Princípio ativo: ácido ascórbico

Redoxon

ácido ascórbico

I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Nome comercial: Redoxon

Denominação genérica: ácido ascórbico

Forma farmacêutica, via de administração e apresentação

USO ORAL

Redoxon9 2g tradicional (lima-limão): Cartucho contendo 1 tubo com 10 comprimidos efervescentes.

Conheça também as outras apresentações de Redoxon efervescente e gotas (para uso pediátrico) e Redoxon* Zinco.

USO ADULTO

Redoxon* 2 g tradicional (lima-limão)

Cada comprimido efervescente contém: ácido ascórbico…………………………2 g

Excipientes: ácido cítrico, aroma de laranja, aroma de limão, corante amarelo de quinolina, bicarbonato de sódio, cloreto de sódio, açúcar e ciclamato de

II) INFORMAÇÕES AO PACIENTE

1. Como este medicamento funciona?

A vitamina C atua no sistema imunológico (sistema de defesa contra infecções), sendo necessária para a formação e funcionamento das células responsáveis pelas defesas do organismo. É fundamental para a produção de colágeno que, promove a cicatrização de feridas e tem importante função de barreira contra a entrada de agentes infecciosos no organismo, pois o colágeno é parte integrante da pele e mucosas, além de atuar como antioxidante.

Esta vitamina é armazenada apenas em pequenas quantidades pelo organismo, portanto recomenda-se sua ingestão regular.

0 ácido ascórbico desempenha papel importante na absorção do ferro dos alimentos, transformando-o da forma férnca em ferrosa, auxiliando na prevenção das anemias carenciais.

2. Indicações do medicamento

Redoxon* é indicado como suplemento vitamínico:

– auxiliar do sistema imunológico;

– antioxidante;

– pós-cirúrgico e cicatrizante;

– doenças crônicas e convalescença;

– dietas restritivas e inadequadas;

– como auxiliar nas anemias carenciais;

– como suplemento vitamínico para idosos.

3. Quando não devo usar este medicamento?

Redoxon* é contra-indicado em pacientes com cálculo renal (pedra nos rins) com eliminação de oxalato pela urina, pacientes com insuficiência renal grave (deficiência no funcionamento do rim) e pacientes que apresentam hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos seus componentes.

Nos diabéticos, a vitamina C pode interferir nos testes de dosagem de açúcar na urina, embora não tenha efeito nos níveis de açúcar no sangue. Portanto, a administração de vitamina C deve ser interrompida alguns dias antes da realização do exame.

Nas dietas com restrição de sódio (sal), levar em consideração que cada comprimido efervescente 2 g tradicional contém 254 mg de sódio (correspondente a 0,65 g de sal).

Alguns medicamentos podem interagir com os componentes de Redoxon*: Anticoncepcionais orais reduzem os níveis de vitamina C no organismo. Corticosteróides aumentam a sua oxidação. Calcitonina aumenta a velocidade de utilização da vitamina C. Salicilatos inibem a absorção no intestino. O ácido acetilsalicüico, barbituratos (ex: fenobarbital) e tetraciclina aumentam a excreção de vitamina C na urina.

Redoxon9 2 g tradicional é contra-indicado na faixa etária inferior a 12 anos-Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica.

Atenção diabéticos: contém açúcar.

Cada comprimido efervescente de Redoxon* 2g tradicional contém 3,40 Kcal, equivalente a 900mg de glicídios.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

4. Como devo usar este medicamento?

Recomenda-se: 1 comprimido ao dia ou a critério médico. O comprimido efervescente possui coloração amarelo claro com ligeiro odor de limão. Dissolver em um copo com água.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o

aspecto do medicamento.

5. Reações adversas

A vitamina C possui boa tolerabilidade, mas, ocasionalmente, altas doses de vitamina C (3g ou mais) podem ter leve efeito diurético (aumenta a quantidade de urina eliminada) e/ou diarréico.

à vitamina C em altas doses, administradas por longos períodos em indivíduos que eliminam oxalato na urina, pode aumentar a probabilidade de formação de cálculo renal (pedra nos rins).

6.0 que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?

A ocorrência de superdosagem com Redoxon ? é muito rara, mas em caso de ingestão, acidental ou proposital, de quantidade excessiva, os principais sintomas são náuseas, vômitos e diarréia. Nestes casos, procurar serviço médico de urgência onde possa ser realizado esvaziamento gástrico e empregado às medidas usuais de suporte.

7. Onde e como devo guardar este medicamento?

Redoxon* 2 g tradicional deve ser conservado em temperatura ambiente (15°C-30°C) e protegido da umidade em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

III) INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE 1. Características farmacológicas

0 ácido ascórbico é uma vitamina hidrossolúvel essencial ao ser humano. 0 organismo não sintetiza vitamina C e tem baixa capacidade de armazenamento da mesma. Para se manter um nível adequado dessa vitamina, torna-se necessária sua ingestão regular.

A vitamina C está envolvida em diversas funções do sistema imunológico como motílidade leucocitária, qinmiotaxia, atividade bactericida e transformação linfocíüca. Um nível de vitamina C adequado é essencial para a função imunológica normal.

0 ácido ascórbico desempenha papel essencial na síntese de colágeno funcionalmente ativo, portanto, é fundamental para a reparação de tecido conecüvo e para a cicatrização de feridas.

O ácido ascórbico inativa os radicais livres, que podem destruir as membranas celulares através da peroxidação lipídica.

A vitamina C melhora a absorção do ferro dos alimentos, transformando-o da forma férrica em ferrosa, auxiliando na prevenção das anemias carenciais. A vitamina C é absorvida primariamente na parte superior do intestino delgado através do transporte ativo sódio-dependente. Ela é metabolizada parcialmente via dehidroascórbico a ácido oxálico e outros metabólitos. Quando administrada menos que 3 g ao dia, a vitamina C é excretada via renal, mas em doses maiores, ela é excretada inalterada pelas fezes.

2. Resultados de eficácia

A vitamina C atua nos mecanismos de qmmiotaxia e fagocitose, favorecendo o aumento da motílidade e atividade bactericida dos neutrófilos. A vitamina C também age como um antioxidante e neutraliza os radicais livres ou agentes oxidantes protegendo a membrana dos neutrófilos.

Levy, R.; Shriker, O.; Porath, A. et ai.: Vitamin Cfor the treatment of recurrent furunculosis in patients with impaired neutrophil funetions. J. Infect. Dis. 1996;173:1502-1505. – JÉP

Washko, P.; Rotrosen, D.; Levine, M.: Ascorbic acid in human neutrophils. Am. ^CliiFNutr. 1991; 54:1221S-7S.^^J Hemila et al., 1995; realizou análise de 21 trabalhos publicados desde 1970 com o objetivo de estabelecer se a vitamina C, na dosagem a 1 ©dia afeta o resinado comum e encontrou que, em cada um desses estudos, o uso da vitamina C reduziu, em média, em 23% a duração dos episódios e a gravidade dos sintomas do resfriado comum.

Hemila, H.:Vitamin Candthe common cold: aretrospective analysisof chalmers review. J. Am. Coll. Nutr. 1995; 14:116-123.

Hemila, II.: Does vitamin C alleviate the symptoms of the common cold? A review ofeurrent evidence. Scand. J. Infect. Dis. 1994; 26:1-6

3. Indicações

Redoxon* é indicado como suplemento vitamínico:

– auxiliar do sistema imunológico;

– antioxidante; pós-cirúrgico e cicatrizante; doenças crônicas e convalescença; dietas restritivas e inadequadas; como auxiliar nas anemias carenciais; como suplemento vitamínico para idosos.

4. Contra-indicações

Redoxon* é contra-indicado em pacientes com litíase urinária acompanhada por oxalúria com acidúria ou pH urinário normal, pacientes com insuficiência renal severa e pacientes que apresentam hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos seus componentes.

5. Modo de usar e cuidados de conservação depois de aberto

0 comprimido efervescente deverá ser dissolvido em um copo com água.

Depois de aberto, Redoxon* 2 g tradicional deve ser conservado em temperatura

ambiente (15°C-30°C) e protegido da umidade em sua embalagem original.

6. Posologia

Recomenda-se: 1 comprimido ao dia ou a critério médico.

7. Advertências

Em pacientes com insuficiência renal, as doses de vitamina C devem ser administradas sob supervisão médica.

Nos diabéticos, a vitamina C pode interferir nos testes de avaliação da glicosúria, embora não tenha efeito na gheemia. Portanto, a administração de vitamina C deve ser interrompida alguns dias antes da realização do exame.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica.

Atenção diabéticos: contém açúcar.

Cada comprimido efervescente de Redoxon* 2g tradicional contém 3.40 Kcal, equivalente a 900 mg de glicidios.

8. Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco

Não existem restrições ao uso de Redoxoif 2 g tradicional em idosos e em crianças acima de 12 anos.

9. Interações medicamentosas

Anticoncepcionais orais reduzem os níveis de vitamina C no organismo. Corticosteróides aumentam a sua oxidação. Calcitonina aumenta a velocidade de utilização da vitamina C. Salicilatos inibem o transporte ativo através da parede intestinal. 0 ácido acetilsalicüico, barbituratos (ex: fenobarbital) e tetraciclina aumentam a excreção de vitamina C na urina. A tetraciclina inibe a reabsorção de vitamina C dos tubulos renais.

Nas dietas com restrição de sódio (sal), levar em consideração que cada comprimido efervescente 2 g tradicional contém apenas 254 mg de sódio (correspondente a 0,65 g de sal).

10. Reações adversas ao medicamento

A vitamina C possui boa tolerabilidade, mas, ocasionalmente, altas doses de vitamina C (3g ou mais) podem ter leve efeito diurético e/ou diarréico. A vitamina C em altas doses, administradas por longos períodos em indivíduos com oxalúria, pode aumentar a probabilidade de formação de cálculo renal.

11. Superdose

A ocorrência de superdosagem com Redoxon* é muito rara, mas em caso de ingestão, acidental ou proposital, de quantidade excessiva, os principais sintomas, são náuseas, vômitos e diarréia. Caso ocorram estas reações e seja caracterizada uma superdose, as seguintes medidas de desintoxicação podem ser consideradas:

– Diluição em fluidos (água, solução salina);

– Lavagem gástrica;

– Uso de carvão ativado/xarope de Ipeca;

– Indução de vômito.

12. Armazenagem

Redoxon® 2g tradicional deve ser conservado em temperatura ambiente (15°C-30°C) e protegido da umidade em sua embalagem original.

IV) DIZERES LEGAIS

MS-1.7056.0016

Farm. Resp.: Braulio Lordêllo

CRF-SP9496

Fabricado por: Bayer S.A.

Pilar, Pcia. de Buenos Aires, Argentina

Importado e Distribuído por: Bayer S.A. Rua Domingos Jorge, 1100 – São Paulo – SP CNPJ 18.459.628/0001-15

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Bayer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *