Princípios ativos: cloranfenicol, desoxirribonuclease, fibrinolisina
Procutan
Indicações de Procutan
Debridante, cicatrizante e antiinfeccioso nas lesões teciduais. Procutan pode ser indicado para pacientes adultos ou pediátricos.
Efeitos Colaterais de Procutan
Sinais de irritação local com sintomas subjetivos de prurido ou ardência, edema angioneurótico, urticária, dermatite vesicular e maculopapular têm sido referido em pacientes sensíveis ao cloranfenicol e são causas para interrupção da medicação. Reações de sensibilidade semelhantes a outras preparações tópicas podem também ocorrer. Discrasias sangüíneas têm sido associadas com o uso do cloranfenicol.
Como Usar (Posologia)
Limpar a ferida com água oxigenada, ou soro fisiológico e secar suavemente a área. Se for profunda ou apresentar escara seca, remover cirurgicamente antes da aplicação da pomada; aplicar uma camada fina da pomada; cobrir com gase vaselinada ou outro tipo de curativo; trocar o curativo pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente 2 ou 3 vezes ao dia. A freqüência da aplicação é mais importante do que a quantidade da pomada utilizada. Lavar com jato forte à distância os debris necróticos e o exsudato fibrinoso com solução salina, água oxigenada ou água morna antes de cada aplicação. Uso intravaginal: vaginites e cervicites leve a moderada: 5 g da pomada deve ser depositada no fundo da vagina uma vez à noite, ao deitar, por aproximadamente 5 noites ou até ao término do conteúdo do tubo (30 g). A paciente deverá ser examinada pelo seu médico para decidir a possível necessidade de novo tratamento.
Contra-Indicações de Procutan
Pacientes com antecedentes de hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula.
Precauções
O uso prolongado de antibióticos pode ocasionalmente determinar o desenvolvimento de microorganismos sensíveis, inclusive fungo. Caso nova infecção ocorra durante a medicação, o tratamento deverá ser suspenso e medidas apropriadas deverão ser tomadas. Em todas as infecções, exceto as muito superficiais, o uso tópico de cloranfenicol deve ser suplementado por medicação sistêmica apropriada. A precaução usual contra reação alérgica deve ser observada, especialmente em pessoas com antecedentes de hipersensibilidade às substâncias de origem bovina. – Advertência: hipoplasia da medula óssea incluindo anemia aplástica e morte, foi referido após aplicação local de cloranfenicol.
Apresentação
Bisnagas de 10 g e de 30 g; bisnaga de 30 g acompanhada de 6 aplicadores ginecológicos.
Composição
Cada grama contém: fibrinolisina 1 unidade(Loomis); desoxirribonuclease 666 unidades; cloranfenicol 10 mg.
Laboratório
Sankyo Pharma Brasil Ltda.