Princípio ativo: fumarato de cetotifeno

Prurifen

fumarato de cetotifeno

FORMAFARMACÊUTICAE APRESENTAÇÃO

Xarope 1mg/5mL:Embalagem contendo 1 frasco com 120mL

USO ADULTO E PEDIÁTRICO USO ORAL

COMPOSIÇÃO

Cada 5mLdo xarope contém:

1,38mg de fumarato de cetotifeno……………….equivalente a 1,0mg de cetotifeno

veículoq s p…………………………..5mL

(ácido cítrico, álcool etílico, sorbitol, sacarose, metilparabeno, propilparabeno, essênciadeframboesae água).

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

– Prurifen éindicadoparaprevençãoalongoprazodeasmabrônquica, bronquitealérgicaesintomas asmáticosassociadosàfebredo feno

-Conservar em temperatura ambiente (15° a30° C). Proteger da luz e umidade.

-Prazode validade: VIDE CARTUCHO. Não use medicamento com o prazode validade vencido.

– "Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término". "Informe seu médico se está amamentando"

-"Sigaaorientaçãodoseumédico, respeitandosempreoshorários, asdoseseaduraçãodotratamento".

– "Nãointerromperotratamentosem oconhecimentodoseu médico". Se fornecessáriointerromper otratamentocom Prurifen, isso

I- -■■ -l l-il I II- …..-l.l- I..- …..l-ll.l I- , 4 -..

– "Informe eu médico o aparecimento de reaçõe de agradávei , tai como: onolência, boca eca, irritabilidade e ganho de pe o inexplicável".

-ATENÇÃO:estemedicamento contém AÇÚÇAR,portanto,deve serusado comcautelaemportadoresdeDiabetes".

-"TODOMEDICAMENTODEVE SERMANTIDOFORADOALCANCE DASCRIANÇAS".

-É contra-indicado o uso concomitante de Prurifen com analgésicos potentes, anti-histamínicose álcool.

-"Informe seu médico sobrequalquermedicamentoque esteja usando antes do início ou durante o tratamento".

-"Durante o tratamento com Prurifen o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem

estar prejudicadas".

-O tratamento com Prurifen deve ser regular e contínuo, pois suafunçãoé prevenir futuros ataques de asma, diminuindo afrequência, agravidadeeaduraçãodessesataques. Prurifen nãotem nenhumaaçãosobreas crises jáestabelecidas, porestarazão, seumédico provavelmente o prescreveu associado a outros medicamentos. Seu médico também indicará quando você poderá diminuir ou suspender esses medicamentos.

– "NÃOTOME MEDICAMENTOSEMOCONHECIMENTODO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSOPARASUASAÚDE".

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Prurifen tem como substância ativa o fumarato de cetotifeno, antiasmático não broncodilatador que inibe os efeitos de certas substâncias endógenas conhecidas por serem mediadoras inflamatórias, exercendo assim suas atividades antialérgicas. As experiências laboratoriais revelaram algumas propriedades do cetotifeno que podem contribuir para sua atividade antiasmática: inibição da liberação de mediadores alérgicos, como a histamina e os leucotrienos; supressão da ativação dos eosinófilos pelas citocinas; inibição do desenvolvimento da hiperatividade das vias aéreas associada à ativação das plaquetas pelo PAF (Fator de AtivaçãodePlaquetas)ou causadapelaativaçãoneural quesesegueapós aadministraçãodealgunsfármacos simpatomiméticos ou àexposiçãoaum alérgeno.

O cetotifeno é uma substância antialérgica potente porque possui propriedades bloqueadoras da histamina, portanto, pode ser administrado como substitutodos antagonistas clássicos dos receptores H1 da histamina.

Após administração oral, a biodisponibilidade chega a 50% pelo efeito de primeira passagem de 50% no fígado. As concentrações plasmáticas são atingidas em 2 a4 horas e a ligação a proteínas éde 75%. O metabólito principal na urina éocetotifeno-N-glicuronídio, praticamenteinativo. Opadrãodometabolismoem criançaséidênticoaodos adultos, porémadepuraçãoémaisaltaemcrianças. O cetotifeno é eliminado bifasicamente, com meia-vidacurtade3a5 horas emeia-vida mais longa de 21 horas. Na urina de 48 horas, cerca de 1% da substância é excretada inalterada e 60% a 70% como metabólitos.

INDICAÇÕES

Prurifen é indicado na prevenção a longo prazo de asma brônquica (todas as formas, inclusive a mista), bronquite alérgica e sintomas asmáticos associados àfebredofeno. É utilizado na reduçãoou freqüência e da severidade de ataques, mas não cessa uma crise que |á se iniciou . Prurifen é também indicado na prevenção e no tratamento de desordens alérgicas tais como: urticária aguda e crônica, dermatite atópica, rinite alérgica e conjuntivite.

