Princípios ativos: arginina, ibuprofenoSpidufen 600
Laboratório
Zambon
Apresentação de Spidufen 600
cx. c/ 10 env. de granulado. Cada env. contém : Ibuprofeno ..600 mg Arginina …555 mg
Spidufen 600 – Indicações
No alívio da dor leve ou moderada: cefaléias, nevralgias, dismenorréia, pós-cirúrgico dental e dores dentárias, musculares e traumáticas. Spidufen 600 também está indicado na artrite reumatóide e na osteoartrite e em outras patologias musculares e ósseas que se manifestem com dor e inflamação.
Contra-indicações de Spidufen 600
Por causa do potencial de sensibilidade cruzada com outros antiinflamatórios não esteróides, o produto não deve ser administrado a pacientes nos quais aspirina ou outros antiinflamatórios tenham induzido sintomas de rinite, urticária, angioedema, broncoespasmo ou outros fenômenos de natureza alérgica. Como acontece com outros antiinflamatórios não esteróides, é aconselhável não administrar o produto a portadores de gastrite e úlcera péptica grave ou em fase ativa e na insuficiência hepática ou renal grave. O produto não deve ser administrado às crianças com idade inferior a 12 anos. SPIDUFEN contém aspartame como excipiente, motivo pelo qual é contra-indicado em pacientes com fenilcetonúria.
Reações adversas / Efeitos colaterais de Spidufen 600
A incidência de reações adversas é relativamente baixa e o ibuprofeno parece ser um dos AINEs mais bem tolerados. As reações mais comuns são náuseas, vômitos, diarréia, constipação intestinal e epigastralgia, ocorrendo em menor quantidade. As reações de hipersensibilidade podem ser similares às descritas para o ácido acetilsalicílico, tais como rinitsinusite, asma, angioedema e urticária. Foi observada, em alguns pacientes, ambliopia tóxica com redução da acuidade visual e dificuldade na discriminação das cores. Os sintomas desaparecem com a interrupção do uso. Em menos de 1% dos pacientes pode ocorrer elevação significativa das transaminases. Foram relatadas icterícia, hepatite, e esporadicamente, hiperuricemia. Foram relatados também retenção de líquidos e edema. Ibuprofeno deve ser administrado, com cuidado, a pacientes com histórico de descompensação cardíaca. SPIDUFEN inibe a agregação plaquetária em menor grau do que o ácido salicílico e a indometacina. Casos raros de linfopenia, agranulocitose e anemia hemolítica também foram relatados.
Spidufen 600 – Posologia
O conteúdo do envelope deve ser dissolvido em meio copo de água antes de ser ingerido. Adultos: Dores leves ou moderadas; dismenorréia: 1 envelope de 600mg, 2 vezes ao dia (de 12 em 12 horas). Processos artríticos crônicos: No início do tratamento, aconselha-se uma dose diária de 1200 a 1600 mg divididas em 3 ou 4 administrações, podendo, se necessário, ser aumentada gradualmente até 2400 mg diários, dose que não se aconselha ser ultrapassada. Crianças com mais de 12 anos de idade: A dose diária recomendada é de 20 mg/kg dividida em 3 administrações. Em casos de artrite reumatóide juvenil, a dose pode ser aumentada para 40 mg/kg/dia, dividida em 3 administrações. A dose máxima diária, para crianças pesando menos de 30 kg, é de 800 mg.
Spidufen 600 – Informações
SPIDUFEN é um analgésico antiinflamatório de síntese. Seu mecanismo de ação, a exemplo dos outros agentes antiinflamatórios não esteróides, não é ainda exatamente definido. Entretanto, sua ação terapêutica não se deve ao estímulo hipófise-supra-renal. O produto é um potente inibidor da síntese das prostaglandinas em nível periférico. A sua ação analgésica, de tipo não narcótico, é 28 a 30 vezes superior ao ácido acetilsalicílico. Sua ação central, ainda que presente, é pouco intensa. A sua biotransformação processa-se por via hepática. O medicamento atinge a concentração máxima em cerca de 1,5 h e age de 4 a 6 horas, com eliminação rápida através da urina e excreção, virtualmente completa 24 horas após a administração da última dose. Além disso, a presença em sua fórmula, de um aminoácido básico, a arginina, facilita sua solubilização e promove ótima e rápida absorção do princípio ativo, após administração oral. Por isso, é aconselhável a administração do produto no intervalo das refeições.