Princípio ativo: finasteridaProstide
Classe terapêutica dos Antiinflamatorios Prostaticos
Princípio ativo Finasterida. venda sob prescrição médica.

Indicações de Prostide

Tratamento e controle da hiperplasia prostática benigna com a regressão da próstata hipertrofiada.

Efeitos Colaterais de Prostide

Bem tolerado. Efeitos colaterais mais freqüentes são: disfunção erétil (2,1%), diminuição da libido (1%) e diminuição do volume ejaculado (2,8%).

Como Usar (Posologia)

Só uso adulto. Dose: 1 comprimido/ dia. Ainda que se observe alguma melhora nos sintomas no início do tratamento (3 meses), podem ser necessários, no mínimo, 6 meses para assegurar que os melhores resultados foram obtidos. O tratamento deve ser prolongado.

Contra-Indicações de Prostide

Uropatia obstrutiva; câncer prostático (antes de se iniciar a terapia com Finasterida deve-se eliminar a possibilidade de câncer na próstata), que deve ser monitorizado durante o tratamento. Contra-indicado em mulheres.

Precauções

Companheiras de pacientes em tratamento com Finasterida que estão ou possam vir a ficar grávidas devem evitar a manipulação dos comprimidos quebrados, pelo risco da indução de anormalidades do órgãos sexuais dos fetos masculinos.

Os pacientes que apresentam grande volume residual de urina e/ou com severa restrição do fluxo urinário deverão ser cuidadosamente monitorados.

Apresentacões

Blisters com 20 comprimidos.

Composição

Comprimidos revestidos de 5 mg de finasterida.

Informações Técnicas

Inibidor competitivo da enzima 5-alfa-redutase, que impede a conversão da testosterona para diidrotestosterona (DHT), não afetando a ligação da testosterona ou DHT ao receptor androgênico e não tendo efeitos feminilizantes, sobre a massa muscular e a fertilidade. A proporção testosterona/DHT é aumentada no soro dos pacientes tratados com PROSTIDE e retorna ao normal cerca de após 14 dias da descontinuação da droga, sem alterações no nível dos hormônios luteinizante (LH) e folículo-estimulante (FSH), cortisol ou estradiol. Há redução dos níveis de DHT plasmática e do antígeno prostático específico (PSA).

Interações Medicamentosas

Não se identificou nenhuma interação medicamentosa clinicamente importante.

Nome Genérico

Finasterida

Superdose

Não há recomendação de terapia específica. Cuidados gerais de suporte.

Laboratório

Libbs Farm. Ltda.

Remédios da mesma Classe Terapêutica

Fenasten, Hytrin, Proscar, Prostem, Xatral

Remédios que contém o mesmo Princípio Ativo

Alfasin, Fenasten, Finalop, Finasterida (genérico), Nasterid