Princípio ativo: cefalexina

Antibióticos – Receituário simples em duas vias

Primacef

Laboratório

Bergamo

Referência

Cefalexina Compr 500 e Susp 250

Apresentação de Primacef

500 mg – emb. c/ 10, 40 e 500 compr. rev. 1g – emb. c/ 8, 40 e 500 compr. rev. 250 mg/5 ml – emb. c/ 1 e 50 fr. c/ 15 g de pó – após reconstituição 60 ml e emb. c/ 1 e 50 fr. c/ 25 g de pó – após reconstituição 100 ml.

Contra-indicações de Primacef

Primacef (cefalexina) é contra-indicada em pacientes com história de reações de hipersensibilidade a penicilinas e a outros antibióticos beta-lactâmicos e as cefalosporinas.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Primacef

Interferências em exames laboratorias: Testes de Coombs diretos positivos foram relatados durante o tratamento com antibióticos cefalosporínicos, em estudfos hematológicos, nas provas de compatibilidade sangüinea para transfusão, quando realizados testes minor de antiglobulina, ou nos testes de coombs nos recém-nascidos, cujas mães receberam antibióticos cefalosporínicos antes do parto, deverá ser lembrado que um resultado positivo poderá ser atribuído à droga. Poderá ocorrer uma reação falso-positiva para glicose na urina com as soluções de Benedict e Fehling e também com os comprimidos Clinitest

Primacef – Posologia

Primacef é administrado por via oral Adultos: As doses para adultos variam de 1 a 4 g diários, em dose fracionadas. A dose usual é de 250 mg a cada 6 horas. Para faringites estreptocócicas, infecções da pele e estruturas da pele e cistites não complicadas em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500 mg pode ser administrada a cada 12 horas. O tratamento de cistites deve ser de 7 a 14 dias. Para infecções mais graves ou aquelas causadas por microrganismos menos sensíveis poderão ser necessárias doses mais elevadas. Se doses diárias acima de 4 g forem necessárias, deve-se considerar o uso de uma cefalosporina parenteral, em doses adequadas. Crianças: AGITE BEM O FRASCO ANTES DE USAR A SUSPENSÃO. A dose diária é de 25 a 50 mg/kg de peso corpóreo em doses fracionadas. Para faringites estreptocócicas em pacientes com mais de um ano de idade, infecções do trato urinário leves e não complicadas e infecções da pele e estrutura da pele, a dose diária total poderá ser fracionada e administradas a cada 12 horas.