Princípio ativo: suprofenProcofen
Princípio ativo Suprofen.

Indicações de Procofen

Inibição da miose intra-operatória.

Efeitos Colaterais de Procofen

Oculares: as reações adversas mais freqüentemente relatadas são queimação e ardência de curta duração. Foram relatados casos de desconforto, prurido e vermelhidão, alergia, irite, dor, quemose, fotofobia, irritação e coloração ponteada epitelial. Sistêmicas: reações sistêmicas relacionadas à terapêutica não foram relatadas em estudos clínicos. Sabe-se que alguma absorção sistêmica ocorre com drogas administradas por via ocular, e que drogas antiinflamatórias não esteróides têm demonstrado aumentar o tempo de sangramento pela interferência com agregação plaquetária. Recomenda-se que Procofen Solução Oftálmica seja usado com cautela em pacientes com tendência a sangramento ou que estejam em tratamento com anticoagulantes. – Superdosagem: uma superdose geralmente não causará problemas agudos. Se ocorrer ingestão acidental, tomar líquidos.

Como Usar (Posologia)

No dia da cirurgia, instilar 2 gotas no saco conjuntival a 3, 2 a 1 hora antes da cirurgia. Duas gotas podem ser instiladas no saco conjuntival a cada 4 horas, enquanto acordado, na véspera da cirurgia.

Contra-Indicações de Procofen

Ceratite epitelial por herpes simples (ceratite dendrítica) e indivíduos hipersensíveis aos componentes da fórmula. – Advertências: existe o potencial de sensibilidade cruzada para ácido acetilsalicílico e outras drogas antiinflamatórias não esteróides. Deve-se, portanto, ter cautela no tratamento de pacientes que tenham história de sensibilidade a estas drogas. Com drogas antiinflamatórias não esteróides, existe o potencial de aumento do tempo de sangramento devido à interferência com agregação plaquetária. Há relatos de que drogas antiinflamatórias não esteróides administradas por via ocular podem causar maior tendência de sangramento de tecidos oculares durante a cirurgia.

Precauções

Gerais: o uso de suprofen oral tem sido associado à síndrome de dor lombar aguda, de ocorrência rara, e insuficiência renal geralmente reversível, a qual pode se apresentar como uma nefropatia úrica aguda. Se Procofen 1% Solução Oftálmica for administrado a um olho na posologia de 2 gotas (1 mg de suprofen) 5 vezes na véspera de cirurgia e 3 vezes no dia da cirurgia a dose administrada total nos 2 dias seria cerca de 25 vezes menor que uma dose oral única de 200 mg. Oculares: pacientes com história de ceratite por herpes simples devem ser rigorosamente observados. Procofen Solução Oftálmica é contra-indicado em pacientes com ceratite por herpes simples ativa. Deve ser considerada a possibilidade de aumento do sangramento ocular durante a cirurgia associada com drogas antiinflamatórias não esteróides. Pelos testes de mutagenicidade realizados, suprofen não apresenta potencial mutagênico. Uso durante a gravidez: como não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas, esta droga deve ser usada durante a gravidez somente se o benefício potencial justificar o risco potencial ao feto. Devido ao efeito conhecido de drogas antiinflamatórias não esteróides sobre o sistema cardiovascular do feto, o uso na gravidez deve ser evitado. Uso na lactação: como pode ocorrer absorção sistêmica após administração ocular tópica, deve-se considerar a decisão de interromper a amamentação durante o tratamento com Procofen Solução Oftálmica uma vez que a segurança de suprofen em recém-nascidos não foi estabelecida. Uso pediátrico: a segurança e eficácia do uso em crianças não foram estabelecidas. – Interações medicamentosas: estudos clínicos com cloreto de acetilcolina não revelaram interferência, não se conhecendo o fundamento farmacológico para tal interação. Entretanto, com outros produtos antiinflamatórios não esteróides de uso tópico, há relatos de que o cloreto de acetilcolina e carbacil não são eficazes quando usados em pacientes tratados com estes agentes. Interação de Procofen Solução Oftálmica com outros medicamentos oftálmicos de uso tópico não tem sido investigada.

Apresentação

Frascos plásticos conta-gotas contendo 2,5 ml.

Composição

Cada ml contém suprofen 10 mg; veículo q.s.p. 1ml.

Laboratório

Alcon Labs. do Brasil Ltda.