Princípio ativo: cloridrato de nafazolina
Soroclim
cloridrato de nafazolina
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO
Solução nasal em frasco de 30 mL.
USO NASAL – ADULTO
COMPOSIÇÃO
Cada ml contém:
cloridrato de nafazolina ………………………………..0,5 mg
Excipientes: cloreto de sódio, cloreto de benzalcônio e água de osmose reversa.
INFORMAÇÃO AO PACIENTE
SOROCLIM® tem ações antisséptica e descongestionante nasal.
SOROCLIM®, quando conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e umidade, apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação. NUNCA USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ALÉM DE NÃO OBTER O EFEITO DESEJADO, PODE PREJUDICAR A SUA SAÚDE.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar o médico se está amamentando.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.
INFORME SEU MÉDICO O APARECIMENTO DE REAÇÕES DESAGRADÁVEIS, TAIS COMO: QUEIMAÇÃO OU ARDÊNCIA.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
SOROCLIM® não deve ser administrado concomitantemente com antidepressivos tricíclicos. SOROCLIM® é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida a quaisquer dos componentes da fórmula.
Não deve ser administrado em crianças, principalmente menores de 12 anos. SOROCLIM® deve ser utilizado com cautela em pacientes com problemas cardiovasculares, hipertireoidismo, diabetes e glaucoma de angulo estreito.
Não use ininterruptamente por longos períodos.
O uso prolongado e abusivo pode causar vasodilatação de rebote, congestão e rinite medicamentosa.
Não usar em uma frequência menor que 3 horas. Não usar por mais de 3 dias.
O frasco não deve ser utilizado por mais de uma pessoa com a finalidade de diminuir o risco de contaminação e transmissão do processo infeccioso.
SOROCLIM® destina-se ao uso tópico nasal.
INFORME SEU MÉDICO SOBRE QUALQUER MEDICAMENTO QUE ESTEJA USANDO, ANTES DO INÍCIO OU DURANTE O TRATAMENTO.
NÃO DEVE SER UTILIZADO DURANTE A GRAVIDEZ.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
INFORMAÇÃO TÉCNICA
O cloridrato de nafazolina é um agonista alfa-adrenérgico utilizado como vasoconstritor e descongestionante nasal, com um rápido início de ação vasoconstritora (aproximadamente 10 minutos) e com efeito prolongado (entre 2 a 6 horas).
A administração intranasal da nafazolina leva a um processo de constrição dos vasos dilatados da mucosa nasal, reduzindo o fluxo sangüíneo e o edema tissular.
A associação com o cloreto de benzalcônio confere ao SOROCLIM® uma excelente ação antisséptica, além de atividades emulsificante, ceratolítica e detergente.
O cloreto de benzalcônio é um agente antimicrobiano que é rapidamente absorvido pela mucosa e que possui um rápido início de ação e um tempo de ação antimicrobiana moderadamente longo.
Indicações:
Como antisséptico e descongestionante de uso nasal.
Contra-indicações:
SOROCLIM® é contra-indicado no caso de hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da formulação. SOROCLIM® é contra-indicado em crianças, principalmente menores de 12 anos e durante a gravidez. SOROCLIM® destina-se ao uso tópico nasal, sendo contra-indicado seu uso em inaloterapia.
Precauções:
Utilizar com cautela em pacientes com problemas cardiovasculares e hipertireoidismo, diabetes mellitus, hipertrofia prostática, glaucoma de ângulo estreito e pacientes que apresentem forte reação a agentes simpatomiméticos, evidenciada por sinais de insônia ou vertigem.
Não deve ser usado ininterruptamente durante longos períodos.
O uso prolongado e abusivo pode causar vasodilatação de rebote, congestão e rinite medicamentosa.
O frasco não deve ser utilizado por mais de uma pessoa com a finalidade de diminuir o risco de contaminação e transmissão do processo infeccioso.
Interações medicamentosas:
Recomenda-se precaução no uso do produto nos pacientes em tratamento com inibidores da monoaminoxidase.
O uso concomitante de SOROCLIM® com antidepressivos tricíclicos pode levar a uma potencialização dos efeitos pressóricos da nafazolina.
Obs.: embora estas reações não sejam específicas da nafazolina, a possibilidade de interação medicamentosa deve ser considerada.
Reações adversas:
Pode ocorrer irritação local passageira (queimação, ardência, espirros). Já foram descritas ocorrências de náusea e cefaléia.
Pacientes diabéticos podem ter o valor da glicemia elevado com o uso crônico da nafazolina.
O uso crônico de SOROCLIM® pode apresentar congestão nasal por efeito rebote e seu uso prolongado pode acarretar rinite medicamentosa.
Posologia:
Gotejar 1 a 2 gotas em cada narina, 4 a 6 vezes ao dia (32,5 gotas correspondem a 1ml e 1 GOTA CONTÉM 0,016 MG DE NAFAZOLINA).
Conduta na superdosagem:
Nos casos de superdosagem com SOROCLIM®, podem ocorrer arritmias cardíacas, cefaléia, náuseas e vômitos, bradicardia, hipotensão ou hipertensão, hiperemia e depressão do sistema nervoso central. Recomenda-se procurar o serviço médico o mais rápido possível, para observação e medicação apropriada conforme a gravidade do quadro clínico.
Pacientes idosos:
As mesmas orientações dadas aos adultos devem ser seguidas para pacientes idosos, observando-se as recomendações específicas para grupos de pacientes descritos nos itens ˝Precauções˝ e ˝Contra-indicações˝.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Frasco 30ml ? Reg. M.S. nº 1.0385.0099.001-0
Nº lote, data de fabricação e prazo de validade: VIDE CARTUCHO
Farmacêutico Responsável: Dr. Alexandre Madeira de Oliveira ? CRF/SC nº 3684
LABORATÓRIO FARMACÊUTICO ELOFAR LTDA.
S.A.C. 0800-600-1344 – sac@elofar.com.br – www.elofar.com.br
Rua Tereza Cristina, 67 – Florianópolis – Santa Catarina – CEP 88070-790
CNPJ: 83.874.628/0001-43 – INDÚSTRIA BRASILEIRA