Princípio ativo: benzoato de benzilaSanasar
Sanasar®
Benzoato de benzila
HERTZ®
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO – Sanasar
Sabonete: barra de 80 g.
USO EXTERNO
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
COMPOSIÇÃO – Sanasar
Cada g contém:
benzoato de benzila ……………….. 100 mg
Excipiente q.s.p. ……………….. 1 g
Excipientes: essência de cravo, massa base (sebo bovino, óleo de babaçu, cloreto de sódio, glicerol, hidróxido de sódio, EDTA, ácido etidrônico, água), dióxido de titânio, pigmento verde CI
74260, pigmento azul CI 74160, EDTA, ácido etidrônico e água.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE – Sanasar
O benzoato de benzila é um princípio ativo que, em altas concentrações, age contra a escabiose (sarna) e pediculose (piolhos e lêndeas), destruindo os parasitas causadores da moléstia, sem prejuízo ao hospedeiro.
Cuidados de conservação Conservar em temperatura ambiente (15 a 30ºC), bem fechado, e ao abrigo da luz e umidade. A validade é de 24 meses a partir da data de fabricação indicada na embalagem. Não utilizar o produto se o prazo de validade estiver vencido. Informe seu médico a ocorrência de gravidez, na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informar ao médico se estiver amamentando. Não amamentar durante o tratamento.
O uso em gestantes e crianças deve obedecer cuidados e observações rigorosos. O uso em pessoas de pele sensível pode provocar irritação, que desaparece com a interrupção do uso.
Cuidados de administração Algumas normas de higiene são recomendadas:
• Ferver as roupas de cama e de uso pessoal do portador do parasita, mantendo- as limpas;
• Manter as unhas curtas e limpas. No caso de pediculose (piolhos) e ftiríase (chatos), manter os cabelos curtos e limpos;
• Não coçar, exageradamente, e colocar luvas de proteção nas crianças;
• Evitar o contato com possíveis portadores e seus objetos de uso;
• Alertar os responsáveis pelas instituições coletivas frequentadas pelo portador do parasita;
• Havendo outros portadores de escabiose (sarna) ou pediculose (piolho) na mesma casa, estender o tratamento simultaneamente a todos para evitar reinfestação.
Sanasar está indicado para uso externo, não devendo ser ingerido ou inalado.
O produto não deve ser utilizado na região dos olhos e mucosas, em pele lesada, feridas abertas, queimaduras ou condições que possibilitem uma maior absorção do produto pela pele.
Evitar a contaminação de alimentos pelo produto.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Se houver interrupção do tratamento, pode ocorrer reinfestação.
Em caso de aparecimento de reações desagradáveis como reações na pele e irritação nos olhos e mucosas, suspenda imediatamente o uso do produto e consulte seu médico.
Informar ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis tais como: vertigens, náuseas, vômitos, diarréias, cefaléias e reações cutâneas.
Superdosagem Em caso de ingestão acidental ou aplicação de uma quantidade excessiva do produto, com surgimento de reações na pele, excitação nervosa ou problemas urinários, suspenda o uso do medicamento e procure imediatamente um médico, levando a bula do produto.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Contraindicações e precauções O produto é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade ao benzoato de benzila ou aos outros componentes da fórmula. Sanasar está indicado para uso externo, não devendo ser ingerido ou inalado. O produto não deve ser utilizado na região dos olhos e mucosas, em pele lesada, feridas abertas, queimaduras ou condições que possibilitem uma maior absorção do produto pela pele. Não deve ser utilizado durante a lactação.
Para o uso de Sanasar em crianças e durante a gravidez, consulte seu médico previamente. Somente o médico pode decidir o melhor tratamento nestes casos. No caso de ingestão acidental, procure imediatamente um médico. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO
PARA A SAÚDE.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS – Sanasar
O benzoato de benzila corresponde ao éter fenilmetílico do ácido benzóico. É uma substância relativamente inócua que, em altas concentrações, atua eficaz e seletivamente, na escabiose e pediculose, destruindo os ectoparasitas causadores da moléstia, sem prejuízo ao hospedeiro. Embora não esteja completamente elucidado, o provável mecanismo de ação do benzoato de benzila é a sua atuação sobre o sistema nervoso do parasita, causando sua morte.
INDICAÇÕES – Sanasar
Sanasar é indicado no tratamento das ectoparasitoses, pediculoses e escabioses.
CONTRAINDICAÇÕES – Sanasar
Produto contraindicado para pacientes com hipersensibilidade ao benzoato de benzila ou aos outros componentes da fórmula. Uso contraindicado em pacientes com pele lesada, feridas abertas, queimaduras ou condições que possibilitem uma maior absorção do produto pela pele. Uso contraindicado durante a lactação.
PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS – Sanasar
Sanasar está indicado para uso externo, não devendo ser ingerido ou inalado. O produto não deve ser utilizado na região dos olhos e mucosas. Caso a pele apresente lesões, estas devem ser tratadas antes de iniciar o tratamento com benzoato de benzila. O uso em gestantes e crianças deve obedecer cuidados e observações rigorosos. Não existem dados conclusivos sobre o uso do benzoato de benzila durante a gravidez, sendo desconhecidos os possíveis efeitos sobre o feto.
Desta forma, este medicamento deve ser utilizado durante a gravidez somente se a condição materna justificar o seu uso. O uso em pessoas de pele sensível pode provocar irritação, que desaparece com a interrupção do uso.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS – Sanasar
Por ser um medicamento de uso tópico, não há relatos, até o momento, de interação com outros medicamentos.
INTERFERÊNCIAS EM EXAMES – Sanasar
Não há relatos até o momento.
REAÇÕES ADVERSAS – Sanasar
As reações dermatológicas são as mais comuns, como irritação, vermelhidão, ardor, dermatite de contato, rash cutâneo e reações de hipersensibilidade. No entanto, casos raros incluem erupção eritematosa e formação de penfigóides. No caso de contato do produto com mucosas e região dos olhos, pode ocorrer forte irritação. Embora de incidência rara, e principalmente se o produto for utilizado por pacientes com a pele lesada, a absorção do produto pela pele pode ser maior que o esperado, podendo resultar em vertigem, cefaléia, náuseas, vômitos, diarréia, convulsão, dispnéia.
POSOLOGIA – Sanasar
Em casos de piolhos e lêndeas: ensaboar abundantemente a região afetada, deixando a espuma agir por 5 minutos. Enxaguar em seguida. Os piolhos e lêndeas devem ser retirados com um pente fino. Se necessário, a aplicação deve ser repetida. Em caso de sarna: deve- se lavar cuidadosamente a parte afetada com o sabonete, produzindo uma espuma que deverá permanecer na pele até secar.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR.
NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
SUPERDOSAGEM – Sanasar
No caso de ingestão acidental, o principal tratamento é sintomático. Deve- se induzir ao vômito
os indivíduos conscientes e realizar lavagem gástrica nos inconscientes. No caso de superdosagem, os sintomas mais comuns são excitação, dermatite de contato e retenção urinária.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR.
NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
DATA DE FABRICAÇÃO, DATA DE VENCIMENTO E LOTE: Vide cartucho.
SAC 0800 704 9001
KLEY HERTZ S.A. – Indústria e Comércio Rua Comendador Azevedo, 224 – P. Alegre – RS
Farmacêutica Resp.: Paula Carniel Antonio
CRF RS- 4228 – Reg. no M.S. nº 1.0689.0013
C. N. P. J.: nº 92.695.691/0001- 03
INDÚSTRIA BRASILEIRA
LABORATÓRIO
KLEY HERTZ S.A – Indústria e Comércio