Princípio ativo: nimesulidaScalid
SCALIDNimesulida
Comprimido
Forma Farmacêutica e Apresentação – SCALID
Comprimido: caixa com 12 comprimidos.USO ADULTO E PEDIÁTRICO (crianças maiores de 1 ano)
Composição: – SCALID
Comprimido
Cada comprimido contém:
Nimesulida 100 mg
Excipientes: lactose, celulose microcristalina, polividona, croscarmelose sódica, estearato de magnésio.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE – SCALID
Ação esperada do medicamento:SCALID é um antiinflamatório indicado para processos inflamatórios
dolorosos ou não dolorosos acompanhados ou não por febre.
Cuidados de CONSERVAÇão: Conserve o produto na embalagem original, protegido do calor excessivo (temperatura superior a 40ºC), da luz e da umidade.
Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho). Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.
Gravidez e lactação: SCALID não deve ser usado durante a gravidez e a amamentação. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.
Cuidados de administração: Aconselha- se tomar os comprimidos com um pouco de água, preferencialmente após as refeições.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Informe o seu médico se houver episódios anteriores de alergia e efeitos adversos a outros medicamentos, distúrbios gastrointestinais ou renais.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas:
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como: náuseas, dores abdominais e reações alérgicas. Esses efeitos geralmente são leves e passageiros e não levam à suspensão do tratamento.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias:
Não se aconselha ingestão conjunta de Scalid com bebidas alcoólicas, alimentos fortemente condimentados ou outras substâncias que possam provocar irritação estomacal.
Contra- indicações e precauções:
O produto não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, ao ácido acetilsalicílico ou a outros fármacos antiinflamatórios não- esteroidais, com hemorragias gastrointestinais; úlcera péptica; disfunções hepáticas e renais graves; ou durante a gravidez e amamentação. Deve ser usado com cautela em pacientes com histórico de doenças hemorrágicas, portadores de afecções do trato gastrointestinal superior, em pacientes sob tratamento com anticoagulantes ou outros fármacos inibidores da agregação plaquetária. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS – SCALID
Características: – SCALID
A Nimesulida (4′- nitro-2′-fenoximetanosulfonanilida) é um fármaco antiinflamatório não- esteroidal, que difere dos outros
compostos desta categoria por apresentar um radical sulfonanilida
em lugar de um radical carboxílico. À semelhança com outros fármacos antiinflamatórios não- esteroidais, possui também ação analgésica e antipirética. Sua ação se dá por inibição da biossíntese de prostaglandinas, por bloqueio competitivo da prostaglandina sintetase, por diminuição na formação dos radicais livres e da varredura destes radicais ao nível extracelular. Este modo de ação também influi sobre a agregação plaquetária, causando inibição parcial da mesma. Os mecanismos descritos são mais eficazes in vivo, o que sugere uma possível ativação biológica do composto, tornando-o um fármaco de ação antiinflamatória potente. Alguns estudos apontam para uma melhor tolerabilidade e menor incidência de efeitos colaterais em comparação com outros fármacos desta categoria terapêutica.
A Nimesulida é prontamente absorvida a partir do trato gastrointestinal, alcançando o pico de concentração plasmática em 1- 2 horas. Sofre metabolização hepática dando origem a metabólitos que são eliminados principalmente pela urina (80%) e em um percentual menor pelas fezes (20%). O principal metabólito é o 4-hidroxinimesulida. Não dá origem a fenômenos de acúmulo, mesmo após administração repetida, demonstrando uma boa tolerabilidade sistêmica e gastrointestinal.
A estrutura química de SCALID indica um mecanismo do tipo
“scavenger”, através do qual o fármaco neutraliza os radicais livres de oxigênio produzidos ao nível da cascata do ácido araquidônico e liberados em grande quantidade durante o processo inflamatório por numerosos tipos de células (granulócitos, neutrófilos e macrófagos).
Indicações: A Nimesulida é indicada como antiinflamatório, analgésico e antipirético no tratamento coadjuvante de doenças otorrinolaringológicas e respiratórias, tais como: otites, amigdalites, faringites, laringo- traqueites, bronquites e gripe; em ginecologia, no tratamento da dismenorréia primária; nos estados inflamatórios dolorosos pós-traumáticos; nos processos inflamatórios músculo-esqueléticos agudos; Inflamação e dor nos estados pós-operatórios; cirurgias odontológicas; doenças reumatológicas, tais como: osteoartrose e artrite reumatóide; processos inflamatórios urológicos, tais como: cistites, uretrites, orquiepididimites e prostatites; nas flebites e tromboflebites; cefaléias.
Contra-Indicações: – SCALID
Hipersensibilidade individual ao produto, ao ácido acetilsalicílico ou a outros fármacos antiinflamatórios não- esteroidais; hemorragias gastrointestinais; úlcera péptica e disfunções hepáticas ou renais graves. Durante a gravidez e amamentação.
Precauções e Advertências : – SCALID
Gerais: O produto deve ser administrado com cautela a pacientes com histórico de doenças hemorrágicas, portadores de afecções do trato gastrointestinal superior e em pacientes sob tratamento com anticoagulantes e outros fármacos inibidores da agregação plaquetária. Pacientes em tratamento com substâncias de limitada tolerabilidade gástrica devem ser submetidos a rigoroso controle médico. Por ser a eliminação do fármaco predominantemente
renal, o produto deve ter sua posologia adaptada a pacientes com insuficiência renal.
O tratamento deve ser suspenso e deve- se proceder um exame oftalmológico, caso ocorram perturbações visuais em pacientes apresentando histórico de alterações oculares devidas a outros fármacos antiinflamatórios não-esteroidais.
Gravidez e Amamentação: Não foram relatadas até o momento evidências teratogênicas ou detecção no leite materno, porém seu emprego não é aconselhado durante os períodos de gravidez e lactação.
Pediatria: Não são conhecidas informações específicas relacionadas ao uso de SCALID em crianças, entretanto não se recomenda seu uso em menores de 1 ano de idade.
Interações Medicamentosas: – SCALID
À semelhança de outros fármacos antiinflamatórios não- esteróidais, a Nimesulida pode sofrer interações com álcool e com substâncias comprovadamente irritativas da mucosa gástrica, exacerbando os respectivos potenciais gastrolesivos; também interage com ácido acetilsalicílico, metotrexato, lítio e anticoagulantes, aumentando o risco de hemorragias gastrointestinais.
INTERFERÊNCIAS EM EXAMES LABORATORIAIS: – SCALID
Pode causar uma diminuição da coagulação sanguínea, pois a Nimesulida influi sobre a agregação plaquetária, causando inibição parcial da mesma.
Reações Adversas/Colaterais: – SCALID
Ocasionalmente podem ocorrer náuseas e epigastralgias, geralmente leves e transitórias. Estes efeitos dificilmente são de ordem tal que seja necessária a suspensão do tratamento.À semelhança com outros fármacos antiinflamatórios não- esteroidais, o produto pode provocar sonolência, vertigens, ulcerações pépticas e sangramento gastrointestinal. Foram observados, raras vezes, casos de erupções cutâneas do tipo alérgico.
Posologia: – SCALID
Adultos: 50 a 100 mg (1/2 a 1 comprimido), duas vezes ao dia, podendo alcançar até 200 mg duas vezes ao dia.
Crianças: 5mg/kg de peso corporal divididos em 2 tomadas ao dia.
Aconselha- se administrar SCALID após as refeições. Em casos de insuficiência renal, a posologia deve ser adaptada às necessidades de cada paciente, de acordo com os valores do filtrado glomerular.
Superdosagem: – SCALID
Em caso de superdosagem com o produto, recomenda- se indução de êmese, aspiração e lavagem gástricas. Se ocorrer intoxicação, pode ser necessária diurese alcalina e se houver comprometimento da função renal, poderá ser necessária a realização de hemodiálise.
Pacientes Idosos – SCALID
Devem seguir o tratamento com SCALID com rigoroso acompanhamento médico.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
LABORATÓRIO
UNIAO QUIMICA