Princípio ativo: nitrofural
Sensiderme
Sensiderme®
nitrofural
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO – Sensiderme
Pomada 2mg/g : Embalagem contendo bisnaga com 30g.USO ADULTO E PEDIÁTRICO
USO DERMATOLÓGICO
COMPOSIÇÃO – Sensiderme
Cada grama da pomada contém:
nitrofural………………..2mg
excipientes q.s.p………………..1g
(polietilenoglicol 400, polietilenoglicol 4000, butilhidroxitolueno, metilparabeno, propilparabeno, cloreto de o benzalcônio, álcool etílico 96 GL).
INFORMAÇÕES AO PACIENTE – Sensiderme
– O nitrofural tem atividade contra a maioria dos patógenos causadores de infecções superficiais. – Conservar em temperatura ambiente (15 a 30 C). Proteger da luz e umidade.
– Prazo de validade: VIDE CARTUCHO. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, poderá ocorrer diminuição significativa do seu efeito terapêutico.
– ” Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término” . ” Informe seu médico se está amamentando” . Não existem estudos adequados e controlados em gestantes. Portanto, Sensiderme® só deve ser usado durante a gravidez a critério médico e se o benefício justificar o risco potencial para o feto. Não está estabelecido se a droga é excretada no leite materno. Como várias drogas são excretadas no leite materno, deve-se decidir sobre a interrupção do aleitamento ou da droga tendo em vista a importância da droga para a mãe.
– ” Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento” .
Aplicar Sensiderme® diretamente na lesão ou indiretamente utilizando uma gaze. – Sensiderme
” Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico” . – Sensiderme
” Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: dermatite de contato por alergia” . – Sensiderme
” TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS” . – Sensiderme
Não foram notificadas interações medicamentosas por via tópica. – Sensiderme
Sensiderme® é contra-indicado para pacientes com histórico de reações de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. – Sensiderme
” Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento” . – Sensiderme
” NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE” . – Sensiderme
INFORMAÇÕES TÉCNICAS – Sensiderme
O nitrofural é um derivado dos nitrofuranos com atividade bactericida contra a maioria dos patógenos causadores de infecções superficiais, incluindo Staphylococcus aureus, Streptococcus sp., Escherichia coli, Clostridium perfringens, Aerobacter aerogenes e Proteus sp.. Sensiderme® inibe um grande número de enzimas bacterianas, especialmente as envolvidas na degradação aeróbica e anaeróbica da glicose e do piruvato. Apesar de inibir uma variedade de enzimas, não é considerado um inativador enzimático. Aplicado por via tópica, não são encontradas quantidades significativas do fármaco na circulação sistêmica.
INDICAÇÕES – Sensiderme
Sensiderme® está indicado na terapia complementar de pacientes com queimaduras de 2º e 3º grau, quando existe resistência bacteriana real ou potencial a outros agentes. Sensiderme® também está indicado nos transplantes de pele, onde a contaminação bacteriana pode causar rejeição do transplante e/ou infecção no doador, particularmente em hospitais com histórico de resistências bacterianas epidêmicas. Bem como no tratamento de infecções cutâneas primárias como impetigo, furúnculo e piodermites em geral, após traumatismos e manipulações como na remoção de pêlos encravados, pós- depilação, remoção de farpas, manipulação de cravos e espinhas, unhas encravadas, feridas e úlceras de pele em geral e após picadas de insetos.
CONTRA-INDICAÇÕES – Sensiderme
SENSIDERME® É CONTRA- INDICADO PARA PACIENTES COM HISTÓRICO DE REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE A QUALQUER UM DOS COMPONENTES DA FÓRMULA; EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL.
PRECAUÇÕES – Sensiderme
O uso de Sensiderme® ocasionalmente permite o super- crescimento de microrganismos não-sensíveis incluindo fungos e Pseudomonas. Caso isto ocorra, ou se ocorrer irritação, hipersensibilidade ou superinfecção, o tratamento com o produto deve ser descontinuado e terapia apropriada deve ser instituída.
A absorção de polietilenoglicol, resultando em disfunção renal progressiva tem sido reportada.
Além disso deve- se ter cautela no tratamento de paciente com função renal comprometida conhecida ou suspeita, que requeira grande quantidade do medicamento a ser aplicado em extensas áreas do corpo.
Por não existir estudos adequados e controlados em mulheres grávidas e como várias drogas são excretadas no leite materno, não se recomenda o uso de Sensiderme® durante este período, somente deve ser utilizada nestas situações sob os cuidados médicos se o benefício justificar o risco potencial para o feto.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS – Sensiderme
Não há relatos de interações do produto com outros medicamentos, quando utilizado por via tópica.
REAÇÕES ADVERSAS – Sensiderme
Reações cutâneas raramente têm sido reportadas em pacientes tratados com o medicamento. Os sintomas surgem como diferentes graus de dermatite de contato e incluem: eritema cutâneo, prurido e edema local. Reações alérgicas ao produto devem ser tratadas sintomaticamente.
ALTERAÇÕES EM EXAMES CLÍNICOS E LABORATORIAIS – Sensiderme
Não há relatos de alterações causadas pelo produto.
POSOLOGIA – Sensiderme
Aplicar Sensiderme® diretamente na lesão ou indiretamente utilizando uma gaze. Repetir a aplicação no mesmo dia ou a cada 2 ou 3 dias, de acordo com a prescrição médica.
SUPERDOSE – Sensiderme
Não há experiência, até o momento, com superdose. Devem ser empregadas as medidas habituais para remoção do material não absorvido no tratamento tópico, monitoração clínica e medidas de suporte.
PACIENTES IDOSOS – Sensiderme
O uso em pacientes idosos (acima de 60 anos) requer prescrição e acompanhamento médico.
Registro M.S. nº 1.0465.0271
Farm. Responsável: Dr. Marco Aurélio Limirio G. Filho – CRF-GO nº 3.524
Nº do lote, data de fabricação e prazo de validade: VIDE CARTUCHO
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Laboratório Neo Química Com. e Ind. Ltda.
VPR 1 – Quadra 2-A – Módulo 4 – DAIA – Anápolis – GO – CEP 75132-020
www.neoquimica.com.br
C.N.P.J.: 29.785.870/0001- 03 – Indústria Brasileira
LABORATÓRIO
NEO QUIMICA