Princípios ativos: cloridrato de lidocaína, tribenosídeo

Procto-Glyvenol®

tribenosídeo + cloridrato de lidocaína

TRATAMENTO LOCAL DAS HEMORRÓIDAS

Formas farmacêuticas, via de administração e apresentações:

Creme para uso retal. Embalagens contendo: bisnagas com 30 g de creme e 10 aplicadores.

PROCTO-GLYVENOL® disponível também na forma farmacêutica supositório.

USO ADULTO

Composição:

O creme contém 5% de tribenosídeo e 2% de cloridrato de lidocaína. Excipientes: cetomacrogol, estearato de sorbitana, álcool cetílico, ácido esteárico, palmitato de isopropila, parafina líquida, metilparabeno, propilparabeno, sorbitol 70% e água purificada.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Leia a bula atentamente antes de começar a usar este medicamento. Se após a leitura você ainda tiver alguma dúvida consulte um médico.

O que é PROCTO-GLYVENOL® e em que casos é indicado? PROCTO-GLYVENOL® é um medicamento tópico para o tratamento das hemorróidas, que atua localmente nos pequenos vasos sangüíneos e nas causas da inflamação, promovendo o alívio imediato da dor. PROCTO-GLYVENOL® é indicado para o alívio dos sintomas desagradáveis de hemorróidas internas e externas e para o auxílio na sua cura.

Quais os cuidados de armazenamento de PROCTO-GLYVENOL®?

O produto deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C).

Qual o prazo de validade de PROCTO-GLYVENOL®?

O prazo de validade está impresso no cartucho. Não utilize o produto após a data de validade.

Eu posso usar PROCTO-GLYVENOL® se eu estiver grávida ou amamentando?

Você pode utilizar PROCTO-GLYVENOL® somente a partir do quarto mês de gravidez e enquanto estiver amamentando, mas não exceda a dose recomendada.

É recomendável que você procure um médico caso ocorra gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término, ou se você estiver amamentando.

Como utilizar PROCTO-GLYVENOL® corretamente?

Quando os sintomas forem agudos: aplique o creme duas vezes ao dia (pela manhã e à noite).

Quando os sintomas diminuírem: aplique o creme uma vez ao dia. Utilizar o creme por meio de um aplicador, que deverá ser adaptado à extremidade do tubo, depois de retirada a tampa (a qual deverá ser recolocada após a utilização).

Em caso de dúvida ou se os sintomas persistirem por mais de uma semana, é recomendável consultar um médico.

Não exceda a dose recomendada. Respeite sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Se você esqueceu de usar PROCTO-GLYVENOL® na hora correta, apenas use-o como de costume no próximo horário que você deveria usar. Não utilize uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.

Quais são os efeitos indesejáveis que PROCTO-GLYVENOL® pode causar?

PROCTO-GLYVENOL® é geralmente bem tolerado. Porém, podem ocorrer raramente reações desagradáveis tais como: sensação de queimação, coceira ou vermelidão onde você aplicou o produto ou em regiões espalhadas além desta área.

Em casos muito raros, PROCTO-GLYVENOL® pode causar reações alérgicas graves (reações anafiláticas) tais como inchaço da face, dos lábios, da língua e/ou da garganta (os quais podem causar dificuldade para engolir), dificuldade para respirar, prurido cutâneo grave ou irregularidades do batimento cardíaco. PROCURE UM MÉDICO IMEDIATAMENTE e PARE de usar o produto se você apresentar qualquer um destes sintomas. Efeitos colaterais possíveis devido à presença de certos excipientes no PROCTO-GLYVENOL® creme:

– O álcool cetílico pode causar reações cutâneas locais (por exemplo, dermatite de contato).

– O metilparabeno e o propilparabeno podem causar reações alérgicas (possivelmente retardadas).

Não utilize PROCTO-GLYVENOL® em crianças sem antes consultar um médico.

Procure um médico se as reações adversas se tornarem muito desagradáveis ou se você apresentar qualquer outra reação não mencionada nesta bula.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS

CRIANÇAS.

Eu posso utilizar PROCTO-GLYVENOL® se eu estiver usando algum outro medicamento?

Não há relatos de interação medicamentosa do uso concomitante de PROCTO-GLYVENOL® com outros medicamentos. Em caso de dúvida, consulte um médico.

Quando PROCTO-GLYVENOL® não deve ser utilizado? Não utilize PROCTO-GLYVENOL® se você apresentar alergia conhecida aos componentes da formulação. Se você sofre de algum problema hepático grave, consulte um médico antes de utilizar PROCTO-GLYVENOL®.

Informe ao seu médico o aparecimento de reações indesejáveis.

Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medciamento.

Quais as outras precauções que devem ser tomadas?

Além do tratamento com PROCTO-GLYVENOL®, recomenda-se a higiene cuidadosa da região anal, evitar permanecer sentado por períodos prolongados e adotar alimentação que evite o ressecamento das fezes. O creme não deve ser ingerido e não deve entrar em contato com os olhos. Uma junção de látex está presente na parte inferior do tubo de PROCTO-GLYVENOL® creme retal. O látex pode causar reações alérgicas graves. Tome cuidado especial ao manusear o tubo se você é alérgico ao látex.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS

SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA. INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Propriedades farmacodinâmicas

O tribenosídeo reduz a permeabilidade capilar e aumenta a tonicidade vascular. Apresenta também propriedades antiinflamatórias e exerce ação antagonista sobre várias substâncias endógenas que desempenham o papel de mediadoras no desenvolvimento de inflamação e na causa da dor. A lidocaína é um anestésico local que alivia o prurido, as pontadas e a dor causados pelas hemorróidas.

Propriedades farmacocinéticas

A biodisponibilidade sistêmica do tribenosídeo administrado na forma de supositórios corresponde a somente 30% da observada após a administração por via oral ou intravenosa. Entre 2-20% do tribenosídeo contido no creme são absorvidos através da pele. Os picos de concentração plasmática de 1 mcg/mL (tribenosídeo e metabólitos) foram registrados 2 horas após a administração retal de 1 supositório (400 mg de tribenosídeo). O tribenosídeo é intensivamente metabolizado no organismo; 20-27% da dose administrada por supositório são excretados na urina na forma de metabólitos.

A lidocaína é prontamente absorvida através das membranas mucosas e pouco absorvida através da pele intacta. Sua biodisponibilidade é de aproximadamente 50% após a administração retal. Picos de concentração plasmática de apenas 0,70 mcg/mL foram registrados 112 minutos após a administração de 1 supositório de 40 mg da mesma forma que 300 mg de lidocaína.

O metabolismo no fígado é rápido e os metabólitos são excretados na urina com menos de 10% de lidocaína inalterada.

Dados de segurança pré-clínicos Toxicidade

tribenosídeo: estudos de toxicidade aguda e de dose repetida com tribenosídeo mostraram que o produto é praticamente não tóxico por administração oral. Dados farmacocinéticos demonstraram clearance metabólico rápido e completo após a absorção. A aplicação retal produz concentrações locais eficazes com exposição sistêmica mínima e, portanto, não deve produzir um perfil toxicológico diferente do tribenosídeo oral. lidocaína: estudos de toxicidade aguda com lidocaína mostraram toxicidade mais baixa após aplicação oral comparado com aplicação intravenosa, por causa do efeito de primeira passagem. A aplicação retal resultou em níveis plasmáticos intermediários entre a administração oral e intravenosa. Não há nenhum dado não-clínico de toxicidade de dose repetida para lidocaína.

Toxicidade reprodutiva:

tribenosídeo: nenhum estudo de toxicidade de reprodução está disponível. Dados limitados de genotoxicidade não indicam um potencial mutagênico para o tribenosídeo.

lidocaína: a evidência limitada sugere que a lidocaína não afeta adversamente a reprodução e não é teratogênica ou genotóxica.

Indicações

Tratamento local de hemorróidas internas e externas.

Contra-indicações

Hipersensibilidade a qualquer componente da formulação. Advertências

PROCTO-GLYVENOL® deve ser usado com precaução em pacientes que sofram de doença hepática grave.

Não há experiência clínica com PROCTO-GLYVENOL® em crianças. Uma junção de látex está presente na parte inferior do tubo de PROCTO-GLYVENOL® creme retal. O látex pode causar reações alérgicas graves. Tome cuidado especial ao manusear o tubo se você é alérgico ao látex.

Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas

Não são conhecidos.

Gravidez e lactação

PROCTO-GLYVENOL® não deve ser usado durante os 3 primeiros meses de gravidez.

PROCTO-GLYVENOL® pode ser utilizado a partir do quarto mês de gravidez e por mães que estejam amamentando, desde que a posologia seja cuidadosamente seguida.

Interações medicamentosas

Não foram relatadas até o momento.

Reações adversas

Ocasionalmente, PROCTO-GLYVENOL® pode causar leve sensação de queimação, coceira ou vermelidão onde o produto foi aplicado ou em regiões espalhadas.

Em casos muito raros, PROCTO-GLYVENOL® pode causar reações alérgicas graves (reações anafiláticas) tais como inchaço da face, dos lábios, da língua e/ou da garganta (os quais podem causar dificuldade para engolir), dificuldade para respirar, prurido cutâneo grave ou irregularidades do batimento cardíaco. PROCURAR UM MÉDICO IMEDIATAMENTE e SUSPENDER o uso do produto caso esses sintomas se manifestem Efeitos colaterais possíveis devido à presença de certos excipientes no PROCTO-GLYVENOL® creme:

– O álcool cetílico pode causar reações cutâneas locais (por exemplo, dermatite de contato).

– O metilparabeno e o propilparabeno podem causar reações alérgicas (possivelmente retardadas).

Posologia

Deve ser aplicado o creme retal, pela manhã e à noite, até que os sintomas agudos tenham desaparecido, após o que a dose pode ser reduzida para uma aplicação ao dia.

Superdose

Não há experiência de superdose com PROCTO-GLYVENOL®.

No caso de ingestão acidental o estômago deve ser esvaziado rapidamente e o tratamento deve ser sintomático, com medidas de suporte gerais.

Pacientes idosos

PROCTO-GLYVENOL® pode ser utilizado por pacientes idosos, desde que verificadas as contra-indicações e advertências descritas acima.

Reg MS – 1.0068.0070

Farm. Resp.: Marco A. J. Siqueira – CRF-SP 23.873

Lote, data de fabricação e de validade: vide cartucho

Fabricado por: Novartis Consumer Health SA – Nyon, Vaud – Suíça.

Importado e distribuído por: Novartis Biociências S.A.

Av. Ibirama, 518 – Complexos 441/3

Taboão da Serra – SP

CNPJ 56.994.502/0098-62

Indústria Brasileira

®= Marca registrada de Novartis AG, Basiléia, Suíça c-

SIC

SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CLIENTE

0800 775 8181

sic.olc@novarlis.com