Princípios ativos: lidocaína, tribenosídeoProcto-glyvenol

Anti- hemorroidal tópico

Formas farmacêuticas e apresentações – PROCTO-GLYVENOL

Supositórios. Caixas com 5 supositórios.Creme para uso retal. Tubos contendo 15 g de creme acompanhados de um aplicador.

USO ADULTO

Composição – PROCTO-GLYVENOL

Cada supositório contém: tribenosídeo 400 mg, lidocaína 40 mg, excipiente (massa para supositório) q.s.p. 1 supositório. A forma creme contém: tribenosídeo 5%, lidocaína 2%, excipiente (ésteres de sorbitol, polietilenoglicol, palmitato de isopropila, parafina líquida, metilparabeno, propilparabeno, sorbitol, ácido esteárico e água deionizada) q.s.p.

Informação ao paciente – PROCTO-GLYVENOL

O produto deve ser protegido do calor excessivo (conservar até 30º C). O prazo de validade está impresso no cartucho. Não utilizar o produto após a data de validade.Informe ao seu médico se estiver grávida, amamentando ou se ocorrer gravidez durante o tratamento.
PROCTO- GLYVENOL é um anti-hemorroidal para uso tópico. Se os sintomas forem intensos, aplicar o creme  uma ou duas vezes ao dia (pela manhã e à noite). Se houver melhora, diminuir a quantidade de creme, aplicando-o uma vez ao dia; 15 g de creme (1 tubo) são suficientes para 10 a 15 aplicações. Para tratamento de hemorróidas internas, o creme pode ser utilizado por meio de um aplicador, que deverá ser adaptado à extremidade do tubo, depois de retirada a tampa (a qual deverá ser recolocada após a utilização). Se a sensação de desconforto persistir ou se ocorrerem manifestações diferentes, é recomendável procurar o médico. Além do tratamento com PROCTO-GLYVENOL, recomenda-se a higiene cuidadosa da região anal, evitar permanecer sentado por períodos prolongados e adotar alimentação que evite o ressecamento das fezes.
PROCTO- GLYVENOL é geralmente bem tolerado. Porém, podem ocorrer raramente reações desagradáveis, tais como sensação de queimação, dor e aumento da motilidade intestinal. Caso ocorra qualquer reação, avise ao seu médico: ele lhe dará a orientação adequada.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Supositório: Antes do início do tratamento, o paciente deve informar ao médico se está tomando qualquer outro medicamento. O paciente não deve utilizar outro medicamento juntamente com  PROCTO- GLYVENOL, sem orientação ou conhecimento do médico.
Contra- indicações: Alergia conhecida aos componentes do medicamento.
Precauções: Os supositórios e o creme não devem ser ingeridos e não devem entrar em contato com os olhos. Se tiver qualquer outra doença, procure o médico antes de usar o produto.
Para utilizar o creme, SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE UM MÉDICO: ELE LHE DARÁ A ORIENTAÇÃO ADEQUADA.
Para utilizar os supositórios, siga corretamente as instruções do seu médico quanto ao uso do produto, não interrompendo ou modificando o tratamento sem antes consultá- lo.
Não use os supositórios sem o conhecimento do seu médico. Pode ser prejudicial a sua saúde (o mesmo também com qualquer outro medicamento de venda sob prescrição médica).

Informação técnica – PROCTO-GLYVENOL

Farmacodinâmica – PROCTO-GLYVENOL

O tribenosídeo reduz a permeabilidade capilar e aumenta a tonicidade vascular. Apresenta também propriedades antiinflamatórias e exerce ação antagonista sobre várias substâncias endógenas que desempenham o papel de mediadoras no desenvolvimento de inflamação e na causa da dor.O cloridrato de lidocaína é um anestésico local que alivia o prurido, as pontadas e a dor causados pelas hemorróidas.

Farmacocinética – PROCTO-GLYVENOL

A biodisponibilidade sistêmica do tribenosídeo administrado na forma de supositórios corresponde a somente 30% da observada após a administração por via oral ou intravenosa. Entre 2% a 20% do tribenosídeo contido no creme são absorvidos através da pele. Os picos de concentração plasmática de 1g/ml (tribenosídeos e metabólitos) foram registrados 2 horas após a administração retal de 1 supositório (400 mg de tribenosídeo).
O tribenosídeo é intensivamente metabolizado no organismo; 20% a 27% da dose administrada por supositório são excretados na urina na forma de metabólitos.
A lidocaína é prontamente absorvida através das membranas mucosas e pouco absorvida através da pele intacta. Sua biodisponibilidade é de aproximadamente 50% após a administração retal. Picos de concentração plasmática de apenas 0,70 g/ml foram registrados 112 minutos após a administração de 1 supositório de 300 mg de cloridrato de lidocaína.
O metabolismo no fígado é rápido e os metabólitos são excretados na urina com menos de 10% de lidocaína inalterada.

Indicações – PROCTO-GLYVENOL

Tratamento local de hemorróidas internas e externas.

Contra-indicações – PROCTO-GLYVENOL

Hipersensibilidade a algum componente de PROCTO- GLYVENOL.

Advertências e precauções – PROCTO-GLYVENOL

PROCTO- GLYVENOL deve ser usado com precaução em pacientes que sofram de doença hepática grave.Não há experiência clínica com PROCTO- GLYVENOL em crianças.

Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas – PROCTO-GLYVENOL

Não são conhecidos.

Gravidez e lactação – PROCTO-GLYVENOL

PROCTO- GLYVENOL não deve ser usado durante os 3 primeiros meses de gravidez.PROCTO- GLYVENOL pode ser utilizado a partir do quarto mês de gravidez e por mães que estejam amamentando, desde que a posologia seja cuidadosamente seguida.

Interações medicamentosas – PROCTO-GLYVENOL

Não foram relatadas até o momento.

Reações adversas – PROCTO-GLYVENOL

Ocasionalmente, PROCTO- GLYVENOL pode causar leve sensação de queimação e erupções locais na pele.

Posologia – PROCTO-GLYVENOL

Deve ser aplicado 1 supositório ou o creme retal, pela manhã e à noite, até que os sintomas agudos tenham desaparecido, após o que a dose pode ser reduzida para uma aplicação ao dia.

Superdosagem – PROCTO-GLYVENOL

Não há experiência de superdosagem com PROCTO- GLYVENOL.
No caso de ingestão acidental o estômago deve ser esvaziado rapidamente e o tratamento deve ser sintomático, com medidas de suporte gerais.

Creme:
“SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.”

Supositórios:
“VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.”

LABORATÓRIO

NOVARTIS