CONTRA-INDICAÇÕES

PRURIFEN NÃO DEVE SER UTILIZADO POR PACIENTES QUE APRESENTEM CONHECIDA HIPERSENSIBILIDADE AO CETOTIFENOOUAQUALQUERUMDOSCOMPONENTESDAFÓRMULA. CASOEXISTAALGUMAINTOLERÂNCIAALACTOSE,INFORMESEUMÉDICO. SEFORDIABÉTICOOU EPILÉPTICO,INFORMESEUMÉDICOANTESDETOMARPRURIFEN.

PRECAUÇÕESE ADVERTÊNCIAS

Quandoforiniciadootratamentoalongoprazocom Prurifen, osmedicamentosantiasmáticos, profiláticosesintomáticosjá emusonãodevem sersubitamenteretirados.

Em raros casos de pacientes que recebiam fumaratode cetotifenoconcomitantemente com agentes antidiabéticos orais, observou-sequedareversível nacontagem deplaquetas. Portanto, deve-se fazercontagensde plaquetasem pacientessob tratamentoconcomitantecomantidiabéticos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O

cetotifenoéexcretatonoleitematerno,portanto,asmãesquerecebemPrurifennãodevemamamentar.

Crianças podem necessitar de uma dose maior em mg/kg de peso corpóreo do que adultos a fim de obter resultados

satisfatórios.

Para obter resultados no tratamento da asma é indispensável seguir as instruções do médico. O tratamento com Prurifen deve serregulare contínuo, pois sua funçãoé prevenirfuturos ataques de asma, diminuindoa freqüência, a gravidade e a duraçãodessesataques.

"Duranteotratamento com Prurifenopacientenãodevedirigirveículos ouoperar máquinas, pois sua habilidadeeatenção podemestarprejudicadas".

INTERAÇÕESMEDICAMENTOSAS

Ousoconcomitante dePrurifen com medicamentos queinduzam aosonoou queprovoquem sonolência, analgésicos potentes, anti-histamínicos (algumas preparações para resfriados egripes) ou bebidas alcoólicas não é recomendado.

REAÇÕES ADVERSAS

Podem ocorrer no início do tratamento sedação, e raramente, discreta tontura e secura na boca, que normalmente desaparecemespontaneamentecom acontinuaçãodotratamento.

Ocasionalmente, foram observados super-estimulação, irritabilidade e nervosismo, particularmente em crianças. Foi também relatadoganhodepesoinexplicável.

Prurifen pode causar muito raramente aumento nas enzimas hepáticas e hepatite. Casos isolados de reações cutâneas severasforamrelatadas.

POSOLOGIA

Crianças de 6 meses a3 anos: 0,05mg(0,25 mLdoxarope) por Kg de peso corporal, duas vezes ao dia, pela manhã eà noite. Exemplo: uma criança que pesa 10 Kg deve receber 2,5 mLdo xarope pela manhã eà noite.

Crianças acimade3anos: 1mg (5 mLdo xarope) duas vezes ao dia. Tomar o xarope pela manhã eà noite, com refeições.

As observações clínicas indicam que as crianças podem necessitar de doses mais elevadas em mg/Kg de pesocorpóreodoque os

adultos, afim deseobterresultadosadequados.

Na prevenção de asma brônquica, podem transcorrer várias semanas de tratamento para atingir-se efeito terapêutico completo. Recomenda-se, portanto, que pacientes que não respondam adequadamente dentro de algumas semanas sejam mantidos em tratamentocomPrurifendurante2a3mesesnomínimo.

SUPERDOSE

Emcasodeingestãoacidental deumaquantidademaiordessemedicamentoprocureseu médico.

Os sintomas principais na superdose aguda incluem desde sonolência até sedaçãograve; confusão e desorientação; taquicardia e hipotensão; especialmenteem crianças, hiperexcitabilidadeou convulsões; comareversível.

Como tratamento recomenda-se a indução de vômito dentro das primeiras horas após a superdose. Quando necessário procure orientação médica no hospital mais próximo. Se o medicamento houver sido administrado recentemente, deve-se considerar o esvaziamento do estômago. Pode ser benéfica a administração de carvão ativado. Quando necessário, recomenda-se tratamento sintomático emonitorização do sistema cardiovascular; na presença de excitação ou convulsões, podem-se administrar barbitúricos decurtaaçãooubenzodiazepínicos.

PACIENTESIDOSOS

Ousoempacientesidosos(acimade60anos)requerprescriçãoeacompanhamentomédico.

Registro M.S. n° 1.0465.0343 Farm. Responsável: Dr Marco Aurélio Limírio G. Filho – CRF-GO n° 3.524 N° do Lote, Data de Fabricação e Prazo de Validade: VIDE CARTUCHO

VENDASOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Prezado Cliente:

Você acaba de receber um produto Neo Química.

Em caso de alguma dúvida quanto ao produto, lote, data de fabricação,

ligue para nosso SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Laboratório Neo Química Com. e Ind. Ltda.

VPR 1 – Quadra 2-A- Módulo 4 – DAIA – Anápolis – GO – CEP 75132-020

www.neoquimica.com.br 640-00T02 C.N.P.J.: 29.785.870/0001-03 – Indústria Brasileira 3005370 – 01/2007

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *