Princípio ativo: amisulpridaSocian
Classe terapêutica dos Antidepressivos e Neurolepticos
Princípio ativo Amisulprida.
Indicações de Socian
Estados deficitários; estados produtivos.
Efeitos Colaterais de Socian
Reações neurológicas: sedação ou sonolência; discinesias precoces (torcicolo espasmódico, crises óculo-giratórias, trismo); que cedem com a administração de um antiparkinsoniano anticolinérgico; discinesias tardias, que podem ser observadas com todos os neurolépticos durante tratamentos prolongados (nestes casos, os antiparkinsonianos anticolinérgicos são desprovidos de ação, podendo inclusive provocar um agravamento do quadro). Reações vegetativas: com doses elevadas, pode ocorrer hipotensão moderada, ainda que raramente. Reações endócrinas e metabólicas: impotência, frigidez, amenorréia, galactorréia, ginecomastia, hiperprolactinemia, ganho ponderal.
Como Usar (Posologia)
1 comprimido (50 mg) ao café da manhã ou a critério médico. Socian 50 mg encontra-se particularmente adaptado ao tratamento de estados deficitários. Socian 200 mg: deve ser ajustada segundo o caso clínico e o estado do paciente. Nas síndromes psicóticas produtivas, preconiza-se 600 a 1200 mg/dia. Socian 200 mg encontra-se particularmente adaptado ao tratamento de estados produtivos. Superdosagem: superdosagem eventual pode resultar em síndrome parkinsoniana severa e coma. O tratamento é sintomático.
Contra-Indicações de Socian
Gravidez e lactação.
Precauções
Em caso de hipertermia suspender o tratamento, uma vez que este sintoma pode ser um dos elementos da síndrome maligna dos neurolépticos (caracterizada por palidez, hipertermia e distúrbios vegetativos). Esta precaução deve ser observada sobretudo com doses altas. O efeito sedativo dos neurolépticos pode tornar perigosa a condução de veículos ou a operação de máquinas. O emprego deve ser cauteloso em pacientes idosos. É prudente reduzir a posologia e promover tratamentos descontinuados em presença de insuficiência renal grave. Faz-se necessário acompanhamento rigoroso quando do uso em epilépticos. Evitar o uso em parkinsonianos, a menos que o tratamento com neurolépticos mostre-se indispensável. A amisulprida não deve ser administrada em pacientes com suspeita de feocromocitoma sem controle médico rigoroso. Bebidas alcoólicas são desaconselhadas durante o tratamento. – Interações medicamentosas: a associação com levodopa é desaconselhada. Pode potencializar a ação de hipotensores, anti-hipertensivos e depressores do sistema nervoso central, tais como, hipnóticos, tranqüilizantes, anestésicos, analgésicos, etc.
Apresentação
Caixas com 20 comprimidos.
Composição
Socian 50 mg: amisulprida 50 mg, excipienteq.s.p. 1 comprimido. Socian 200 mg: amisulprida 200 mg; excipiente q.s.p. 1 comprimido.
Laboratório
Sanofi Synthelabo Ltda.
Remédios da mesma Classe Terapêutica
Arotin, Aurorix, Butal Sedin, Cebrilin, Cipramil