Princípio ativo: acetato de noretisteronaPrimolut-nor

Laboratório

Bayer

Apresentação de Primolut-nor

Primolut-nor: fr. c/ 30 compr. de 10 mg de acetato de noretisterona.

Primolut-nor – Indicações

Primolut-nor (acetato de noretisterona) está indicado para o tratamento de hemorragias disfuncionais; profilaxia de recidivas após hemorragias disfuncionais; síndrome pré-menstrual, mastopatia crônica cística; adiamento ou adiantamento da menstruação em caso de ciclo normal; amenorréia primária e secundária de longa duração.

Contra-indicações de Primolut-nor

Primolut-nor (acetato de noretisterona) está contra-indicado na presença das seguintes condições: gravidez; distúrbios graves da função hepática; tumores hepáticos atuais ou já tratados; icterícia, prurido ou herpes gestacional durante gestação anterior; síndromes de Dubin-Johnson e de Rotor; processos tromboembólicos; hipersensibilidade aos componentes do medicamento.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Primolut-nor

Doses muito elevadas (usadas em determinadas mastopatias) poderão em raros casos levar a modificações hepáticas colestáticas. Em raros casos pode ocorrer náusea.

Primolut-nor – Posologia

Hemorragias disfuncionais. 10 mg de Primolut-nor ao dia durante 10 dias. Esta medicação cessa a hemorragia uterina de causa orgânica durante um período de 24-48 horas; 2-4 dias após a ingestão do último comprimido surge uma hemorragia posterior, que em intensidade e duração corresponde a uma menstruação normal. Profilaxia de recidivas após hemorragias disfuncionais. 10 mg de Primolut-nor do 19º ao 26º dia do ciclo, provoca uma hemorragia na data normal. Síndrome pré-menstrual, mastopatia crônica cística. 5-10 mg de Primolut-nor do 19º ao 26º dia do ciclo. Adiamento da menstruação em caso de ciclo normal. 10 mg de Primolut-nor ao dia, iniciando o tratamento 3 dias antes da data prevista para a menstruação. A hemorragia menstrual surge 2-3 dias após a suspensão da medicação. Adiantamento da menstruação em caso de ciclo normal. 10 mg de Primolut-nor ao dia durante 10 dias a partir do 5º dia do ciclo menstrual; a hemorragia surge no 17º dia ou 18º dia do ciclo. Amenorréia primária e secundária de longa duração. Após o tratamento prévio com hormônio folicular, administrar do 19º ao 26º dia do ciclo artificial 10 mg de Primolut-nor, ao dia.

Primolut-nor – Informações

A completa transformação do endométrio em mulheres ovariectomizadas, adequadamente estimuladas pela administração de estrogênio, pode ser alcançada após administração de 30 – 60 mg de acetato de noretisterona, por um período de 10 dias. noretisterona já era conhecida e verificada na prática clínica, a recente descoberta das suas características metabólicas não modifica as recomendações de uso existentes. Esta dose é suficiente para que o endométrio se apresente como no final da fase luteínica. O sangramento do tipo menstruação inicia-se invariavelmente 2 a 4 dias, após a interrupção do tratamento. O acetato de noretisterona, como todos os hormônios sexuais, apresenta um efeito inibitório sobre a secreção das gonadotropinas no lóbulo anterior da hipófise. A administração diária de 5 mg de acetato de noretisterona a partir do 5º dia do ciclo menstrual, pode inibir a ovulação. Como a progesterona, o acetato de noretisterona aumenta a temperatura corporal basal. A administração diária de 5 mg de acetato de noretisterona, aumenta a temperatura corporal basal em aproximadamente 0,5 °C. Além do efeito modificador, o acetato de noretisterona também apresenta efeito hemostático adstringente. Sua influência local sobre o endométrio promove a interrupção da hemorragia disfuncional.