Princípio ativo: eritromicina

Antibióticos – Receituário simples em duas vias

Stiemycin

Indicações de Stiemycin

Tratamento da acne vulgar, graus primários I, II e III, nos quais predominam comedões, pápulas e pústulas, em que o agente etiológico for sensível à eritromicina. Esta preparação não é recomendada como tratamento único para as variedades profunda e nodulocística (acne conglobata).

Efeitos Colaterais de Stiemycin

O uso de agentes antimicrobianos pode estar associado à proliferação de microorganismos resistentes a antibióticos; em tal caso, a administração de antibióticos deve ser descontinuada e devem ser tomadas as medidas necessárias. Como acontece com outros medicamentos indicados para uso tópico, há sempre a possibilidade de que irritação primária ou dermatite alérgica por contato se desenvolvam em certos pacientes. Uso pediátrico: a segurança e a efetividade em crianças abaixo de 12 anos de idade não foram estabelecidas. – Interações medicamentosas: o uso concomitante de outras preparações tópicas para a tratamento do acne, especialmente abrasivos ou descamantes, pode levar a uma irritação cutânea cumulativa e, por isso, deve ser feito com orientação médica.

Como Usar (Posologia)

Deve ser aplicado na área afetada, 2 vezes ao dia. Após a pele ter sido bem lavada com água morna e sabonete, umedecer um chumaço de algodão ou gaze na solução e, então, friccionar toda a área afetada. Para o gel, a aplicação deve ser feita com a ponta dos dedos. – Superdosagem: a ingestão acidental desta fórmula pode causar náusea, vômito e, em crianças menores, sensação de embriaguez ou sedação. Baseado na quantidade ingerida e no tempo decorrido desde a ingestão, pode-se empregar como tratamento, a indução ao vômito, lavagem gástrica ou utilização de líquido demulcente, além das medidas gerais de suporte.

Contra-Indicações de Stiemycin

Pacientes com passado de hipersensibilidade à eritromicina.

Precauções

Uso exclusivamente externo, adultos e adolescentes. Evitar que o produto penetre nos olhos. Uso na gestação: não há dados disponíveis sobre o uso deste produto em gestantes; portanto, esta droga deve ser usada durante a gravidez somente se claramente necessário.

Apresentação

Bisnaga com 45 g e 60 g de gel e solução em frasco com 120 ml.

Composição

Cada g do gel contém: eritromicina base 20 mg;gel alcoólico excipiente q.s.p. l g; o excipiente contém: álcool etílico, butilhidroxitolueno, hidroxipropilcelulose. Cada ml da solução tópica contém: eritromicina base 20 mg; loção alcoólica excipiente q.s.p. l ml; o excipiente contém: álcool etílico, álcool laurílico 4-etoxilado, hidroxipropilcelulose, propilenoglicol.

Laboratório

Labs. Stiefel Ltda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *