Princípios ativos: buclizina, nicotinamida, piridoxina, riboflavina, tiaminaPropan
Propan
Cloridrato de buclizina e associações
Apresentações – Propan
Caixa contendo 20 comprimidosCaixa contendo frasco com 100 ml
Comprimido e Suspensão
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
COMPOSIÇÃO – Propan
Propan® Comprimido:
Buclizina (cloridrato)………………..25mg
Tiamina (mononitrato) (vit. B1)………………..15mg
Riboflavina (vit. B2)………………..2,5mg
Piridoxina (cloridrato) (vit. B6)………………..5mg
Cianocobalamina (vit. B12)………………..7,5mcg
Nicotinamida………………..12,5mg
Excipiente q.s.p. ………………..1 comprimido*
*(estearato de magnésio, amido, lactose, fosfato tricálcico, dióxido de silício, gelatina, polietilenoglicol, polissorbato, croscarmelose sódica, celulose microcristalina, acetoftalato de celulose, corante amarelo crepúsculo)
Propan® Suspensão:
Buclizina (cloridrato)………………..1mg
Lisina (cloridrato)………………..20mg
Tiamina (mononitrato) (vit. B1)………………..3,6mg
Riboflavina (vit. B2)………………..0,24mg
Piridoxina (cloridrato) (vit. B6)………………..1,1mg
Cianocobalamina (vit. B12)………………..1,2mcg
Nicotinamida………………..2,1mg
Veículo q.s.p………………..1ml**
**(goma adragante, sacarina, sorbitol, propilenoglicol, polissorbato, ácido etilenodiaminotetracético, ácido cítrico, metilparabeno, propilparabeno, cloreto de sódio, citrato de sódio, silicone, aroma natural de tangerina, aroma artificial de caramelo, corante amarelo crepúsculo, água desmineralizada)
INFORMAÇÕES AO PACIENTE – Propan
· PROPAN® é um medicamento utilizado para aumentar o apetite, indicado para crianças na fase de crescimento e adultos com deficiências nutricionais.· PROPAN® deve ser conservado em lugar seco, fresco (temperatura menor que 300º C) e protegido da luz, na sua embalagem original até o término de seu uso.
· O número do lote, as datas de fabricação e validade estão carimbados no cartucho do produto.
· Não utilize o medicamento com prazo de validade vencido.
· Para a administração correta de PROPAN® COMPRIMIDO e SUSPENSÃO, leia atentamente o item Instruções de Uso, contido na parte final desta bula.
· PROPAN® COMPRIMIDO e SUSPENSÃO não possuem açúcar, podendo ser administrados a pacientes diabéticos.
· Pode ocorrer sonolência durante o tratamento com PROPAN®. Portanto, recomenda- se cautela na condução de veículos, na operação de máquinas e outras atividades que requerem atenção.
· A administração conjunta de PROPAN® com medicamentos antialérgicos (anti- histamínicos) pode intensificar a sonolência.
· PROPAN® pode causar secura da boca. Se esse efeito for intenso, procure orientação médica.
· PROPAN® não deve ser utilizado durante os três primeiros meses de gravidez.
· PROPAN® não deve ser utilizado por pacientes alérgicos a buclizina, com doença da próstata, com dificuldade para urinar ou com doenças gastrintestinais graves.
· Durante o tratamento com PROPAN®, deve- se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
· Informe ao médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término.
· Informe ao médico se estiver amamentando.
· Informe ao médico sobre os medicamentos que está utilizando.
· Obedeça a posologia indicada pelo médico e não interrompa o tratamento sem o seu conhecimento.
· Informe imediatamente ao médico se ocorrerem reações indesejáveis.
NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS – Propan
A buclizina é um anti- histamínico, derivado da piperazina, com ação orexígena, acarretando acentuado aumento do apetite e do peso corporal, devido a ação hipoglicemiante do fármaco.
A lisina é um aminoácido essencial, agindo no anabolismo proteico e equilíbrio nitrogenado.
As vitaminas do complexo B desempenham atividade na síntese de proteínas, no metabolismo dos glicídeos, lipídeos, ácido nucleicos, enzimas e aminoácidos.
INDICAÇÕES – Propan
PROPAN® é indicado como estimulante do apetite, utilizado durante o período de crescimento para manter o equilíbio pôndero- estatural.Nos adultos em estado de convalescença para suprir carências nutricionais.
CONTRA-INDICAÇÕES – Propan
Em casos de hipersensibilidade à buclizina ou a qualquer componente da fórmula.
Durante o primeiro trimestre de gravidez.
PRECAUÇÕES – Propan
Pacientes com fatores de risco, de forma comprovada ou suspeita, devem ser cuidadosamente avaliados antes do início do tratamento com a buclizina. Os fatores de risco são: glaucoma do ângulo fechado, hipertrofia prostática, obstrução urinária ou duodenal. Nesses casos recomenda- se cautela na administração do medicamento com estrito acompanhamento médico, pois esses distúrbios podem ser agravados por fármacos anticolinérgicos.Durante o tratamento com a buclizina não é aconselhável a ingestão de bebidas alcoólicas, devido a potencialização do efeito depressor quando ingeridos concomitantemente.
Durante o tratamento com a buclizina, os reflexos do paciente podem ser diminuídos. Por isso, é necessário cautela na condução de veículos, na operação de máquinas e outras atividades que requerem atenção.
Gravidez e lactação: foram relatadas evidências de efeitos teratogênicos com o uso da buclizina em estudos realizados com animais. Estudos clínicos em mulheres grávidas com a utilização da buclizina não foram realizados. Portanto, não é recomendado a utilização da buclizina durante os primeiros três meses de gestação. O medicamento somente deve ser administrado após o terceiro mês de gestação, sob estrito acompanhamento médico, quando os benefícios para a mãe justificarem o potencial de risco para o feto.
Não há relatos sobre a eliminação da buclizina através do leite materno. A administração deve ser cautelosa e sob orientação médica se o fármaco for utilizado durante a lactação.
REAÇÕES ADVERSAS – Propan
PROPAN® é um medicamento bem tolerado, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Geralmente, os efeitos adversos são leves e transitórios não causando a suspensão da terapia.
Ocasionalmente, podem ocorrer sonolência, cefaléia, secura da boca, nariz e garganta.
Foram relatados raros casos de agitação e insônia.
INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA – Propan
Agentes antimuscarínicos e outros fármacos com atividade anticolinérgica: a administração concomitante com a buclizina pode potencializar os efeitos anticolinérgicos.Depressores do sistema nervoso central: a administração conjunta com a buclizina pode potencializar os efeitos depressores.
POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO – Propan
A dose recomendada de PROPAN® é a seguinte:
Adultos e crianças acima de 12 anos:1 comprimido ou 25ml da suspensão duas vezes ao dia.
Crianças acima de 5 até 12 anos : meio a 1 comprimido ou 12,5 a 20ml da suspensão duas vezes ao dia.
Crianças acima de 1 até 5 anos: 5 a 10ml da suspensão duas vezes ao dia.
Crianças até 1 ano: 2,5ml da suspensão duas vezes ao dia.
Em pacientes suscetíveis a efeitos colaterais, como idosos, pode ser necessária a redução da dose diária.
PROPAN® COMPRIMIDO e SUSPENSÃO não contêm açúcar, podendo ser administrados a pacientes diabéticos.
INSTRUÇÕES DE USO – Propan
PROPAN® COMPRIMIDO e SUSPENSÃO devem ser ingeridos 30 minutos antes das principais refeições (almoço e jantar), se necessário, com o auxílio de água, leite, suco de frutas ou refrigerante.Agite bem o frasco de PROPAN® SUSPENSÃO antes da administração.
Para facilitar a administração a crianças, PROPAN® SUSPENSÃO pode ser misturado com suco de frutas, refrigerantes, leite, papinhas ou sopinhas e com alimentos em geral após o preparo.
Para a utilização posológica correta, as doses de PROPAN® SUSPENSÃO devem ser administradas utilizando- se o copo-medida contido na embalagem do produto.
O copo- medida possui indicações visuais de doses, as quais devem ser seguidas de acordo com a prescrição médica.
SUPERDOSAGEM – Propan
Os principais sintomas de intoxicação aguda são agitação, tremor, irritabilidade, convulsões, delírio, hipertermia, náuseas, vômitos, taquicardia, hipotensão ou hipertensão, insuficiência respiratória, midríase, retenção urinária.
O tratamento deve ser sintomático e de suporte, consistindo na realização de indução ao vômito ou lavagem gástrica, administração de carvão ativado e catártico e monitorização do sistema respiratório e cardiovascular. Fármacos como fisostigmina, benzodiazepínicos, beta- bloqueadores podem ser utilizados no tratamento dos sintomas.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Farmacêutica Responsável: Dra. Dirce de Paula Zanetti. CRF- SP nº 7758
Registro MS nº 1.0550.0048
LABORATÓRIO
UCI FARMA