Princípio ativo: ácido fólico
pratifolin
ácido fólico
LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE USAR O MEDICAMENTO
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES
Comprimido revestido de 5 mg: embalagem com 20, 30, 400 e 1000 comprimidos revestidos.
USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO
FÓRMULA
Cada comprimido revestido contém:
ácido fólico………….5mg
excipiente q.s.p…….1comprimido revestido
Excipientes: lactose monoidratada, povidona K-30, crospovidona, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, dióxido de silício, copolímero de polivinil álcool-polietilenoglicol, macrogol 6000, corante marrom laca alumínio e talco.
INFORMAÇÕES AO PACIENTEI
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?!
O pratifolin apresenta como princípio ativo o ácido fólico que atua como suplemento nutricional antianêmico e preventivo de malformações fetais do tubo neural.
POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?^
O pratifolin é indicado em casos de carência de ácido fólico e como método de prevenção de falhas no fechamento do tubo neural.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? ■
Este medicamento é contra-indicado para pacientes com histórico de hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.
Na presença de anemia perniciosa o risco/benefício deve ser avaliado, pois o ácido fólico corrige as anomalias sanguíneas, porém os problemas neurológicos progridem de forma irreversível. Pacientes que apresentam toxoplasmose e estejam fazendo uso de pirimetamina devem evitar o uso de pratifolin.
O pratifolin não deve ser administrado concomitantemente a analgésicos, metotrexato, pirimetamina, triantereno, sulfonamidas e trimetoprima, estrogênios, corticóides e anticonvulsivantes do grupo hidantoína. "Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis".
"Informe ao médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento". "Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe
seu médico se está amamentando".
"Não use medicamento sem o conhecimento do seu
médico. Pode ser perigoso para a sua saúde".
"Este medicamento pode ser utilizado durante a
gravidez desde que sob prescrição médica ou do
cirurgião-dentista".
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?^^^H
O pratifolin comprimido revestido é circular, tem
coloração marrom e não é sulcado.
Administrar 1 comprimido revestido de pratifolin ao dia,
até normalização do quadro hematológico.
"Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre
os horários, as doses e a duração do tratamento".
"Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do
seu médico".
"Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento".
"Este medicamento não pode ser partido ou mastigado".
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE
O pratifolin geralmente é bem tolerado, raras vezes ocorre toxicidade quando os rins estão funcionando normalmente.
Não foram descritos outros efeitos colaterais além de quadros que sugerem reação alérgica; tais como: febre e erupção cutânea.
O uso de doses muito elevadas de ácido fólico diariamente por pacientes com anemia perniciosa pode ocasionar alterações neurológicas. Altas doses deste medicamento provocam coloração amarelada na urina, que não necessita atenção médica.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE
QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ
Caso ocorra ingestão de doses maiores que 15 mg por dia, faz-se necessário a suspensão do uso deste medicamento e a adoção de medidas gerais de suporte.
ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICA-
Este medicamento deve ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C), em lugar seco, fresco e ao abrigo da luz. Nestas condições o prazo de validade é de 18 meses a contar da data de fabricação.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS
DE SAÚDE ^^^^^^^^^^^^^^^^^H
CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS ^^^M
O ácido fólico também conhecido como folacina, é uma vitamina do complexo B utilizada com sucesso no
tratamento de anemias megaloblásticas e na prevenção de malformações do tubo neural nos fetos. A importância atual que se tem dado ao ácido fólico é tal que, desde janeiro de 1998, o governo americano obriga a indústria alimentícia dos Estados Unidos a enriquecer os seus produtos básicos com esta vitamina, na tentativa de elevar a ingestão diária individual para no mínimo 400 mcg. Os conjugados fólicos são rapidamente absorvidos pela mucosa do duodeno e do jejuno. A vitamina é encontrada no sangue 15 minutos após sua ingestão, uma vez absorvido, o ácido fólico se transforma rapidamente na sua principal forma ativa, o ácido tetrahidrofólico, o qual é essencial para a eritropoiese normal e para a síntese de nucleoproteínas na multiplicação celular de todos os tecidos, já que o mesmo é indispensável à síntese do DNA.
A união do ácido fólico às proteínas é extensa, armazena-se em grande proporção no fígado, onde é metabolizado e sua eliminação é basicamente por via renal.
O pratifolin é indicado para estados carenciais de ácido fólico e como preventivo de falhas do fechamento do tubo neural. Não deve ser administrado até que seja certificado de que o quadro não é de anemia perniciosa. Em caso de deficiência de ácido fólico pode originar caso de anemia megaloblástica e glossite. Alguns casos como: anemia hemolítica; hemodiálise crônica; lactentes de baixo peso ao nascer ou com mães portadoras de deficiência de ácido fólico; síndromes de má absorção, associadas com doenças do trato hepatobiliar ou do intestino grosso, podem apresentar maior necessidade de receber ácido fólico.
O pratifolin é contra-indicado para pacientes com antecedentes de hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula. A relação risco/benefício deve ser avaliada na presença de anemia perniciosa, pois o ácido fólico corrige as anomalias hematológicas, porém os problemas neurológicos progridem de forma irreversível.
MODO DE USAR E CONSERVAÇÃO DEPOIS DE
ABERTO
Administrar o medicamento com um pouco de água. Depois de aberto o medicamento deve ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C), em lugar seco, fresco e ao abrigo da
luz.
Administrar 1 comprimido revestido de 5 mg por dia, até que o quadro hematológico seja normalizado. Observação: Na prevenção de malformações do tubo neural, a dose mínima recomendada é de 400 mcg por dia.
ADVERTÊNCIAS
O tratamento com ácido fólico deve ser evitado em pacientes com toxoplasmose, desde que esteja utilizando pirimetamina.
"Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista".
USO EM IDOSOS, CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO
Idosos: o uso em pacientes idosos acima de 60 anos de idade requer prescrição e acompanhamento médico.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
A necessidade de ácido fólico é aumentada quando se faz uso de: corticóides, analgésicos (por longo prazo), anticonvulsivantes do grupo hidantoína e estrogênios. Podem se ter resultados falsos de deficiência de ácido fólico quando o mesmo for utilizado concomitantemente a antibióticos, pois este segundo pode interferir no método de quantificação de ácido fólico. As sulfonamidas inibem a absorção de folato, sendo que as necessidades de ácido fólico podem aumentar nos pacientes que recebem sulfassalazina. Metotrexato, pirimetamina, triantereno e trimetoprima atuam como antagonistas do folato, por inibição da hidrofolato redutase, assim nos pacientes aos quais estes medicamentos são administrados, folinato cálcico ao invés de ácido fólico.
REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS
Raras vezes ocorre toxicidade com função renal normal. Não foram descritos outros efeitos colaterais além de quadro sugestivo de reação alérgica (febre e erupção cutânea). Com altas doses, ocorre coloração amarelada na urina, o que não requer atenção médica.
SUPERDOSE
Doses diárias muito elevadas de ácido fólico podem ocasionar alterações neurológicas em pacientes com anemia perniciosa, apesar de não serem conhecidos sinais e sintomas de toxicidade aguda e crônica.
ARMAZENAGEM
Este medicamento deve ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C), em lugar seco, fresco e ao abrigo da luz. Nestas condições o prazo de validade é de 18 meses a contar da data de fabricação.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Reg. no M.S. 1.2568.0204
Farmacêutico Responsável: Dr. Luiz Donaduzzi CRF-PR 5842
PRATT, DONADUZZI & CIA LTDA
Centro de Atendimento ao Consumidor
Rua Mitsugoro Tanaka, 145
0800 709 9333 / (45) 2103-1166
Centro Industrial Nllton Arruda Toledo – PR /fTT
CNPJ 73.856.593/0001-66 VS^/
INDÚSTRIA BRASILEIRA_
8062 402457-R0 – Bula 160×200 – Data Rev. 24/04/2009