Princípio ativo: salmeterolSerevent Rotadisks e Spray

Composição – SEREVENT ROTADISKS e SPRAY

Serevent Spray: cada dose (acionamento) contém:xinafoato de salmeterol 36,3 mcg (equivalente a 25 mcg de salmeterol); veículo q.s.p. 1 dose. Serevent Rotadisks: xinafoato de salmeterol 72,5 mcg (equivalente a 50 mcg de salmeterol); excipiente q.s.p. 1 bolha.

Posologia e Administração – SEREVENT ROTADISKS e SPRAY

Serevent Rotadisks é administrado somente pela via inalatória, usando o aparelho inalador diskhaler, conforme as instruções de uso. Adultos: um receptáculo (bolha) correspondente a 50 mcg de salmeterol, 2 vezes ao dia. Em pacientes com obstrução mais severa das vias aéreas até 2 receptáculos (2 bolhas) correspondentes a 2 x 50 mcg de salmeterol, 2 vezes ao dia. Até o presente existem dados insuficientes para recomendar o uso de salmeterol em crianças. Não há necessidade de se ajustar a dose em pessoas idosas. Serevent Spray é administrado somente pela via inalatória, conforme as instruções de uso. Adultos: duas inalações (2 x 25 mcg de salmeterol) 2 vezes ao dia. Em pacientes com obstrução das vias aéreas mais severa recomenda- se quatro inalações (4 x 25 mcg de salmeterol) 2 vezes ao dia. Existem dados clínicos insuficientes até o presente para se recomendar o uso de salmeterol em crianças. Não há necessidade de ajustar a dose em pessoas idosas. Para se obter completo benefício terapêutico recomenda-se o uso regular de Serevent no tratamento da obstrução reversível das vias aéreas. O início do efeito broncodilatador do salmeterol geralmente ocorre em aproximadamente 5-10 minutos. O completo benefício será observado após a primeira ou segunda dose do produto. Os efeitos broncodilatadores do salmeterol geralmente permanecem durante 12 horas, e isto é particularmente importante no tratamento dos sintomas da asma noturna e no controle da asma induzida por exercícios. Com o uso do salmeterol os requerimentos para qualquer outra terapia broncodilatadora sintomática são geralmente reduzidos, de modo que a maioria dos pacientes podem ser mantidos somente com o salmeterol, sem necessidade de qualquer broncodilatador sintomático adicional. Se os sintomas persistirem o paciente deve usar um agonista beta-2 de ação curta por inalação, para aliviar os sintomas, mas esta necessidade é geralmente uma indicação de que o controle de sua obstrução das vias aéreas não é ótimo e que outro tratamento deve ser considerado. Este pode envolver aumento da dose de salmeterol e(ou) início ou aumento da dose de tratamento profilático. Como podem ocorrer efeitos adversos associados com dose excessiva, a dosagem ou frequência da administração somente deve ser aumentada sob orientação médica.

Precauções – SEREVENT ROTADISKS e SPRAY

o salmeterol deve ser prescrito com cautela em pacientes sofrendo de tireotoxicose. Em pacientes com insuficiência renal não é necessário fazer ajuste da dose. Gravidez: até o momento a experiência do uso do salmeterol durante a gravidez é limitada. Como ocorre com qualquer droga o uso durante a gravidez deve somente ser considerado se o benefício esperado à mãe é maior do que qualquer possibilidade de risco ao feto. Lactação: os níveis plasmáticos do salmeterol após inalação de doses terapêuticas são insignificantes e por este motivo os níveis da droga no leite devem ser correspondentemente baixos. Contudo, como não existe experiência do uso do salmeterol em lactantes, seu uso nestas circunstâncias somente deverá ser considerado se o benefício esperado para a mãe for maior do que qualquer possibilidade de risco ao lactente.

Reações adversas – SEREVENT ROTADISKS e SPRAY

tremores foram raramente relatados. Isto tende a ser transitório, relacionado a dose e diminui com a continuação da terapia. Em estudos clínicos, cefaléia e palpitações subjetivas foram também raramente relatadas, mas a incidência não foi significativamente diferente do placebo. Como ocorre com outras terapias por inalação, deve- se ter em mente o potencial para broncospasmo paradoxal. Se isto ocorrer, a terapia com salmeterol deve ser descontinuada imediatamente e instituída uma terapia alternativa. – Interações medicamentosas: drogas betabloqueadoras não seletivas, como o propranolol, nunca devem ser prescritas na asma e drogas betabloqueadoras cardiosseletivas devem somente ser usadas com precaução em pacientes asmáticos. – Superdosagem: os sinais e sintomas de superdosagem com salmeterol são tremores, cefaléias e taquicardias. O antídoto preferido para superdosagem com salmeterol é um agente betabloqueador cardiosseletivo. Porém, drogas betabloqueadoras cardiosseletivas devem ser usadas com precaução em pacientes com história de broncospasmo.

Contra-Indicações – SEREVENT ROTADISKS e SPRAY

hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Indicações – SEREVENT ROTADISKS e SPRAY

tratamento regular de longa duração da obstrução reversível das vias aéreas, na asma (incluindo pacientes com asma noturna e asma induzida por exercícios), bronquite crônica e enfisema.

Apresentação – SEREVENT ROTADISKS e SPRAY

Serevent Rotadisks: é apresentado na forma de pó, acondicionado em rotadiscos com 4 receptáculos (bolhas). Serevent Spray: cartucho contendo 1 lata com 60 doses + aplicador (acionador).

LABORATÓRIO

GlaxoSmithKline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *