Princípio ativo: estolato de eritromicina

Antibióticos – Receituário simples em duas vias

rubromicin

estolato de eritromicina

LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE USAR O MEDICAMENTO

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES

Suspensão oral de: 125 mg/5 ml e 250 mg/5 ml.

Embalagem com 1 frasco de 60 ml e embalagem com 50

frascos de 60 ml.

Comprimido revestido de 250 mg: embalagem com 12 e 300 comprimidos revestidos.

Comprimido revestido de 500 mg: embalagem com 12, 300 e 480 comprimidos revestidos.

USO ORAL

USO ADULTO E PEDIÁTRICO (SUSPENSÃO ORAL)

USO ADULTO (COMPRIMIDO)

COMPOSIÇÃO

Rubromicin 125 mg/5 ml suspensão – Cada colher das de chá (5 ml) contém:

estolato de eritromicina, equivalente à eritromicina base….125mg

excipiente q.s.p…………5ml

Excipientes: carboximetilcelulose sódica, sacarose, metilparabeno, propilparabeno, sacarina sódica, silicato de alumínio e magnésio, citrato de sódio, laurilsulfato de sódio, essência de chocolate, corante vermelho e água deionizada. Rubromicin 250 mg/5 ml suspensão – Cada colher das de chá (5 ml) contém:

estolato de eritromicina, equivalente à eritromicina base…..250mg

excipiente q.s.p…………5ml

Excipientes: carboximetilcelulose sódica, sacarose, metilparabeno, propilparabeno, sacarina sódica, silicato de alumínio e magnésio, citrato de sódio, laurilsulfato de sódio, essência de chocolate, corante vermelho e água deionizada. Rubromicin 250 mg comprimido revestido – Cada comprimido contém:

estolato de eritromicina, equivalente à eritromicina base….250mg

Excipientes: manitol, amido, estearato de magnésio, talco, corante amarelo, celulose microcristalina, dióxido de titânio, polietilenoglicol 6.000 e eudragit.

Rubromicin 500 mg comprimido revestido – Cada comprimido contém:

estolato de eritromicina, equivalente à eritromicina base….500mg

Excipientes: manitol, amido, estearato de magnésio, talco, corante amarelo, celulose microcristalina, dióxido de titânio, polietilenoglicol 6.000 e eudragit.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

O Rubromicin destina-se ao tratamento de infecções causadas por germes sensíveis à eritromicina. A ação do medicamento é percebida nos primeiros dias do tratamento através do alívio dos sintomas.

O Rubromicin deve ser armazenado à temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C), em lugar seco e ao abrigo da luz. Nestas condições o prazo de validade dos comprimidos é de 24 meses e das suspensões é de 18 meses, a contar da data de fabricação. Ao adquirir o medicamento confira o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto. "Nunca use medicamento com prazo de validade vencido". "Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao seu médico se está amamentando".

"Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento". Os comprimidos de Rubromicin devem ser ingeridos sem mastigar e com auxílio de água. O líquido pode ser ingerido puro ou com um pouco de água ou suco natural.

"Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu

médico". Lembre-se que a interrupção do tratamento com

antibiótico pode levar a recorrência da doença.

"Informe ao seu médico o aparecimento de reações

desagradáveis".

O Rubromicin pode causar: cólicas intestinais, mal-estar e, com menor freqüência, náuseas, vômitos e diarréia.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

O paciente deve informar ao seu médico se é hipersensível à alguma droga ou se possui alguma doença hepática. Atenção diabéticos: o Rubromicin suspensão oral contém açúcar.

"Não tome remédio sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde".

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

A eritromicina atua contra uma larga variedade de bactérias, entre as quais destaca-se: estreptococos, estafilococos, H. influenzae, Mycoplasma pneumoniae e T. pallidum, entre outras. A eritromicina é rapidamente absorvida quando administrada por via oral. Ela se difunde facilmente nos líquidos corporais; pequenas quantidades atravessam as barreiras placentária e hematoencefálica. Nesta última, há aumento de permeabilidade em pacientes com meningite. A eritromicina é excretada principalmente através da bile; menos de 5 % é excretadapela urina.

INDICAÇÕES

Indicado no tratamento de infecções causadas por germes sensíveis à eritromicina em particular amidalites, otites, erisipela, coqueluche, pneumonia e difteria. CONTRA-INDICAÇÕES

O produto é contra-indicado em pacientes hipersensíveis à eritromicina ou com perturbações da função hepática. INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ^

A eritromicina potencializa a toxicidade causada pela teofilina, quando esta é usada em doses elevadas. O mesmo efeito foi observado com o uso de doses normais de ergotamina e dihidroergotamina em alguns pacientes. Podem ocorrer reações cardiovasculares graves quando administrada a pacientes que estão recebendo terfenadina (anti-histamínico). REAÇÕES ADVERSAS Entre as reações adversas podem aparecer cólicas intestinais, mal-estar e, com menor freqüência, náuseas, vômitos e diarréia.

POSOLOGIA

Adultos: 500 mg de 6 em 6 horas; Adolescentes: 250 a 500 mg de 6 em 6 horas; Crianças: 30 mg/kg/dia fracionado de 6 em 6 horas. As doses podem ser modificadas à critério médico. CONDUTA NA SUPERDOSAGEM O tratamento consiste na rápida eliminação da droga não absorvida e em tratamento de suporte. A hemodiálise e diálise peritonial não alteram significativamente os níveis séricos do antibiótico.

PACIENTES IDOSOS

Pacientes idosos são mais sensíveis aos efeitos adversos da eritromicina. Em casos onde são administradas altas doses em pacientes com disfunções renal ou hepática, há aumento do risco de perda da audição.

AGITE A SUSPENSÃO ANTES DE USAR VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Reg. no M.S. 1.2568.0089 (Suspensão e Comprimido Revestido) Farmacêutico Responsável: Dr. Luiz Donaduzzi CRF-PR 5842 R2 PRATI, DONADUZZI & CIA LTDA C t d At d n C ~Z

. * Centro de Atendimento ao Consumidor

Rua Mitsugoro Tanaka, 145 ^^^osoo 709 9333 / (45) 2103-1166

Centro Industrial Nllton Arruda Toledo – PR /fTT www.pratidonaduzzi.com.br

CNPJ 73.856.593/0001-66 cac@pratidonaduzzi.com.br INDÚSTRIA BRASILEIRA_

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *