negativos. A neomicina, um antibiótico aminoglicosídeo que interfere na síntese protéica do microorganismo, tem ação bactericida, sendo eficaz contra germes Gram-positivos (estafilococos), e principalmente Gram-negativos.
Apesar de não ser absorvida através da pele intacta, a Neomicina aplicada topicamente é facilmente absorvida através de grandes regiões expostas, queimadas, ou com tecido de granulação. A Bacitracina, por sua vez, não apresenta absorção significativa após aplicacão tópica sobre a pele intacta ou lesionada, ou sobre membranas mucosas. Não ocorrendo absorção, a ação do medicamento é limitada ao local de aplicacão.
A associação destes dois antibióticos em seu uso tópico, além de apresentar um efeito sinérgico, evita o desenvolvimento de microorganismos resistentes à Neomicina.

INDICAÇÕES: – SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA

No tratamento de infecções bacterianas da pele e mucosas, causadas por microorganismos sensíveis: piodermites, impetigo, eczemas infectados, furúnculos, antraz, éctima, abscessos, acne infectada, intertrigo, úlceras cutâneas e queimaduras infectadas.Na profilaxia de infecções cutâneo- mucosas, produzidas por microorganismos sensíveis, decorrentes de cortes (inclusive de origem cirúrgica), abrasões, queimaduras pouco extensas, ferimentos.
Infecções nasais e do ouvido externo, causadas por microorganismos sensíveis.

CONTRA-INDICAÇÕES: – SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA


Hipersensibilidade aos componentes da associação.

PRECAUÇÕES: – SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA

Pode ocorrer sensibilidade cruzada se o paciente utilizar outros produtos contendo antibióticos aminoglicosídeos.Quando o produto é aplicado em grandes áreas da pele, com lesão, pode ocorrer absorção sistêmica significativa, com risco de ototoxicidade ou nefrotoxicidade, especialmente se a função renal estiver prejudicada, ou na administração simultânea de fármacos sistêmicos nefrotóxicos ou ototóxicos.
Não empregar para uso oftálmico.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS: – SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA

Não se recomenda o uso simultâneo dessa associação com fármacos relacionados, por exemplo, outros aminoglicosídeos, por via sistêmica, já que reações de hipersensibilidade podem ocorrer com maior frequência.

REAÇÕES ADVERSAS: – SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA

Podem ocorrer prurido, “rash” cutâneo, vermelhidão, inchaço ou outros sinais de irritação local.

POSOLOGIA E MODO DE USAR – SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA

Aplicar sobre a região afetada uma fina camada do produto de 2 a 5 vezes por dia, utilizando ou não curativos semi oclusivos. Em queimaduras e cavidades pós- cirúrgicas pode-se utilizar faixas de gaze untadas com o produto.

INGESTÃO ACIDENTAL OU SUPERDOSAGEM – SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA

O quadro clínico por ingestão acidental ou superdosagem ainda não é conhecido. Na eventualidade, adotar as medidas habituais de apoio e controle das funções vitais.

PACIENTES IDOSOS – SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA

Não há restrições ou recomendações especiais com relação ao uso deste produto por pacientes idosos.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

LABORATÓRIO

MEDLEY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *