Princípio ativo: sulfadiazina
Sulfadiazina
Composição – SULFADIAZINA
cada comprimido contém: sulfadiazina 500 mg.Excipientes: amido de milho, manitol, glicolato amido sódico, povidona, croscarmelose sódica e estearato de magnésio.
Posologia e Administração – SULFADIAZINA
crianças de 2 meses a 5 anos: a critério médico. Crianças de 5 a 12 anos: 1/2 comprimido a cada 12 horas ou 1 comprimido ao dia. Adultos e crianças acima de 12 anos: 1 comprimido a cada 12 horas ou 2 comprimidos ao dia. Os comprimidos devem ser ingeridos sem mastigar e no intervalo das refeições. A posologia adequada deve ser determinada pelo médico de acordo com o quadro clínico e a idade do paciente. – Superdosagem: nestes casos recomenda-se a indução de vômitos ou lavagem gástrica e tratamento sintomático.
Precauções – SULFADIAZINA
durante o tratamento os pacientes devem ingerir grandes quantidades de líquidos. A alimentação pode diminuir a velocidade da absorção, sem contudo afetar a extensão da absorção, ainda assim aconselha- se a administração das doses nos intervalos das refeições. Durante tratamento prolongado os pacientes devem ser submetidos periodicamente ao teste de hemograma. Pacientes intolerantes a diuréticos tiazídicos, furosemida, sulfoniluréias, inibidores da anidrase carbônica ou outras sulfonamidas podem também apresentar intolerância à Sulfadiazina. Pacientes idosos (acima de 65 anos) só devem fazer uso de Sulfadiazina sob acompanhamento médico. O uso de Sulfadiazina pode ocasionar alterações hematológicas indicativas da deficiência de ácido fólico, alterações estas que são reversíveis com a administração concomitante de uma dose diária de ácido fólico. – Interações medicamentosas: com metenamina aumenta os riscos de cristalúria; potencializa os efeitos da fenilbutazona; reduz os efeitos dos anticoncepcionais orais que contenham estrogênios; interfere com os efeitos bactericidas das penicilinas; pode aumentar ou prolongar os efeitos ou a toxicidade dos anticoagulantes cumarínicos, anticonvulsivantes hidantoínicos, antidiabéticos orais, antiinflamatórios não esteróides, diuréticos tiazídicos e metotrexato; com probenecida têm as suas concentrações séricas totais aumentadas e mais prolongadas.
Reações adversas – SULFADIAZINA
as mais comuns relatadas são estomatites e diarréia. Podem ocorrer com menor frequência alterações hematológicas, tais como, agranulocitose, anemia aplástica, trombocitopenia e leucopenia. Existem raros relatos de pacientes que apresentaram dor de garganta ou dificuldade para deglutir, dores nas juntas e músculos, epiderme pálida, hepatite, fotossensibilidade, bolhas ou descamação da pele e síndrome de Stevens- Johnson.
Contra-Indicações – SULFADIAZINA
pacientes portadores de insuficiências hepática e renal, porfiria, asma brônquica, discrasias sanguíneas, deficiência da glicose- 6-fosfato desidrogenease (G-6-PD), gravidez e lactação, hipersensibilidade e crianças menores de dois meses de idade.
Indicações – SULFADIAZINA
tratamento das diversas infecções causadas por microorganismos sensíveis.
Apresentação – SULFADIAZINA
caixa com 20 envelopes de 10 (200 comprimidos).
LABORATÓRIO
NEO QUIMICA