Princípio ativo: cloreto de sódio

Sorofar
Cloreto de sódio
Solução nasal 9 mg/ml em frasco com 30 ml com conta gotas
Solução nasal 30 mg/ml em frasco com 60 ml e válvula spray

Composições completas:
SOROFAR cada ml contém:
Cloreto de sódio………………………………………………………..9 mg
Excipientes: cloreto de benzalcônio e água de osmose reversa.
SOROFAR H cada ml contém:
Cloreto de sódio………………………………………………………30 mg
Excipientes: cloreto de benzalcônio, edetato dissódico, propilenoglicol, povidona, ácido cítrico, fosfato de sódio dibásico, fosfato de sódio monobásico e água de osmose reversa.
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
Ação esperada do medicamento: SOROFAR age reduzindo o edema (inchaço) da mucosa nasal, fluidificando a secreção da mucosa nasal, favorecendo, portanto, sua eliminação.
Cuidados de armazenamento: conserve em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), protegido da luz.
Prazo de validade: se conservado conforme os cuidados de armazenamento, apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação. Nunca use medicamento com o prazo de validade vencido. Além de não proporcionar o efeito desejado, pode prejudicar a sua saúde.
Gravidez e lactação: Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Cuidados de administração: siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Interrupção do tratamento: não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas: informe a seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como queimação ou prurido. O uso prolongado deste medicamento raramente pode causar quadros de rinite medicamentosa.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS
Ingestão concomitante com outras substâncias: não existe evidência suficiente que confirme a ocorrência de interações medicamentosas clinicamente relevantes.
Contra-indicações e precauções: SOROFAR é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula. Com a finalidade de diminuir o risco de transmissão de infecção, o conta-gotas e o frasco não devem ser utilizados por mais de uma pessoa. O conta-gotas deve ser lavado com água fervida e secado após cada utilização. SOROFAR H deve ser utilizado somente sob orientação médica em pacientes que apresentem alguma doença, ou que estejam em uso de algum medicamento onde possa ocorrer a retenção do elemento sódio. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Informe a seu médico a ocorrência de gravidez. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.
INFORMAÇÃO TÉCNICA
Características: SOROFAR umedece o muco acumulado nas narinas, facilitando a sua expulsão.  Pode ser usado como fluidificante das secreções nasais em casos de resfriados, rinites e de quaisquer outras condições associadas ao ressecamento da mucosa nasal, como ambientes fechados (por ex.: salas de aula), baixa umidade do ar e poluição.
SOROFAR H é um produto tópico nasal composto por uma solução hipertônica de cloreto de sódio a 3%. A solução hipertônica de SOROFAR H atua na mucosa nasal, através do seu efeito osmótico, reduzindo o edema e fluidificando o muco, o que facilita a sua remoção. Também pode ser utilizado nas afecções agudas e crônicas associadas ao aumento do muco nasal como resfriados, rinites e também na eliminação de crostas nos quadros de pós-operatório.
SOROFAR não contém substâncias vasoconstritoras. Portanto, não há risco de reações adversas, como taquicardia, tremores, etc.
Indicações: como fluidificante nasal de uso tópico, pois age reduzindo o edema (inchaço) da mucosa nasal, fluidificando a secreção da mucosa nasal, favorecendo, portanto, sua eliminação.
Contra-indicações: SOROFAR é contra-indicado no caso de hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula e em pacientes que estejam, por algum motivo, apresentando quadros de hipernatremia. SOROFAR não deve ser utilizado por meio de aparelhos de inaloterapia devido ao risco de ocorrer broncoespasmo.
Precauções e Advertências: recomenda-se que SOROFAR seja utilizado com precaução e somente sob orientação médica nos casos em que possa ocorrer retenção de sódio, como insuficiência cardíaca congestiva, hipoproteinemias, insuficiência renal ou hepática grave, quadros de edema pulmonar ou periférico e quadros de obstrução urinária. Pacientes que estejam em uso de medicamentos que causem a retenção de sódio, como corticosteróides, devem utilizar o produto somente sob orientação médica. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Com a finalidade de diminuir o risco de transmissão de infecção, o conta-gotas e o frasco não devem ser utilizados por mais de uma pessoa. O conta-gotas deve ser lavado com água fervida e secado após cada utilização.
Interações medicamentosas: não existe evidência suficiente que confirme a ocorrência de interações medicamentosas clinicamente relevantes.
Reações adversas/ colaterais e alterações de exames laboratoriais: podem ocorrer quadros de queimação ou de prurido da mucosa nasal, que desaparecem com a suspensão do tratamento. O seu uso prolongado raramente pode causar quadros de rinite medicamentosa.

 

Posologia: bastante flexível e ampla, já que mesmo irrigações generosas não alteram o movimento ciliar ou são capazes de produzir algum inconveniente.
SOROFAR 9 mg/ml com conta-gotas: em instilações, podem-se usar 2 a 4 gotas, 4 a 6 vezes ao dia (1 gota = 0,03 ml)

  1. Abra o frasco, rompendo o lacre que se encontra na tampa. Acople o conta-gotas ao frasco (figura 1).

2. Não introduza o conta-gotas nas narinas. Aperte o bulbo no conta-gotas para instilar o produto. Se, eventualmente, ocorrer contato com a narina, não desaperte o bulbo para evitar que a secreção nasal seja aspirada (figura 2).
3. Lave e ferva o conta-gotas antes de fechar o frasco. Mantenha o frasco em uso sempre fechado, rosqueando completamente a tampa do conta-gotas (figura 3). O conta-gotas funciona como tampa. Mantenha-o colocado no frasco após o uso. O frasco deve ser guardado no interior do cartucho.
Sorofar H spray: faça uma aplicação em cada narina, de 4 a 6 vezes ao dia, ou conforme orientação médica.
1. Abra o frasco, quebrando o lacre que se encontra na tampa, através de giro da tampa no sentido anti-horário.
2. Acople a válvula pump (spray) no frasco e rosqueie, girando a tampa no sentido horário até que a válvula esteja bem firme.
3. Remova a tampa protetora do bico spray.
4. Posicione o bico do spray voltado para cima na entrada da narina (não introduza o bico do frasco spray nas narinas) e pressione a haste da válvula para baixo. A cabeça deve ser mantida ereta, em posição vertical, durante a aplicação (figuras 1 e 2).
5. Limpe o bico e coloque novamente a tampa protetora. O frasco deve ser guardado no interior do cartucho.
Superdosagem: casos de superdosagem com SOROFAR podem ocorrer pela ingestão inadvertida do produto em quantidades excessivas por via oral, podendo causar náuseas, vômitos, diarréia e cólicas abdominais. Nos casos mais leves, recomenda-se a ingestão de água e a restrição de sódio. Nos casos mais graves, deve-se observar, monitorar o estado clínico do paciente e avaliar a dosagem sérica de sódio do paciente em nível hospitalar.
Pacientes idosos: as mesmas orientações dadas aos adultos devem ser seguidas para os pacientes idosos, observando-se as recomendações específicas para grupos de pacientes descritos nos itens “Precauções” e “Contra-indicações”.
DIZERES LEGAIS
9 mg/ml 1 frasco + 1 conta-gotas ? Registro M.S. n° 1.0385.0098.001-5
9 mg/ml 25 frascos + 25 conta-gotas ? Registro M.S. n° 1.0385.0098.002-3
9 mg/ml 50 frascos + 50 conta-gotas ? Registro M.S. n° 1.0385.0098.003-1
30 mg/ml 1 frasco + 1 válvula spray ? Registro M.S. n° 1.0385.0098.004-1
30 mg/ml 25 frascos + 25 válvulas spray ? Registro M.S. n° 1.0385.0098.005-8
30 mg/ml 50 frascos + 50 válvulas spray ? Registro M.S. n° 1.0385.0098.006-6
Farmacêutico Responsável: Alexandre Madeira de Oliveira ? CRF/SC nº 3684

LABORATÓRIO FARMACÊUTICO ELOFAR LTDA.
S.A.C. 0800-600-1344 – sac@elofar.com.br – www.elofar.com.br
Rua Tereza Cristina, 67 – Florianópolis – Santa Catarina – CEP 88070-790
CNPJ:  83.874.628/0001-43  – INDÚSTRIA BRASILEIRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *