Princípio ativo: sulfato de salbutamol
Pulmoflux
sulfato de salbutamol
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES
Xarope 2mg/5mL: Embalagens contendo 1 e 50* frascos com 100mL, acompanhado decopo-medida Embalagem Hospitalar
USO ADULTO E PEDIÁTRICO(crianças acima de2 anos). USO ORAL
COMPOSIÇÃO
Cada 5mL do xarope contém:
sulfato de salbutamol…………………….equivalente a 2 mg de salbutamol base
veículo q.s.p……………………………….5mL
(ácido cítrico, citrato de sódio, glicerol, metilparabeno, propilparabeno, sacarose, álcool etílico , corante vermelho bordeaux, essência de Iramboesa, água).
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
– Pulmoflux® tem ação broncodilatadora. No alivio do espasmo brônquico associado às crises de asma, bronquite crônica e enfisema -Conservarem temperatura ambiente (15° a 30° C). Proteger da luz e umidade.
– Prazo de validade: VIDE CARTUCHO. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, poderá ocorrer diminuição significativa do seu efeitoterapêutico.
– Não deve ser usado no primeiro e no segundo trimestre de gravidez. "Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término". "Informe seu médico se está amamentando".
-"Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento" -"Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico".
– Embora o salbutamol tenha mínimos efeitos no sistema cardiovascular nas doses recomendadas, ocasionalmente efeitos estimulatórios cardiovascularesecentraispodemocorrernecessitando-sedescontinuaroseuuso.
– "Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: tremor fino da musculatura esquelética ou aumento da freqüência -"ATENÇÃO:estemedicamentocontém AÇÚCAR,portanto,deveserusadocomcautelaemportadoresdeDiabetes".
-"TODOMEDICAMENTODEVESER MANTIDOFORADOALCANCEDASCRIANÇAS".
– Não deve serprescritojuntamentecomoutras drogas betabloqueadoras não seletivas,como o propranolol -"Este medicamento não deve serutilizado emcrianças menores de2anos".
– O produto é contra-indicado para pacientes com história de hipersensibilidade aos componentes da fórmula. É necessária precaução em pacientesportadores detireotoxicose.
-"Informeseumédico sobrequalquermedicamentoque estejausandoantes doinícioouduranteotratamento".
-"NÃOTOMEMEDICAMENTOSEMOCONHECIMENTODOSEUMÉDICO,PODESER PERIGOSOPARASUASAÚDE".
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O salbutamol éum estimulante beta adrenérgico dotado de atividade altamente seletiva sobre os adrenoreceptores beta-2 com pouca ou quase nenhumaação sobreos adrenoreceptores beta-1 do músculo cardíaco, sendo assimcapaz de promoverbroncodilatação eficaz, sem estimulação cardíacasignificativa, jáquesuaaçãosobre receptores beta-1 docoraçãoénulaoupraticamentenula, nasdosesterapêuticas. Talcaracterísticapermite,inclusive queo salbutamol sejaadministradoahipertensos eaportadores de doençacardíacacoexistente. Este fármaco é prontamente absorvido pelo trato gastrintestinal, sendo sujeito ao metabolismo de primeira passagem para sulfato fenólico pelo fígado. O pico de concentração é atingido em uma a duas horas, em uma concentração plasmática máxima de 18mg/mL; sua meia-vida é de 5
horas.
Cercadametadedadoseéexcretadanaurinanaformadeconjugadossulfatados inativos, sendoorestoeliminadonaformaintacta.
INDICAÇÕES – Os broncodilatadores não devem seroúnico ou principal tratamento em pacientes com asma severa ou instável.Asma severa requerorientação médicaregular, jáque pode serfatal. Os pacientes comasmaseveratêmsintomasconstantes e exacerbaçõesfreqüentes, com capacidade físicalimitada, evaloresde PEFabaixo de 60%. Estes pacientesirão necessitaraltas doses, porexemplo > 1mg/diade dipropionato de beclometasonaou corticoterapia oral. Uma piora repentina dos sintomas pode requereraumento na dosagem de corticosteróides, que devem ser administradossobsupervisãomédica.
Pulmoflux®éindicadono alíviodobroncoespasmo(tanto daasmabrônquicacomodadoençapulmonarobstrutivacrônica-D.P.O.C) Pulmoflux®xarope é mais adequado paracrianças ou para aqueles adultos que preferem medicamentos sobaformalíquida.
CONTRA-INDICAÇÕES – PULMOFLUX® É CONTRA-INDICADO PARA PACIENTES COM HISTÓRIA DE HIPERSENSIBILIDADE A
QUALQUER UM DOS COMPONENTES DA FÓRMULA, PACIENTES COM ARRITMIA CARDÍACA PREEXISTENTE E EM ESTADOS DE GRAVIDEZELACTAÇÃO. TAMBÉMNÃOÉRECOMENDADOOUSOEMCRIANÇASCOMIDADEINFERIOR ADOISANOS. AS PREPARAÇÕES ORAIS DE SALBUTAMOL E OS AGENTES BETA-BLOQUEADORES, COMO O PROPRANOLOL, NÃO DEVEM, USUALMENTE,SER PRESCRITOSCONCOMITANTEMENTE.
PRECAUÇÕES – O tratamento da asma deve ser acompanhado por um programa adequado, e a resposta do paciente deve ser monitorada clinicamenteeporexames da função pulmonar.
O aumento do uso de agonistas de receptores beta-2 na forma de inaladores de curta ação promoveu um agravamento da asma. Sob estascondições, o plano de terapia dos pacientesdeve serreavaliado. O agravamento repentino e progressivo do controle da asma é potencialmente uma ameaça à vida e considerações devem ser feitas para se iniciar ou aumentar a terapia com corticosteróides. Em pacientesconsideradosemrisco,deveserinstituídoomonitoramentodiáriodopicodefluxo.
Terapiascomagonistasdosreceptoresbeta-2podem resultaremhipocalemia potencialmenteséria, principalmentecom administração parenteraloupornebulização.
Precauções especiais devem ser utilizadas em casos de asma grave aguda, pois o efeito do salbutamol pode ser potencializado no tratamento concomitantecom derivadosda xantina, esteróides, diuréiticos epela hipóxia. Recomenda-se queosníveisdepotássio no sorosejammonitoradosemqualquerumdestescasos.
Domesmomodo queoutrosagonistasbeta-2adrenérgicos, sulfato desalbutamolpodeinduziralteraçõesmetabólicasreversíveiscomo oaumentodosníveisdeglicosesanguínea.
O paciente diabético pode ser incapaz de compensar isto e tem sido relatado o desenvolvimento de cetoacidose. A administração concomitantedecorticosteróidespodeaumentaresteefeito.
Estemedicamentodeveseradministradocomprecauçãoapacientesportadoresdetireotoxicose.
Não érecomendadoousodemedicamentosnoprimeirotrimestredegravidez.Aadministraçãodefármacosduranteagravidezsomente deve ser efetuada se o benefício esperado para a mãe for maior do que qualquer possibilidade de risco ao feto. Como o salbutamol é excretadonoleitematerno, ousoemlactantesnãoérecomendado. Nãoéconhecidoqualquerefeito danosoqueosalbutamol excretado noleitematernopossatrazeraoneonato.
Osalbutamol deveserusadocom cautelaempacientescomdesordenscardiovasculares,incluindoinsuficiência coronariana,arritmias cardíacas e hipertensão arterial sistêmica; pacientes com desordens convulsivas, hipertireoidismo ou Diabetes mellitus. Cuidados especiais e intensa supervisão são requeridos em pacientes com estenose aórtica idiopática subvalvular hipertrófica. A ação do Pulmoflux®podedurar mais deseis horase, por isto, não podeser tomado maisfreqüentementequeo recomendado, nem a dosepode seraumentadasemprescrição médica. Pulmoflux®demonstrou atrasarotrabalhodepartopré-termoemalgunscasos. Precauçõescom o uso dePulmoflux®são requeridos em pacientesgrávidasno tratamento do broncoespasmo a fim deseevitarem interferênciascom a contratibilidadeuterina. Raramenteforamrelatadasanomaliascongênitas, incluindo fenda palatina edefeitosnosmembros, nosfilhos de pacientes tratadas com salbutamol. Algumas mães estavam tomando medicações múltiplas durante a gravidez. Devido a Inconsistência do padrão dos defeitos e a razão para anormalidade congênita ser2-3%, uma relação como uso de salbutamol não pode serestabelecida.Asegurançaeaefetividadeemcriançasmenoresde2anosdeidadeaindanãoforamadequadamentedemonstradas. "Estemedicamentonãodeveserutilizadoemcriançasmenoresde2anos".
INTERAÇÕESMEDICAMENTOSAS-O uso concomitantedesalbutamol eoutrossimpatomiméticos oraisnão é recomendado(pois pode causar
efeitos deletérios cardiovasculares) bem como em pacientes que fazem uso de antidepressivos tricíclicos, pois a ação do fármaco no sistema cardiovascularpode ser potencializada. Beta Bloqueadores,como o propranolol e salbutamol inibem os efeitos umdo outro. O Salbutamol não é contra-indicado parapaciente sob tratamentocom inibidores damonoaminoxidase (IMAO)
REAÇÕES ADVERSAS – As reações mais freqüentes são: tremor fino da musculatura esquelética, nervosismo, agitação, cefaléia, tontura,hiperatividade,excitação,taquicardia, irritaçãoeinsônia.
Alémdisso, osulfatodesalbutamol, comooutrosagentessimpatomiméticos, podecausarreaçõescomo: hipertensão,angina,vômitos, vertigens e estimulação do Sistema Nervoso Central (SNC). Pode ainda causar broncoespasmo paradoxal; neste caso, o tratamento devesersuspenso.
Reações de hipersensibilidade imediata podem ocorrer após administração do sulfato de salbutamol, como demonstrado em raros casos de anafilaxia, angioedema, edema orofaríngeo, urticária e eritema cutâneo. Raramente, eritema multiforme e Síndrome de Stevens-Johnsontêmsidoassociadosà administraçãodoPulmoflux®emcrianças.
"ATENÇÃO: estemedicamentocontémAÇÚCAR, portanto, deveserusadocomcautelaemportadoresdeDiabetes".
Terapias com agonistas dos receptores beta-2, podem resultar em hipocalemia potencialmente séria. Casos de hipersensibilidade
foram,raramente,descritosemcrianças,semelhanteaoqueocorreemoutrostratamentoscomagonistasdereceptoresbeta-2.
Pode ocorrer taquicardia em alguns pacientes. Arritmias cardíacas (incluindo fibrilação atrial, taquicardia supraventricular e
extrasistoles)têmsidorelatadasusualmenteempacientessusceptíveis.
ALTERAÇÕES EM EXAMES CLÍNICOS E LABORATORIAIS -Não foram relatados quaisquer alterações nos exames relacionados ao uso do
sulfatodesalbutamol nasdosesterapêuticasrecomendadas.
POSOLOGIA
Adultos: 10mL, trêsaquatrovezesaodia. Crianças de2 a5anos: 2,5mL, trêsaquatrovezes ao dia Crianças de6a12anos:5mL,três aquatrovezes ao dia Criançasacimade12anos: 5a10mL, trêsvezes aodia.
SUPERDOSE – Manifestações de superdose incluem: dor anginosa, vasodilatação periférica, hipertensão arterial sistêmica, hipocalemia e exacerbação dos efeitos colaterais, e em casos extremos, morte súbita. Nestes casos, os níveis séricos de potássio devem ser monitorados. É sugerido como tratamento antídoto o uso racional de um Beta Bloqueador cardiosseletivo (tartarato de metoprolol, atenolol), usado com cuidado empacientes comhistóriadebroncoespasmo. Diálisenãoétratamentoapropriadonasuperdosedesulfatodesalbutamol.
PACIENTES IDOSOS ■– Pacienteo idosos (acima de 60 anos) requerem doses menores no início do tratamento, sendo aconselhável iniciar o
Registro M.S n° 1.0465.0105 Farm. Resp.: Dr. Marco Aurélio Limirio G. Filho – CRF n° 3.524 N° do lote, prazo de validade e data de fabricação: VIDE CARTUCHO
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Prezado Cliente:
Você acaba de receber um produto Neo Química.
Em caso de alguma dúvida quanto ao produto, lote, data de fabricação,
ligue para nosso SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Laboratório Neo Química Com. e Ind. Ltda.
VPR 1 – Quadra 2-A – Módulo 4 – DAIA – Anápolis – GO – CEP 75132-020
www.neoquimica.com.br 740-00102 C.N.P.J.: 29.785.870/0001-03 – Indústria Brasileira 3001515 – 09/2008