Princípios ativos: castanha-da-índia, aesculus hippocastanumProctocaps

Proctocaps®

Aesculus hippocastanum 250mg
CASTANHA DA ÍNDIA
           
HERTZ®

PRODUTO FITOTERÁPICO

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO – Proctocaps

Cápsulas: frasco contendo 20 cápsulas.

USO ORAL

USO ADULTO

COMPOSIÇÃO – Proctocaps


Cada cápsula contém:
Extrato seco padronizado de Castanha da índia (Aesculus hippocastanum, Linné, HIPPOCASTANACEAE) ……………….. 250mg*
Excipiente q.s.p. ……………….. 1 cápsula
Excipiente: dióxido de silício, silicato de magnésio, estearato de magnésio, amido.
*Correspondente a 50mg de escina.

INFORMAÇÃO AO PACIENTE – Proctocaps

Alívio de edemas localizados, hemorróidas, varizes, flebites e problemas vasculares periféricos em Geral. Conservar o produto em temperatura ambiente (15° a 30°C). Proteger da luz e umidade. Conservar o produto em sua embalagem original. Observada a correta forma de armazenagem, a validade é de 24 meses, a partir da data de fabricação. Não use medicamentocomo prazo de validade vencido, pois pode ser prejudicial à sua saúde. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: fraqueza, falta de coordenação, dilatação das pupilas, vômitos, diarréia e desordens gástricas. Não utilizar este produto se estiver sob tratamento a base de dexametasona, antagonistas da serotonina e anticoagulantes orais.O uso do produto está contra- indicado para pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, para crianças, pacientes com lupus eritematoso sistêmico e pacientes com função renal comprometida. Seguir a posologia recomendada. Evitar o uso de altas doses.Emcaso de hipersensibilidade ao produto, descontinuar o uso e informar ao médico. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

ESTE MEDICAMENTO NÃO PODE SER PARTIDO OU MASTIGADO.

INFORMAÇÃO TÉCNICA – Proctocaps


Oextrato padronizado das sementes da castanha da índia (Aesculus hippocastanum, Linné, HIPPOCASTANACEAE) tem como principal componente a escina (uma mistura de saponinas), além da esculina (composto cumarínico) e da proantocianidina A2. A escina, como saponina, tem a capacidade de alteração da permeabilidade da membrana plasmática da célula. Com isso são alteradas as concentrações extracelulares de alguns eletrólitos, o que diminui a retenção de líquidos e, consequentemente, o edema.
A ação antiinflamatória, já comprovada mas não elucidada da escina, parece advir dessa atividade antiedematosa e antiexudativa. A escina inibe a mobilização local das células inflamatórias na fase inicial do processo inflamatório,masnão a capacidade destas de fagocitose. O efeito microcirculatório e sobre o tônus, a vasomotilidade e o componente reológico são devidos a mesma razão: os vasos menores são particularmente sensíveis ao ambiente mesenquimal e humoral que o circundam. As condições de hidratação, de edema e de salinidade repercutem sobre o tônus e sobre a capilaridade microvascular.
O mesmo ocorre com o fluxo linfático o que lhe confere propriedades linfagogas. A ação anestésica ainda não foi elucidada. A absorção da escina após administração oral é parcial e sua distribuição ocorre por todo o corpos em haver acúmulo em determinado órgão. A eliminação ocorre em 2/3 através da bile e 1/3 pela urina.

INDICAÇÕES – Proctocaps

No tratamento da insuficiência crônica venosa, alívio de edemas localizados e processo inflamatório, tratamento de hemorróidas, varizes e flebites.

CONTRA-INDICAÇÕES – Proctocaps


Uso contra- indicado para pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, a escina, esculina e proantocianidina A2. Está também contra-indicado para crianças, pacientes com lupus erite-matoso sistêmico e pacientescomfunção renal comprometida.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS – Proctocaps

Seguir a posologia recomendada. Evite o uso de altas doses. Ocorrendo reação de hipersensibilidade ao produto, a administração do mesmo deve ser suspensa.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS – Proctocaps


Não utilizar o produto se estiver sob tratamento a base de dexametasona ou antagonistas da serotonina, pois estes potencializam a ação das saponinas. A administração concomitante com anticoagulantes orais potencializam a ação destes últimos. Se o paciente estiver sob tratamento com uma droga nefrótica, a terapia com castanha da índia deve ser descontinuada.

REAÇÕES ADVERSAS E ALTERAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS – Proctocaps

Foram descritos casos de pseudolupus em pacientes que utilizaram castanha da índia associado com fenopirazona e glicosídeos cardíacos. Foi descrito umcaso de falência renal no período pós- operatório de cirurgia cardíaca em pacientes sob terapia com escina via intravenosa. O efeito nefrotóxico da escina só é observado quando a função renal já está comprometida. Neste caso, há possibilidade de toxicidade pelo dano ao epitélio tubular. Podem ocorrer desordens gástricas.O produto não deve ser usado antes de exames laboratoriais.

POSOLOGIA – Proctocaps


USO ORAL
Tomar 2 cápsulas ao dia.

SUPERDOSAGEM – Proctocaps

Os sintomas de superdosagem são fraqueza, falta de coordenação, dilatação das pupilas, vômitos, diarréia, paralisia e estupor.Em caso de envenenamento deve- se proceder a lavagem gástrica ou emese e tratamento sintomático.

PACIENTES IDOSOS – Proctocaps


A sensibilidade pode estar alterada pela idade. Recomenda- se o uso sob prescrição médica.

Data de fabricação, data de vencimento e lote Vide cartucho.

SAC 0800 704 9001
KLEY HERTZ S.A. Indústria e Comércio Rua Comendador Azevedo, 224 – Porto Alegre – RS
Farmacêutica Responsável: Paula Carniel Antonio
CRF- RS 4228 – Reg. no M.S. nº 1.0689.0001
C. N. P. J. nº 92.695.691/0001- 03
INDÚSTRIA BRASILEIRA

LABORATÓRIO

KLEY HERTZ S.A – Indústria e Comércio