Princípio ativo: dipivefrinaPropine

Indicações de Propine

Terapêutica inicial, para o controle da pressão intra-ocular, em pacientes com glaucoma de ângulo aberto e hipertensão ocular. Os pacientes que não respondem adequadamente a outra terapia antiglaucomatosa poderão obter respostas satisfatórias se adicionarem ou mudarem para Propine.

Efeitos Colaterais de Propine

Foram relatados, após a administração ocular da epinefrina, efeitos cardiovasculares como ocorrências da taquicardia, arritmias e hipertensão.

Como Usar (Posologia)

1 gota em cada olho, a cada 12 horas. Na terapia inicial, terapia concomitante ou terapia de substituição, a posologia recomendada é 1 gota, em cada olho, no saco conjuntival, a cada 12 horas. No caso de substituição de epinefrina por Propine, descontinuar a epinefrina e usar Propine na posologia recomendada. No caso de substituição de outros antiglaucomatosos, que não a epinefrina, continuar durante 24 horas com a medicação anterior, adicionando Propine na posologia recomendada. No dia seguinte, descontinuar a medicação anterior e continuar somente com Propine. No caso de terapia concomitante, observar a posologia do outro antiglaucomatoso e usar Propine na posologia recomendada. – Superdosagem: para excesso de produto instilado no olho: lavar o olho com água ou soro fisiológico. Para ingestão oral do produto: induzir vômitos.

Contra-Indicações de Propine

Paciente com hipersensibilidade ao produto. Não usar em pacientes com glaucoma de ângulo fechado. – Interações medicamentosas: o uso concomitante com anestésicos hidrocarbonados por inalação, os antidepressivos tricíclicos e os glicosídios digitálicos aumentam a absorção da epinefrina oftalmológica.

Precauções

Não foram observadas reações comumente ligadas à epinefrina: edema macular, depósitos adrenocrômicos na conjuntiva ou córnea. Embora os efeitos sobre a reprodução e teratogênese não tenham sido observados, o uso deve ser evitado durante a gravidez, a não ser que indispensavelmente necessário. Os efeitos colaterais são menores que de outros antiglaucomatosos: hiperemia conjuntival, hipertrofia folicular, blefaroconjuntivites, ardência, dor, lacrimejamento, dor de cabeça, fotofobia. Cuidado nos pacientes hipertensos e na administração prolongada.

Apresentação

Frascos plásticos conta-gotas contendo 10 ml de solução estéril.

Composição

Cada ml contém: 1,0 mg de cloridrato dedipivefrina, cloreto de benzalcônio como preservativo e veículo q.s.p.

Laboratório

Allergan Prods. Farms. Ltda.