Princípio ativo: flunitrazepam
Rohydorm flunitrazepam
Apresentação
Caixa com 20 comprimidos de 1 mg
Caixa com 20 comprimidos de 2 mg
Rohydorm é o flunitrazepam, um benzodiazepínico fluorado que induz o sono de forma rápida e intensa, tendo também, como todas as substâncias benzodiazepínicas, efeito ansiolítico, anticonvulsivante e relaxante muscular. É rapidamente absorvido por via oral (o início da sua ação começa em torno de 15-30 minutos depois de tomado) e a duração de seu efeito é de 6 a 8 horas. Sua meia vida é de 23 a 33 horas. Para indução de anestesia pode também ser usado por via injetável.
Indicações
A principal indicação do flunitrazepam é como hipnótico de ação rápida. Como tal, ele deve ser tomado imediatamente antes de ir-se para a cama, com o que se evita que o paciente experimente seus efeitos sedativos ainda de pé. Às vezes também é usado para induzir a anestesia. O flunitrazepam também pode ser utilizado antes de procedimentos diagnósticos ou terapêuticos que requeiram inteira inércia por parte dos pacientes.
Posologia
Insônia: Iniciar com 0,5 a 1 mg/dose ao deitar. Em casos raros é preciso usar 2mg/dose.
Efeitos Adversos
Os efeitos colaterais mais comuns do flunitrazepam são cansaço, fraqueza muscular e embotamento. Pode ocorrer amnésia temporária, após o uso injetável. Raramente aparecem reações paradoxais como excitação aguda, alteração do sono, ansiedade, alucinações, reações que são mais frequentes em pacientes idosos. Quando tomado por via parenteral o flunitrazepam produz leve diminuição da pressão arterial.
Efeito sobre a habilidade de condução de veículos
Durante o tratamento com o flunitrazepam, o paciente deve abster-se de operar máquinas perigosas ou dirigir veículos automotivos em virtude de seus efeitos sedativos, os quais podem prejudicar esses desempenhos.
Gravidez e Lactação
Por não existirem estudos conclusivos quanto a seus efeitos na gravidez, o flunitrazepam não deve ser utilizado por gestantes. Pelas mesmas razões, não deve também ser usado durante a amamentação ou aleitamento.
Cuidados
O flunitrazepam deve ser tomado imediatamente antes de se deitar ou, de preferência, com o paciente já na cama, em vista de seu rápido início de ação.
O uso do flunitrazepam associado com o álcool pode causar graves riscos à vida dos usuários, principalmente se a bebida for utilizada de forma abusiva.
O flunitrazepam somente deve ser tomado com supervisão médica a pacientes que sofram de insuficiência hepática ou renal e depressão respiratória. A administração dessa droga a pacientes que apresentem déficit dessas funções deve ser feita com cuidados especiais.
O efeito hipnótico do flunitrazepam fica reduzido pelo uso prolongado da substância.
Depência
O flunitrazepam, como todo benzodiazepínico usado por tempo muito longo, pode causar dependência. O risco de dependência da medicação aumenta com a dose e a duração do tratamento, a história prévia de dependência, o abuso de álcool ou de outras substâncias.
Suspenção do uso do medicamento
Nenhuma medicação benzodiazepínica, incluindo o flunitrazepam, deve ser descontinuada abruptamente, pelo risco de ocorrerem sintomas de retirada. A síndrome de abstinência do flunitrazepam caracteriza-se por cefaleia, dores musculares, ansiedade, tensão, inquietação, confusão e irritabilidade. A descontinuação do remédio deve ser feita com orientação médica.
Contra-indicações
Rohydorm (flunitrazepam) não deve ser prescrito a pessoas que sofram de hipersensibilidade específica ao flunitrazepam, às benzodiazepinas em geral ou aos demais componentes de sua fórmula. O flunitrazepam também não é indicado para pacientes com miastenia gravis, glaucoma do ângulo agudo e insuficiência respiratória grave. Não deve ainda ser receitado para crianças.
Laboratório
Sigma Pharma