Princípio ativo: maleato ácido de pizotifenoSandomigran
Classe terapêutica dos Analgesicos
Princípio ativo Maleato Acido de Pizotifeno. Uso adulto e crianças a partir de 12 anos. venda sob prescrição médica.

Indicações de Sandomigran

Tratamento profilático das cefaléias vasculares, tais como:
enxaqueca típica e atípica;
cefaléias vasomotoras;
cefaléias em salvas (síndrome de Horton).

Sandomigran é menos eficaz nas cefaléias tensionais e nas formas psicogênica e pós-traumática. Sandomigran não age na crise de enxaqueca já estabelecida.

Efeitos Colaterais de Sandomigran

O efeito colateral mais comum é a sedação; mais raramente vertigem, secura da boca, náusea e constipação. Em crianças pode ocorrer estímulo do SNC.

Foi relatada elevação de humor (efeito antidepressivo).

Como Usar (Posologia)

Adultos
A dose deve ser aumentada progressivamente, iniciando-se com 0,5 mg por dia. A dose média de manutenção é de 1,5 mg ao dia, em doses divididas ou em dose única à noite. Nos casos refratários, o médico pode elevar gradativamente a dose até 3-4,5 mg ao dia, administrados em três doses fracionadas.

Crianças acima de 12 anos:
A dose diária inicial deve ser de 0,5 mg e pode ser aumentada até 1,5 mg em doses divididas, ou 1 mg como dose única à noite.

Contra-Indicações de Sandomigran

Hipersensibilidade ao medicamento.

Precauções

Deve-se advertir os pacientes de que os possíveis efeitos sedativos do pizotifeno podem diminuir suas reações, quando dirigir veículos, manusear máquinas, etc..

Devido ao discreto efeito anticolinérgico do pizotifeno, recomenda-se cautela nos pacientes com glaucoma de ângulo fechado (exceto nos casos tratados cirurgicamente com sucesso) ou com risco de retenção urinária (por exemplo: hipertrofia prostática). Até o momento, não há relato de reações indesejáveis nestes pacientes, mesmo nos idosos, com a posologia recomendada.

Como os dados sobre o uso clínico do pizotifeno na gravidez são muito limitados, Sandomigran somente deve ser administrado na gravidez se houver absoluta necessidade.

Embora as concentrações de pizotifeno detectadas no leite materno apresentem pouca probabilidade de afetar o lactente, o uso de Sandomigran durante a lactação não é recomendado.

Em pacientes com atonia intestinal, recomenda-se tratamento alternativo.

Modo de Uso (Posologia) de Sandomigran

Adultos
A dose deve ser aumentada progressivamente, iniciando-se com 0,5 mg por dia. A dose média de manutenção é de 1,5 mg ao dia, em doses divididas ou em dose única à noite. Nos casos refratários, o médico pode elevar gradativamente a dose até 3-4,5 mg ao dia, administrados em três doses fracionadas.

Crianças acima de 12 anos:
A dose diária inicial deve ser de 0,5 mg e pode ser aumentada até 1,5 mg em doses divididas, ou 1 mg como dose única à noite.

Apresentação

Embalagem com 20 drágeas

Composição

Cada drágea contém: 0,5 mg de pizotifeno (como maleato ácido).

Farmacocinética

A absorção do pizotifeno é rápida (meia-vida de absorção 0,5-0,8 hora) e quase completa (80%). A substância é metabolizada com uma meia-vida de cerca de 1 hora. O principal metabólito (N-glicuronídio) é eliminado com meia-vida de cerca de 23 horas. A ligação às proteínas é da ordem de 91% e o volume de distribuição é de 485 litros. Menos que 1% da dose administrada é excretada inalterada na urina, enquanto 55% é excretada na forma de metabólitos. Assim, pacientes com insuficiência renal podem necessitar de um ajuste na posologia.

Interações

Os efeitos centrais de sedativos, hipnóticos, anti-histamínicos,inclusive de certos preparados contra o resfriado, e do álcool podem ser acentuados.

Observação

O efeito estimulador de apetite do pizotifeno pode levar a um aumento ponderal.

Propriedades

O pizotifeno é um antamínico caracterizado por seu efeito inibitório polivalente sobre as aminas biogênicas, como a serotonina, a histamina e a triptamina. É adequado ao tratamento profilático da enxaqueca, reduzindo a freqüência das crises.

O pizotifeno também possui propriedades estimulantes do apetite e é levemente antidepressivo.

Superdosagem

Sintomas: sonolência, náusea, hipotensão, tontura, excitação (em crianças), depressão respiratória, convulsão (principalmente em crianças), coma.

Tratamento: lavagem gástrica seguida da administração de carvão ativado. se necessário, tratamento sintomático incluindo monitorização dos sistemas cardiovasculares e respiratório; em casos de convulsões ou excitações: benzodiazepínicos.

Laboratório

Novartis Biociências S.A.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

A.a.s., Acetofen, Actiprofen, Algifen, Algizolin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *