Princípios ativos: tinidazol, tioconazolSeczol
Princípios ativos Tinidazol e Tioconazol. Uso adulto. venda sob prescrição médica.

Indicações de Seczol

SECZOL está indicado no tratamento de vulvovaginites causadas por Candida albicans, Trichomonas vaginalis e Gardnerella vaginalis, isoladas ou mistas.

Efeitos Colaterais de Seczol

As reações adversas mais comuns são reações alérgicas e sensação de dor locais
Com o uso de tioconazol foram relatados com incidência pouco frequente ou rara: prurido, erupções ou outra irritação não presente antes de instituida a terapia; dor de cabeça; dor ou cólica estomacal. Foi descrita irritação ou ardor do pênis do parceiro sexual.

Efeitos adversos, relacionados ao uso sistêmico do tinidazol como efeitos adversos gastrointestinais e neurológicos, leucopenia transitória, cefaléia, cansaço, urina escura, desconforto uretral e reações de hipersensibilidade, não foram relatados com a administração vaginal da associação tinidazol/tioconazol.

Como Usar (Posologia)

Aplicar o conteúdo de um aplicador cheio (5g) ou um comprimido vaginal, uma vez ao dia, de preferência à noite, ao deitar-se, durante sete dias. Alternativamente pode-se efetuar a aplicação duas vezes ao dia, durante três dias.

Contra-Indicações de Seczol

SECZOL é contra-indicado: nas pacientes que apresentaram hipersensibilidade a derivados imidazólicos; no primeiro trimestre da gravidez; em lactantes durante o período neonatal.

SECZOL não deve ser utilizado em pacientes com porfiria aguda já que o tinidazol demonstrou ser porfirinogênico em estudos realizados em animais e “in vitro”.

Como outras drogas de estrutura semelhante, o tinidazol é contra-indicado em pacientes com quadro atual ou história pregressa de discrasia sanguínea.

Precauções

O tinidazol atravessa a barreira placentária e está presente no leite materno quando administrado a lactantes. Como os efeitos dos compostos dessa classe sobre o desenvolvimento fetal e o recém-nascido não são completamente conhecidos, a associação de tioconazol e tinidazol não deve ser usada no primeiro trimestre da gravidez e em lactantes durante o período neonatal. Embora não haja evidência de que a associação tioconazol/tinidazol seja prejudicial durante os últimos estágios da gravidez, seu uso nos trimestres finais deve considerar a relação risco/benefício para a mãe e o feto.

O uso de tinidazol deve ser evitado em pacientes com distúrbios neurológicos orgânicos.

Recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento.

Não há estudos apropriados realizados em pacientes geriátricos, nem relatos de problemas específicos com estes pacientes.

Modo de Uso (Posologia) de Seczol

Aplicar o conteúdo de um aplicador cheio (5g) ou um comprimido vaginal, uma vez ao dia, de preferência à noite, ao deitar-se, durante sete dias. Alternativamente pode-se efetuar a aplicação duas vezes ao dia, durante três dias.

Composições

Cada 5 g do creme vaginal contém:
Tioconazol ………………..100,0 mg
Tinidazol ………………..150,0 mg
Excipiente q.s.p. 5,0 g
(metilparabeno, propilparabeno, propilenoglicol, trietanolamina, vaselina sólida, unibase T, água deionizada)
Cada comprimido vaginal contém:
Tioconazol ………………..100,0 mg
Tinidazol ………………..150,0 mg
Excipiente q.s.p. 1 comprimido
(lactose, povidona, celulose microcristalina, amido, estearato de magnésio, dióxido de silício coloidal)

Formas Farmacêuticas e Apresentações

Creme vaginal: cartucho com bisnaga contendo 35 g, acompanhada de 7 aplicadores.

Comprimido vaginal: cartucho com blister contendo 7 comprimidos, acompanhado de 7 aplicadores.

Informações Técnicas

Modo de ação:
O tioconazol é um agente imidazólico sintético de amplo aspectro antifúngico, incluindo ação contra dermatófitos, Malassezia furfur e Candida albicans. Possui também atividade “in vitro”contra bactérias Gram-positivas. O mecanismo de ação exato dos derivados imidazólicos é desconhecido. Eles possuem ação fungistática, podendo ser fungicidas dependendo da concentração. Estudos clínicos comprovaram a eficácia e a segurança do uso de tioconazol no tratamento da candidíase vaginal.

O tinidazol é um derivado imidazólico ativo contra protozoários e bactérias anaeróbias obrigatórias. É altamente eficaz frente a dois dos principais agentes causadores das vulvovaginites: Trichomonas vaginalis e Gardnerella vaginalis.

Estudos comprovam que a Candida albicans, o Trichomonas vaginalis e a Gardnerella vaginalis, isoladamente ou associados, foram os germes mais frequentemente encontrados em mulheres adultas portadoras de vulvovaginites infecciosas. Como até o momento não contamos com um agente antiinfeccioso com capacidade de tratar simultaneamente estes germes, e como muitas vezes o médico necessita instituir a terapêutica antes mesmo da confirmação do diagnóstico pelo exame microbiológico, a associação tinidazol/tioconazol se justifica plenamente.

Informações ao Paciente

·· Ação esperada do medicamento: A ação do medicamento se verifica com o decorrer do tratamento e este deverá ser orientado pelo médico. Nenhuma modificação do tratamento deverá ser feita sem o conhecimento do mesmo.

· Cuidados de armazenamento: SECZOL deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), ao abrigo da luz e umidade.

· Prazo de validade: Não utilize o medicamento se o seu prazo de validade estiver vencido, o que pode ser verificado na embalagem externa do produto.

· Gravidez e lactação: Como os efeitos de SECZOL sobre o desenvolvimento fetal e no recém-nascido não são completamente conhecidos, ele está contra-indicado no primeiro trimestre de gravidez e durante a lactação. A partir do segundo trimestre de gravidez o mesmo só poderá ser administrado exclusivamente a critério de seu médico.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.

Informe seu médico se está amamentando.

·· Cuidados de administração: Antes do início do tratamento com SECZOL, leia atentamente o item Modo de Usar. O produto deve ser aplicado profundamente na vagina, de preferência, fora do período menstrual. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Se esquecer de aplicar uma dose, aplique-a o quanto antes possível. Entretanto, se estiver quase no horário da próxima aplicação, omita a dose esquecida e prossiga com o esquema de tratamento normalmente.

Recomenda-se instituir o tratamento oral para o parceiro sexual, a fim de prevenir recidivas e reinfestações recíprocas.

·· Interrupção do tratamento: Caso seu período menstrual inicie durante o uso de SECZOL, não interrompa o tratamento. O tratamento não deve ser interrompido sem o conhecimento do seu médico.

· Reações adversas: Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. As mais comuns são: sensibilização, irritação, dor e sensação de queimação local.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

·· Uso simultâneo com outras substâncias: Recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento.

· Contra-indicações: SECZOL é contra-indicado nas pacientes que apresentaram hipersensibilidade a derivados imidazólicos; no primeiro trimestre da gravidez; em lactantes durante o período neonatal; em pacientes com porfiria aguda; em pacientes com história de discrasia sanguínea (doença do sangue).

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Modo de Usar

O produto deve ser aplicado profundamente na vagina, de preferência fora do período menstrual, seguindo as orientações abaixo:
Creme Vaginal
1. Retire a tampa da bisnaga.

2. Utilize o fundo da tampa para perfurar o lacre da bisnaga.

3. Encaixe o aplicador na bisnaga previamente aberta.

4. Para encher o aplicador, aperte suavemente a bisnaga até que o êmbolo chegue ao topo.

5. Retire o aplicador da bisnaga.

6. O aplicador já contendo o creme deve ser introduzido cuidadosamente na vagina, de preferência deitada, com as pernas elevadas. A aplicação deve ser a mais profunda possível.

Comprimido Vaginal:
1. Retire um comprimido do blister (embalagem) sem pressioná-lo.

2. Coloque a comprimido na cavidade do aplicador e comprima-o levemente até que se fixe perfeitamente no orifício.

3. Introduza cuidadosamente o aplicador na vagina, de preferência deitada, com as pernas elevadas. A aplicação deve ser a mais profunda possível.

Os aplicadores são descartáveis; use um novo a cada aplicação.

Pacientes Idosos

Não há estudos apropriados realizados em pacientes idosos, nem relatos de problemas específicos com estes pacientes.

“atenção: este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas realizadas tenham indicado eficácia e segurança quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ainda não descritas ou conhecidas. em caso de suspeita de reação adversa o médico responsável deve ser notificado.”

Laboratório

Medley S.A. Ind. Farm.

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Amplium, Cartrax, Facyl 500, Facyl M, Fasigyn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *